A maioria das perturbações de grande porte registradas em sistemas elétricos de potência tem como origem eventos e situações operativas de difícil previsão. Tal constatação e o crescente aumento de complexidade da operação indicam a necessidade de desenvolvimento de novos e mais efetivos instrumentos de monitoramento e controle dos sistemas elétricos em tempo real.
Nesse sentido, a CTEEP utiliza, por exemplo, o RTDS (sigla em inglês para Simulador Digital em Tempo Real) para realizar simulações de fenômenos elétricos como falhas e perturbações, e diagnosticar problemas no sistema de proteção. Assim, é possível obter mais dados para o diagnóstico e tratamento de problemas reais, além de analisar problemas que já ocorreram antes.
A CTEEP também utiliza o Simulador de Treinamento de Operadores (STO), para que esses profissionais se preparem para enfrentar qualquer situação, conhecendo em detalhes o comportamento do sistema de potência em todas as condições, incluindo as práticas operacionais, como manobras e aplicação das rotinas da operação. Com isso, aumenta-se a segurança nas operações, com a certificação desses profissionais.
Outros projetos que utilizam tecnologias avançadas para melhorar desempenho operacional da Companhia também foram descritos no item Pesquisa e Desenvolvimento deste relatório.