Subestações Digitalizadas

Com o avanço da tecnologia dos sistemas de automação de subestações e a convergência para uma padronização através da norma IEC 61850, a CTEEP iniciou um programa para digitalização de subestações, que incluiu, em sua primeira etapa, as subestações de Mongaguá, Jaguari, Porto Ferreira, Mairiporã e Edgar de Souza.

A subestação de Mongaguá, localizada no litoral paulista, foi a primeira a ser completamente digitalizada, no inicio de 2009 e a digitalização das de Jaguari, Porto Ferreira e Mairiporã contaram com investimento de R$ 12 milhões. No momento, encontra-se em andamento a digitalização da SE Edgard de Souza, com previsão de término para o primeiro semestre de 2014 e investimento de R$ 20 milhões.

A solução atende todas as funcionalidades requeridas pelo sistema de proteção e automação da subestação, possibilitando a interoperabilidade de equipamentos de outros fabricantes, proporcionando uma manutenção mais inteligente e econômica. No caso de perturbações, o sistema permite avaliações mais rápidas e precisas garantindo o menor tempo de indisponibilidade do sistema elétrico. Além disso, a arquitetura implantada mostra-se segura em relação à garantia do tráfego de informações pela rede de comunicação, aumentando a confiabilidade dos dados necessários para a operação da subestação.