Please enable JS
Avanços no desdobramento e execução da estratégia
G4-56

Para consolidar sua estratégia de crescimento contínuo e sustentado, a ISA CTEEP investe, a cada ano, na construção do Planejamento Estratégico relativo ao exercício seguinte. Esse processo, que é desenvolvido com o envolvimento direto da liderança, em 2016 se destacou pela maior abrangência de colaboradores envolvidos.

Durante o ano, a Empresa atualizou alguns componentes do Marco de Referência Corporativo, que reúne os elementos norteadores para a gestão do negócio. E, para fortalecer o engajamento de todos com a estratégia, foram promovidos encontros com as lideranças e outros com os interlocutores (colaboradores responsáveis por facilitar e monitorar os resultados de indicadores de desempenho).

As interações com os interlocutores foram motivadas por uma pesquisa aplicada com esse público em 2015, que apontou a necessidade de mais subsídios para uma efetiva atuação estratégica.

O primeiro evento com as lideranças reuniu mais de 100 colaboradores (entre diretores, gerentes e coordenadores) para um workshop de capacitação sobre o que é estratégia no contexto empresarial, como executá-la por meio de instrumentos como o Balanced Scorecard e a aplicação desse trabalho na ISA CTEEP e em suas subsidiárias. Além de falar sobre os desafios da execução da estratégia, o objetivo foi mostrar a importância da efetividade da liderança nesse processo, dos investimentos e ferramentas de gestão que auxiliam a execução da estratégia e da gestão de riscos na identificação de fragilidades e sugestão de melhorias. Pela primeira vez os coordenadores foram envolvidos nessa visão mais profunda sobre a importância de cada colaborador para a efetividade desse processo.

A segunda reunião contou com a participação de diretores, gerentes, que analisaram os resultados e avanços alcançados em 2016 para então definir as diretrizes do Planejamento Estratégico 2017, reforçando o papel de cada um na execução dos objetivos propostos. A partir da análise de cada objetivo do mapa estratégico foram identificados o nível de cumprimento e os respectivos pontos de melhoria, considerados no planejamento para o ano seguinte.




Focos de Gestão

A ISA CTEEP fundamenta sua estratégia no desempenho eficiente, na disciplina da gestão econômico-financeira e no olhar criterioso para a rentabilidade dos investimentos. Esses aspectos, combinados à atuação sinérgica entre as diversas unidades, permitem entregar um serviço de qualidade e confiável.

Em sintonia com os seus objetivos estratégicos, a Companhia também orienta sua atuação para seis focos de gestão (Operação e Manutenção, Investimentos, Subsidiárias, Assuntos Regulatórios, Contingências e Pessoas), com a identificação de diretrizes estratégicas para cada tema e o desenvolvimento de iniciativas capazes de reforçar e contribuir para o crescimento sustentável do negócio.

Desenvolver suas atividades de operação e manutenção com eficiência, qualidade e segurança. Esse é o objetivo central que orienta a atuação da ISA CTEEP nessa área. Em linha com esse posicionamento, em 2016 foram promovidas mudanças organizacionais que culminaram com a reorganização da Diretoria Técnica, garantindo um modelo de atuação mais sinérgico entre as unidades da Empresa e fortalecendo pontos estratégicos da rede de atendimento aos clientes.

Durante o ano, a Coordenadoria de Planejamento da Manutenção, até então subordinada à Divisão de Gestão da Manutenção, foi transferida para o Departamento de Obras, com nova nomenclatura (Coordenadoria de Planejamento), e as demais coordenadorias dessa Divisão passaram a ser subordinadas diretamente ao Departamento de Manutenção. As atividades da Divisão de Integração de Instalações foram distribuídas entre os departamentos de Manutenção e Operação, com a criação de uma Coordenadoria de Comissionamento e Proteção, subordinada à Divisão de Análise da Operação. G4-13

Essa nova forma de atuação foi decisiva para que a Empresa alcançasse, em mais um ano, indicadores expressivos de eficiência, mesmo diante dos desafios a serem enfrentados na área:

Preservação da sua posição como Empresa de Referência ANEEL para eficiência operacional e qualidade na prestação do serviço.

Gestão da manutenção com adequação à Resolução Normativa nº 729/2016 da ANEEL, que apresenta novas regras quanto à qualidade do serviço de transmissão, com impactos significativos nas atividades de expansão, operação e manutenção.

Garantir a rentabilidade e o retorno dos investimentos promovidos, com disciplina na alocação de recursos e otimização de Capex. Para garantir o cumprimento dessa diretriz, uma das frentes adotadas pela Companhia foi aprimorar a capacidade de leitura e entendimento da rentabilidade dos projetos.

Esse posicionamento resultou em uma administração mais assertiva, capaz de identificar e buscar a máxima rentabilidade dos projetos. Adicionalmente, foram reivindicadas melhores condições econômicas oferecidas pela ANEEL nos processos autorizativos, bem como análise mais criteriosa das soluções estruturais definidas pela EPE no planejamento da expansão do sistema.

Foi criado o Comitê de Planejamento de Expansão, com a responsabilidade de realizar o estudo prévio dos projetos, esse trabalho destaca-se pela inclusão do viés financeiro na busca por alternativas técnicas que viabilizem o projeto, mitigando riscos e capturando sinergias.

Como resultado da adoção de um planejamento integrado foram conquistados avanços como maior controle e conhecimento global dos projetos; redução de custos; integração das áreas envolvidas desde o planejamento até a execução dos projetos; internalização de atividades essenciais; aperfeiçoamento dos procedimentos internos; adoção de técnicas de orçamentação de controle de custos internos; racionalização do processo de compras, que foi integrado ao controle de projetos; e planejamento integrado de intervenções (reforços e melhorias + plano de manutenção).

Em 2016, a ISA CTEEP deu continuidade ao processo de integração de suas subsidiárias integrais e coligadas, com o desenvolvimento de ações voltadas para aprimorar o modelo de governança corporativa dessas empresas, alinhando cada vez mais processos operacionais e de gestão e sistemas tecnológicos.

Esse, que é um dos temas prioritários para a Companhia, avançou durante o ano com a unificação e padronização de procedimentos administrativos e operacionais, que permitem melhorar e unificar a governança do negócio. Como resultado, 100% do planejamento financeiro e dos temas relacionados à gestão de orçamento das subsidiárias foram unificados com as áreas da ISA CTEEP.

Outra ação adotada foi a criação de reuniões periódicas com a participação dos gestores de todas as subsidiárias, para incentivar e promover a troca de informações e melhores práticas, o que contribuiu para o processo de integração em diferentes níveis.

Mantendo uma postura proativa, em busca de soluções satisfatórias para todos os envolvidos, a ISA CTEEP avançou em relação aos dois temas regulatórios com impacto relevante para o futuro da Companhia, obtendo resultados positivos quanto à definição da forma de pagamento do custo de capital a ser adicionado à Receita Anual Permitida de cada concessionária de transmissão abrangida pela Lei nº 12.783/2013, em consonância com a Portaria MME nº 120/2016 e à aprovação das condições gerais para a incorporação das DIT no ativo imobilizado das concessionárias de distribuição de energia elétrica.

PAGAMENTO RBSE – Com a publicação da Portaria nº 120, pelo Ministério de Minas e Energia, em abril de 2016, foram estabelecidas as regras para o pagamento dos ativos existentes em 31 de maio de 2000 e não totalmente depreciados em 31 de dezembro de 2012 (RBSE - Rede Básica do Serviço Existente e RPC - DIT do Serviço Existente) e decorrentes do processo de prorrogação da concessão abrangidas pela lei 12.783/2013. Apesar de ser inferior ao montante pleiteado pela Empresa em laudo protocolado na ANEEL em agosto de 2014, o valor proposto, de R$ 3,9 bilhões, que está na data base 2012, foi homologado, com impacto positivo nos resultados financeiros do ano. A ISA CTEEP continuará atuando perante as esferas competentes para buscar o valor justo pelos ativos não depreciados, com valor pleiteado estimado de R$ 400 milhões.

DIT – As discussões sobre a transferência das DIT, das empresas transmissoras para as distribuidoras, avançaram com publicação da Resolução Normativa 758/2017 pela ANEEL e a definição de que serão transferidas somente as DIT exclusivas não abrangidas pela Portaria MME 120/2016 (decorrente do processo de prorrogação da concessão), excluindo-se as DIT compartilhadas, de uso de centrais geradoras ou de consumidores livres ou as localizadas em subestações de Rede Básica de Fronteira. Com isso, apenas quatro das subestações e pouco menos de 100 quilômetros de linha da ISA CTEEP serão impactados, cabendo ainda análise detalhada desses ativos quanto à aderência aos critérios definidos pela reguladora.

REIDI – A ISA CTEEP tem incentivado o debate com os órgãos competentes para a reformulação do processo de obtenção do REIDI (Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura), de forma a garantir a obtenção do incentivo fiscal para projetos de infraestrutura, tempestivamente, considerando que o benefício atualmente é concedido com atrasos, impactando na compra de equipamentos e no cumprimento do cronograma dos empreendimentos.

Durante o ano, a ISA CTEEP esteve focada também na redução das contingências, mantendo uma atuação proativa na solução dos processos e passivos judiciais. Como resultado, conquistou novos avanços em relação ao pagamento da complementação aos beneficiados pela Lei 4.819/58.

A definição de 2015 do Supremo Tribunal Federal quanto à competência da Justiça Comum, e não da Justiça do Trabalho, para julgar a ação que trata desses pagamentos garantiu avanços significativos ao longo de 2016, como a ação de cobrança que declara a responsabilidade da Fazenda do Estado de São Paulo pelo repasse dos valores dispendidos até então pela ISA CTEEP e determina o reembolso dos montantes que não haviam sido repassados anteriormente pela Fazenda.

 


Pessoas


Ciente da importância do seu capital humano para a conquista e a consolidação de resultados positivos para o negócio, a ISA CTEEP iniciou em 2016 um projeto de transformação da cultura organizacional, que estimula um ambiente de novos patamares de comportamento aderentes à cultura necessária para que a Companhia esteja preparada para os desafios futuros.

Em linha com essa proposta, foram estabelecidos seis traços que refletem os comportamentos que os colaboradores devem ter para alcançar a cultura necessária que ajudará a Empresa a chegar a um novo ciclo de crescimento: prudentes, responsáveis, simples, colaborativos, ágeis e integrados.






Para promover essa evolução de forma estruturada e eficiente, foi criado o Time de Cultura, formado por colaboradores de diferentes áreas e que se reúne periodicamente para acompanhar, discutir e propor iniciativas que auxiliem na consolidação das mudanças na Organização. Com um olhar sustentável e perene, esses colaboradores analisaram e fizeram reflexões sobre a cultura vigente e a cultura necessária para as próximas décadas de evolução da ISA CTEEP.

Além disso, diversas ações para disseminar a nova cultura, envolvendo todos os profissionais, em diferentes níveis, estão sendo promovidas, com a participação ativa e o comprometimento da liderança.

 




Pesquisa e Desenvolvimento
G4-EU8

Em um mundo em constante transformação, a inovação está presente em todas as áreas, impulsionando negócios, criando oportunidades e buscando melhorar a qualidade de vida em um contexto cada vez mais sustentável. Nesse cenário, muitos desafios despontam no setor elétrico, com a diversificação das fontes energéticas e a introdução crescente de fontes renováveis no sistema convencional, demandando um avanço nos conceitos de gestão e técnicas mais inteligentes de planejamento e expansão das redes de energia.

Ciente do seu papel no setor elétrico brasileiro, a ISA CTEEP tem buscado na inovação o diferencial necessário para alavancar sua eficiência operacional e manter a confiabilidade na prestação de serviços, de forma sustentável e socialmente responsável. De maneira responsável e criteriosa, são selecionados temas e rotas tecnológicas, aderentes à busca pela excelência na prestação dos serviços de transmissão de energia elétrica para a população, com segurança, confiabilidade, modernidade e inovação, que são os direcionadores de seus projetos de pesquisa.

A Companhia acredita que o crescimento econômico e o desenvolvimento social são fortemente influenciados pelo conhecimento e, por isso, procura investir estrategicamente em inovação, capacitação, pesquisa científica e novas tecnologias, em busca de excelência técnica e de uma atuação com mais qualidade e eficiência, para que a sociedade se desenvolva sobre bases sólidas e sustentáveis.

Nesse sentido, o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica – P&D, regulamentado pela ANEEL, constitui uma ferramenta importante para enriquecer o ambiente inovador, promovendo a geração e o desenvolvimento de projetos impactantes para o setor e contribuindo de forma significativa para a gestão do conhecimento empresarial e setorial.

Desde a concepção do programa (em 2001) até 2016, a ISA CTEEP destinou um total de R$ 72 milhões para a realização de 105 projetos, envolvendo mais de 40 parcerias com instituições de ensino superior, universidades públicas e privadas, empresas e renomados centros de pesquisas, com forte envolvimento de seus colaboradores e buscando incentivar a capacitação profissional e acadêmica, gerando assim um fluxo constante de conhecimento.

Evolução dos investimentos em P&D na ISA CTEEP


2014 2015 2016
Valor total investido em P&D (R$)
2.471.908,67
1.731.625,00
2.016.919,34

Os resultados obtidos nos projetos desenvolvidos pela ISA CTEEP e seus parceiros estão refletidos nas capacitações e títulos acadêmicos obtidos, nas publicações acadêmicas e participação expressiva em eventos técnicos, acadêmicos e de grupos de pesquisa do setor elétrico. Especificamente no ano de 2016, foram investidos R$ 2 milhões em projetos já em andamento, que envolveram as seguintes pesquisas:

Projeto SUPERCABOS
Desenvolvido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com a parceria da CEMIG (proponente), ECATE, Novatrans Energia e Transmissora Aliança. Busca o desenvolvimento de uma tecnologia de cabos supercondutores de alta temperatura para sistemas elétricos de potência. Valor aportado em 2016: R$ 2,5 mil.

Projeto SOLAR (Geração Fotovoltaica)
Desenvolvido pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP), com a participação da CESP como cooperada. Propõe o desenvolvimento de competências e avaliação de arranjos técnicos e comerciais em geração distribuída com sistemas fotovoltaicos conectados à rede, buscando ainda identificar a influência da geração intermitente sobre a rede de transmissão bem como ações para garantir a controlabilidade do sistema. Valor aportado em 2016: R$ 19 mil.

Projeto SENSOR METEOROLÓGICO
Envolve o desenvolvimento de um sensor integrado para medição e transmissão, em tempo real, de dados de descargas atmosféricas, temperatura, vento e chuva, com o desenvolvimento de uma plataforma georreferenciada para coleta e transmissão desses dados, dando suporte ao monitoramento das condições meteorológicas e emissão de alertas que auxiliam na manutenção do sistema de transmissão. Em 2016, o sistema foi integralmente disponibilizado para testes, com estações instaladas em pontos estratégicos do Estado de São Paulo, de forma a prover os melhores cenários de previsão meteorológica e emissão de alertas de tempo severo. Valor aportado em 2016: R$ 155 mil.

Projeto GESTÃO DE ATIVOS
Iniciado em 2016, envolve o desenvolvimento de uma metodologia capaz de auxiliar a identificação de oportunidades e estratégias no processo de gestão de ativos de uma empresa do setor elétrico, funcionando como ferramenta integrada de suporte à decisões, mediante a avaliação e diagnóstico do ciclo de vida dos ativos. Ao indicar o momento ideal para substituição de ativos, periodicidade das inspeções, ensaios e manutenções, o projeto contribui para a redução da taxa de falhas em ativos e a qualidade do serviço prestado à sociedade. Valor aportado em 2016: R$ 1,7 milhão.

 

Durante o ano, também foram fortalecidas as ações de inovação promovidas em conjunto com a ISA, com destaque para o apoio ao estudo realizado sobre Armazenamento de Energia, intensificado por um acordo realizado entre o Grupo e a USTDA (US Trade and Development Agency) para estudar a potencialidade e factibilidade do negócio de baterias na América Latina (Brasil, Colômbia e México).

Além disso, em 2016 a ISA CTEEP submeteu um Projeto Estratégico ANEEL, elaborado em parceria com o IEE/USP, CPq: D (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) e fabricantes nacionais, com a finalidade de desenvolver um sistema de armazenamento de energia para o fornecimento de serviços suplementares à rede elétrica, com geração intermitente advinda de fontes alternativas e propor requisitos regulatórios para a integração desses sistemas ao sistema elétrico, oferecendo a possibilidade de prover melhor qualidade de energia elétrica, aumentar a confiabilidade, a segurança e a disponibilidade desse suprimento de energia.