Relatório da administração

Exercício social de 2008

7. GOVERNANÇA CORPORATIVA
Desde sua constituição a CTEEP vem aperfeiçoando seus processos de gestão e os sistemas de controle adotados. A Companhia foi a primeira empresa de energia elétrica no Estado de São Paulo a aderir ao Nível 1 de Governança Corporativa da Bovespa, em setembro de 2002. Com a adesão, a Companhia, que tem suas ações preferenciais incluídas no Ibovespa, passou também a compor o Índice de Governança Corporativa (IGC), carteira teórica composta por ações de empresas que apresentam elevados padrões de relacionamento com todos os seus acionistas e demais stakeholders.

7.1. Conselho de Administração
O Conselho de Administração é o fórum central de decisão e definição da orientação geral dos negócios da Companhia, com foco na criação de valor para os acionistas. É constituído por 10 membros, entre os quais 3 independentes e um representante dos empregados.

7.1.1 Comitês Especializados
No modelo de governança adotado pela CTEEP, que prioriza a eficiência administrativa e a profissionalização de seus gestores, os comitês têm papel fundamental de interagir com a Diretoria, preparando antecipadamente os temas a serem debatidos e aprovados pelo Conselho de Administração. Dessa forma, em 2008, a CTEEP criou dois comitês:

  • Comitê de Auditoria
    O Comitê de Auditoria é formado por cinco membros, com participação do auditor corporativo do Grupo ISA, do presidente da CTEEP (como convidado permanente) e do auditor interno da CTEEP (como secretário técnico). As reuniões são realizadas, no mínimo, três vezes ao ano. Suas principais atribuições são: fortalecer o Sistema de Controle Interno, a Gestão de Riscos e as práticas de Governança Corporativa da Companhia; aumentar a efetividade da função de Auditoria Interna e avaliar o seu desempenho; aprovar o Plano Anual de Auditoria Interna e supervisionar o seu cumprimento; avaliar o desempenho da Auditoria Interna e dos Auditores Independentes.
  • Comitê de Remuneração
    Composto por três membros e responsável por acompanhar, analisar e propor ao Conselho de Administração temas relacionados à remuneração dos diretores e conselheiros; indicação de membros para a Diretoria; cargos e salários; política salarial; remuneração variável; participação em lucros e resultados (PLR); e acordo coletivo de trabalho.

7.2. Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal da CTEEP tem caráter permanente e é formado por cinco conselheiros efetivos e cinco suplentes, com participação de representantes dos acionistas minoritários. O órgão é responsável por fiscalizar, por qualquer de seus membros, os atos dos administradores e verificar o cumprimento de seus deveres legais e estatutários, dentre outras responsabilidades.