A ISA CTEEP nasceu em 1999 a partir da divisão dos ativos da estatal paulista Companhia Energética de São Paulo (CESP), como parte do programa de privatização do Governo Estadual. Em 2001, a Companhia incorporou a Empresa Paulista de Transmissão de Energia Elétrica (EPTE), resultante do desmembramento da Eletropaulo.
Em 2002, a ISA CTEEP se tornou a primeira empresa do setor elétrico no estado de São Paulo a aderir ao Nível 1 de Governança Corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (atual B3), demonstrando seu compromisso com altos padrões de transparência na divulgação de suas informações.
Em leilão público promovido pelo governo paulista na Bolsa de Valores de São Paulo, em 2006, a empresa foi privatizada. O grupo empresarial multilatino ISA conquistou o controle da Companhia, adquirindo 50,1% das ações ordinárias (com direito a voto). Um ano depois, a participação da ISA daria um salto para 89,4% das ações ordinárias e 37,5% do capital total da ISA CTEEP.
Ainda em 2006, a empresa arrematou, em leilão promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) - órgão do governo federal responsável pela regulação do setor - a concessão para construir uma linha de transmissão que atravessa 14 municípios mineiros, entre as cidades de Contagem e Ipatinga. Esse empreendimento deu origem à subsidiária Interligação Elétrica de Minas Gerais (IEMG).
Nessa época, com a proposta de se reestruturar e de consolidar sua trajetória de crescimento sustentado, a Companhia participou de mais um leilão promovido pela ANEEL e venceu o lote de concessão de transmissão que interliga os Estados de Tocantins, Maranhão e Piauí. A implantação e a operação do novo projeto criaram a Interligação Elétrica Norte e Nordeste (IENNE).
A empresa aumentou sua participação no setor novamente em 2008, com a aquisição de sete lotes em novos leilões de transmissão. Ampliou, assim, suas atividades para seis estados, incluindo a entrada na Região Sul, e consolidou sua atuação no Sudeste. Eram criadas a Interligação Elétrica Sul (IESUL) e a Interligação Elétrica Pinheiros (Pinheiros). Entre os empreendimentos de destaque naquele ano, teve início o da Interligação Elétrica do Madeira (IE Madeira), que conecta a energia gerada pelas usinas no Rio Madeira, em Rondônia, ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Um ano mais tarde, em 2009, seria a vez da participação em um novo leilão dar origem à subsidiária Interligação Elétrica Serra do Japi, em São Paulo.
No âmbito organizacional, em 2009, a Companhia avançou estabelecendo sua política de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), e em 2011, lançou seu Código de Ética, que reforça a transparência no relacionamento com seus públicos.
Enquanto isso, no campo operacional, surgia a Interligação Elétrica Garanhuns (IE Garanhuns), criada em função de projetos no Nordeste, e, em 2012, era adquirida no Espírito Santo a empresa Evrecy. A ISA CTEEP completava, assim, sua atuação em 16 estados.
No fim do mesmo ano, era firmado com a ANEEL a prorrogação do principal contrato de concessão da Companhia, dando início a mais 30 anos de concessão em serviços de transmissão de energia.
Já em 2013, entra em operação a linha de transmissão da IE Madeira, maior linha de transmissão de corrente contínua do Brasil, com mais de 2.300 quilômetros de extensão.
A empresa foi a primeira organização do setor elétrico a conquistar, em 2015, a certificação internacional Quality Assessment, concedida pelo Institute of Internal Auditors (IIA) em reconhecimento à qualidade das áreas de auditoria interna das organizações. No mesmo ano, recebeu o Prêmio de Melhor Relatório Anual, concedido pela Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca).
No ano de 2016 completou-se uma década em que a ISA adquiriu o controle acionário da ISA CTEEP, e a Companhia foi reconhecida pela primeira vez com uma das Melhores Empresas para Trabalhar do Brasil, segundo o ranking do Great Place to Work (GPTW). Também foi vencedora, novamente, do Prêmio Abrasca, que destaca os melhores Relatórios Anuais e de Sustentabilidade. A organização retomou a participação em leilões de transmissão, com a conquista de três lotes nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia – neste último a companhia ainda não estava presente. Esses projetos originaram as subsidiárias IE Paraguaçu, IE Aimorés e IE Itaúnas, ampliando a presença da Companhia para 17 estados brasileiros.
No ano seguinte, outros cinco empreendimentos foram arrematados em leilão, nascendo as empresas IE Ivaí, IE Tibagi, IE Itaquerê, IE Aguapeí, IE Itapura. A ISA CTEEP foi eleita a melhor empresa de energia do Brasil, na premiação "Melhores e Maiores 2017", organizada pela revista Exame, além de estar presente, pelo segundo ano consecutivo, no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar do GPTW.
Em 2018, a Companhia conquistou dois lotes em leilão de transmissão, que reforçam sua presença em São Paulo e Santa Catarina. Neste ano, a empresa foi uma das vencedoras do “Troféu Transparência”, que destaca as organizações que apresentam suas informações contábeis com excelência, e integrou mais uma vez a lista das “Melhores Empresas para Trabalhar do Brasil”.
A ISA CTEEP chegou aos seus 20 anos de existência em 2019 continuando a se desenvolver. A organização anunciou o primeiro projeto brasileiro do Conexão Jaguar - principal programa de sustentabilidade do grupo ISA, que procura contribuir para a mitigação das mudanças do clima, para a conservação de áreas de importância para a biodiversidade e que conectam populações da onça-pintada na América Latina, por meio da comercialização de créditos de carbono certificados internacionalmente.
A empresa obteve mais reconhecimentos importantes: foi vencedora do Prêmio Valor 1000, promovido pelo jornal Valor Econômico, no setor de Energia Elétrica. Pelo quarto ano seguido, figurou entre as Melhores Empresas para Trabalhar do GPTW. Recebeu, uma vez mais, o “Troféu Transparência” e foi eleita umas das Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas – a premiação foi resultado do voto livre e direto de jornalistas de todo o Brasil.
Prosseguindo com sua estratégia de crescimento, a ISA CTEEP conquistou três lotes em leilão, com empreendimentos no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais. No mesmo ano, entrou em operação comercial a IE Itapura, com 18 meses de antecedência em relação ao prazo de implementação da ANEEL.
Atualmente, a Companhia está trabalhando nos projetos conquistados nos leilões mais recentes, que contribuirão para a expansão do sistema de transmissão de energia elétrica do Brasil.
Atualizado em 8 de maio de 2020.