
Relatório da administração
Exercício social de 2008


9. RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Em 2008, a CTEEP deu continuidade para a evolução do conceito de RSE em seu dia-a-dia, fortalecendo as diretrizes para uma atuação mais estratégica, com projetos e ações sustentáveis e de longo prazo, e conservando sua equiparação com modelos referenciais como os Indicadores Ethos e o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bovespa.Apoiada nos compromissos assumidos com seus grupos de interesse, a Empresa fortaleceu sua atuação a partir de uma gestão sustentável, pautada em pilares estruturados e alinhados às estratégias corporativas. A seguir, estão apresentadas, por grupos de interesse, as principais ações e programas estruturados pela Empresa em 2008 e que reforçam o modelo de RSE adotado.
9.1. Clientes
Um dos focos de atuação da CTEEP é construir relações sustentáveis com
seus clientes e, dessa forma, prestar serviços com qualidade a custos
competitivos. Para isso, a Empresa criou o Programa Clientes CTEEP que,
em 2008, orientou suas ações segundo os resultados obtidos na pesquisa
de satisfação de clientes, focando no fortalecimento da comunicação,
para o qual foi estruturado um plano de melhoria que foi desenvolvido
ao longo do ano.
9.2. Fornecedores
Para construir relações de transparência e confiança com seus
fornecedores, a CTEEP mantém o Programa Fornecedores CTEEP, que visa
ao desenvolvimento e à gestão por um processo contínuo de
comunicação. Em 2008, a Companhia avançou na avaliação com questões
que contemplam a Responsabilidade Social, buscando consistência
na adoção destes critérios em toda a cadeia de valor da companhia.
9.3. Acionistas
Em 2008, foram promovidas duas Reuniões APIMEC (Associação dos
Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais).
Paralelamente, a Companhia deu continuidade aos Informes
de Resultados Financeiros e Boletins Corporativos, disponibilidade
da informação na página web, Nível 1 de Governança Corporativa
na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) e aplicação dos indicadores
de performance do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial).
9.4. Estado
Além de cumprir com suas obrigações legais, a CTEEP participou
ativamente em comissões e entidades de classe que defendem e
promovem os interesses do setor (Abrate, ABCE, Siesp, entre outros),
assim como em parcerias para ações e iniciativas sociais governamentais
(Campanha de Agasalho).
9.5. Sociedade
Contribuir para o desenvolvimento sustentável e para o bem-estar social
é uma das diretrizes que guiam o relacionamento da CTEEP com
a sociedade. Com base nesse princípio, a Empresa manteve-se focada
na estruturação de projetos sustentáveis que transmitem sua identidade
corporativa nas áreas de Educação, Cultura, Desenvolvimento
Sustentável, Meio Ambiente e Solidariedade.
Meio Ambiente
Para continuar crescendo e expandindo suas operações, sem se desviar
do princípio de minimizar o impacto ambiental nas áreas onde está
instalada, a CTEEP desenvolveu e implementou em 2008 uma série
de medidas com o objetivo de ampliar e reafirmar seu compromisso com
a sustentabilidade ambiental de suas atividades. Entre elas, destacam-se:
- Certificação de 38 subestações e manutenção de 20 subestações pela norma ISO 14001;
- Adoção de indicadores ambientais para acompanhamento do sistema de gestão;
- Desenvolvimento de indicadores ambientais de acordo com a norma ISO 14031;
- Início de estudo de compensação de emissão de CO2 por veículos de sua frota própria;
- Participação, pela segunda vez, no questionário do Global Greenhouse Gás Register (GHG), sobre a emissão de gases do efeito estufa;
- Elaboração de mais de treze trabalhos de estudos e pesquisas para viabilizar os serviços de manutenção, reparo e construção de sua rede de transmissão;
- Plantio e reflorestamento de mais de 290 hectares e 4.285 mudas nativas em diversas áreas como parques, institutos florestais e bairros.
9.6. Colaboradores
O relacionamento da CTEEP com seus colaboradores é pautado pelo
interesse da Empresa em contribuir para o desenvolvimento integral de seus
profissionais, valorizando sua contribuição para o crescimento do negócio.
A partir desse posicionamento, o foco das ações promovidas durante o ano
de 2008 foi preparar a equipe para os desafios da Companhia, fortalecendo
as competências e habilidades dos colaboradores.
Educação Corporativa
Por meio do Programa de Educação Corporativa, a CTEEP oferece ao
seus colaboradores ações de treinamento e capacitação para promover
o desenvolvimento das competências requeridas pelas estratégias
do negócio e, dessa forma, qualificar os talentos existentes na Empresa.
Em 2008, os treinamentos ficaram concentrados principalmente
na integração dos colaboradores ao SAP – com a realização de 62
turmas e 3.848 participações, totalizando 16.744 horas/aulas – e na
capacitação de técnicos e assistentes de subestação que passaram a
integrar o novo modelo de trabalho nas áreas de Operação e
Manutenção, com a participação de 310 pessoas, em 26 turmas,
distribuídas em cinco módulos de aulas teóricas e atividades práticas.
Ao todo, foram promovidas 785 turmas, que totalizaram 107.580
horas/aulas, 9.223 participações e uma média de 83 horas anuais de
treinamento por colaborador. (Vale mencionar o programa de formação
das lideranças para níveis gerencial e coordenação).
Diversidade
Com a criação do Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência,
a CTEEP reiterou seu compromisso para a construção de uma cultura
de respeito às diferenças, promovendo a diversidade e garantindo
a igualdade de oportunidades independente de credo, raça, condição
social ou física. Em 2008, foi concebida a estrutura do programa,
o que envolveu o mapeamento dos cargos, identificação dos postos
de trabalho, mapeamento de acessibilidade, sensibilização e capacitação
das equipes de RH envolvidas.
Programa de Estágio
Em 2008, 36 jovens participaram do Programa de Estágio da CTEEP
e dedicaram-se ao desenvolvimento de um projeto individual, que
teve como objetivo trazer conhecimento para a Empresa ou contribuir
para a melhoria de uma prática já existente.