Relatório da administração

Exercício social de 2008

9. RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Em 2008, a CTEEP deu continuidade para a evolução do conceito de RSE em seu dia-a-dia, fortalecendo as diretrizes para uma atuação mais estratégica, com projetos e ações sustentáveis e de longo prazo, e conservando sua equiparação com modelos referenciais como os Indicadores Ethos e o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bovespa.
Apoiada nos compromissos assumidos com seus grupos de interesse, a Empresa fortaleceu sua atuação a partir de uma gestão sustentável, pautada em pilares estruturados e alinhados às estratégias corporativas. A seguir, estão apresentadas, por grupos de interesse, as principais ações e programas estruturados pela Empresa em 2008 e que reforçam o modelo de RSE adotado.

9.1. Clientes
Um dos focos de atuação da CTEEP é construir relações sustentáveis com seus clientes e, dessa forma, prestar serviços com qualidade a custos competitivos. Para isso, a Empresa criou o Programa Clientes CTEEP que, em 2008, orientou suas ações segundo os resultados obtidos na pesquisa de satisfação de clientes, focando no fortalecimento da comunicação, para o qual foi estruturado um plano de melhoria que foi desenvolvido ao longo do ano.

9.2. Fornecedores
Para construir relações de transparência e confiança com seus fornecedores, a CTEEP mantém o Programa Fornecedores CTEEP, que visa ao desenvolvimento e à gestão por um processo contínuo de comunicação. Em 2008, a Companhia avançou na avaliação com questões que contemplam a Responsabilidade Social, buscando consistência na adoção destes critérios em toda a cadeia de valor da companhia.

9.3. Acionistas
Em 2008, foram promovidas duas Reuniões APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais). Paralelamente, a Companhia deu continuidade aos Informes de Resultados Financeiros e Boletins Corporativos, disponibilidade da informação na página web, Nível 1 de Governança Corporativa na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) e aplicação dos indicadores de performance do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial).

9.4. Estado
Além de cumprir com suas obrigações legais, a CTEEP participou ativamente em comissões e entidades de classe que defendem e promovem os interesses do setor (Abrate, ABCE, Siesp, entre outros), assim como em parcerias para ações e iniciativas sociais governamentais (Campanha de Agasalho).

9.5. Sociedade
Contribuir para o desenvolvimento sustentável e para o bem-estar social é uma das diretrizes que guiam o relacionamento da CTEEP com a sociedade. Com base nesse princípio, a Empresa manteve-se focada na estruturação de projetos sustentáveis que transmitem sua identidade corporativa nas áreas de Educação, Cultura, Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente e Solidariedade.

Meio Ambiente
Para continuar crescendo e expandindo suas operações, sem se desviar do princípio de minimizar o impacto ambiental nas áreas onde está instalada, a CTEEP desenvolveu e implementou em 2008 uma série de medidas com o objetivo de ampliar e reafirmar seu compromisso com a sustentabilidade ambiental de suas atividades. Entre elas, destacam-se:

  • Certificação de 38 subestações e manutenção de 20 subestações pela norma ISO 14001;
  • Adoção de indicadores ambientais para acompanhamento do sistema de gestão;
  • Desenvolvimento de indicadores ambientais de acordo com a norma ISO 14031;
  • Início de estudo de compensação de emissão de CO2 por veículos de sua frota própria;
  • Participação, pela segunda vez, no questionário do Global Greenhouse Gás Register (GHG), sobre a emissão de gases do efeito estufa;
  • Elaboração de mais de treze trabalhos de estudos e pesquisas para viabilizar os serviços de manutenção, reparo e construção de sua rede de transmissão;
  • Plantio e reflorestamento de mais de 290 hectares e 4.285 mudas nativas em diversas áreas como parques, institutos florestais e bairros.

9.6. Colaboradores
O relacionamento da CTEEP com seus colaboradores é pautado pelo interesse da Empresa em contribuir para o desenvolvimento integral de seus profissionais, valorizando sua contribuição para o crescimento do negócio. A partir desse posicionamento, o foco das ações promovidas durante o ano de 2008 foi preparar a equipe para os desafios da Companhia, fortalecendo as competências e habilidades dos colaboradores.

Educação Corporativa
Por meio do Programa de Educação Corporativa, a CTEEP oferece ao seus colaboradores ações de treinamento e capacitação para promover o desenvolvimento das competências requeridas pelas estratégias do negócio e, dessa forma, qualificar os talentos existentes na Empresa. Em 2008, os treinamentos ficaram concentrados principalmente na integração dos colaboradores ao SAP – com a realização de 62 turmas e 3.848 participações, totalizando 16.744 horas/aulas – e na capacitação de técnicos e assistentes de subestação que passaram a integrar o novo modelo de trabalho nas áreas de Operação e Manutenção, com a participação de 310 pessoas, em 26 turmas, distribuídas em cinco módulos de aulas teóricas e atividades práticas. Ao todo, foram promovidas 785 turmas, que totalizaram 107.580 horas/aulas, 9.223 participações e uma média de 83 horas anuais de treinamento por colaborador. (Vale mencionar o programa de formação das lideranças para níveis gerencial e coordenação).

Diversidade Com a criação do Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência, a CTEEP reiterou seu compromisso para a construção de uma cultura de respeito às diferenças, promovendo a diversidade e garantindo a igualdade de oportunidades independente de credo, raça, condição social ou física. Em 2008, foi concebida a estrutura do programa, o que envolveu o mapeamento dos cargos, identificação dos postos de trabalho, mapeamento de acessibilidade, sensibilização e capacitação das equipes de RH envolvidas.

Programa de Estágio Em 2008, 36 jovens participaram do Programa de Estágio da CTEEP e dedicaram-se ao desenvolvimento de um projeto individual, que teve como objetivo trazer conhecimento para a Empresa ou contribuir para a melhoria de uma prática já existente.