Diretoria

Sr. Rui formou-se em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica no ITA em 1988 e deu início em sua carreira na Rhodia, atuando no Brasil e na França até 2002. Assumiu um novo desafio na Braskem, onde permaneceu por 11 anos tendo atuado como Vice-Presidente nas divisões de Polímeros e de Petroquímicos Básicos. Posteriormente, foi CEO da Biosev - Grupo Louis Dreyfus, entre 2013 e 2018, quando assumiu a posição de CEO da Sterlite Power Brasil. Possui pós-graduação em gestão na FGV e cursos de especialização no MIT e IMD.

A Sra. Carisa Santos Portela Cristal possui mais de 15 anos de experiência na área financeira e exerce o cargo de Gerente de Gestão Contábil e Tributária da Companhia desde 2012. A executiva é bacharel em Ciências Contábeis e Administração, além de possuir MBA em Administração pela FGV-SP e Mestrado em Ciências Contábeis e Controladoria pela FECAP.

Silvia Diniz Wada é graduada em Economia pela Universidade São Paulo e com um MBA em Finanças pelo Ibmec. Atua há mais de 10 anos em áreas de Fusões e Aquisições, com passagens em empresas como Deloitte, Hirashima & Associados e Grupo EDP, onde atuou como Head of M&A e Diretora de Unidade de Negócios Solar e Serviços.

Gabriela Desiré Olímpio Pereira é graduada em Engenharia Elétrica e Sistemas Elétricos de Potência pela Universidade Federal do Ceará, com Especialização em Sistemas de Controle pelo Instituto Militar de Engenharia e Especialista em Sistemas Elétricos pela Universidade Federal de Itajubá. Possui também um MBA em Administração de Empresas e Desenvolvimento Gerencial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Com mais de 25 anos de experiência no setor de energia, iniciou sua trajetória como Operadora do Sistema em Furnas, passando à Operadora Nacional do Sistema Elétrico no ONS. Em 2011, assumiu a Gerência de Operações na State Grid e posteriormente como Gerente de Relacionamento Operacional na Neoenergia. Em sua mais recente posição atuou como Diretora de Operações na Evoltz Participações.

Dayron é graduado em engenharia elétrica e com especialização pela Universidade Pontifícia Bolivariana. Iniciou sua trajetória como Engenheiro de Desenho na Mejia Villegas S/A, assumindo em 2000 a posição de Engenheiro na Alston Transmissão. Posteriormente, iniciou suas atividades no Grupo ISA atuando diversas posições. Em 2008 assumiu a Gerência de Projetos, passando pela Gerência de Execução e Projetos em 2009. Em 2012 teve a oportunidade de atuar como Diretor de Projetos de Infraestrutura no Peru, pela PDI, empresa filial do Grupo, chegando em 2014 à posição de Diretor de Projetos Corporativo na ISA.

Conselho de Administração

Colombiano, nascido em 01 de dezembro de 1979. Formado pela Universidad Externado de Colombia em Governo e Relações Exteriores e mestre em Administração Pública pela Columbia University, School of International and Public Affairs, Nova York/NY. Conta com mais de 15 anos de experiência no setor financeiro colombiano e internacional, mercado de capitais financeiro, classificação de riscos e gerência empresarial. Trabalhou por cerca de 2 anos como diretor geral de crédito público e tesouro nacional da Colômbia. Foi Diretor de Investigações de Mercados Globais no Deutsche Bank Securities em Nova York. Trabalhou na Fitch Ratings (2011 a 2015) como Diretor de Classificações Soberanas Latino-americana. Atuou como Oficial de Investigação de International Monetary Fund (IMF), Monetary and Capital Markets Department (2009 a 2011). Foi especialista de programas na Organization of American States (OAS), Secretariat for Political Affairs em Washington D.C. (2001 a 2006). Atualmente atua como Diretor Latin American Economist no Deutsche Bank, Emerging Markets Research. Fez parte do Comitê de Gobierno Corporativo, Sostenibilidad y Riesgos, Comitê de Negócios e Comitê de Talento Organizacional na ISA. Participou nas Juntas Directivas de Bancoldex (Membro de Junta, Presidente do Comitê de Crédito Externo), Fondo de Ahorro y Estabilización - FAE (Presidente do Comitê de Investidores).

Uruguaio, nascido em 10 de janeiro de 1958. Formado em economia. Gustavo Marin é Vice-presidente executivo da First Data Corporation (FDC), que atua em sistemas de pagamentos e presidente do comitê de administração na América Latina (desde fevereiro de 2015). O Sr. Marin é membro do conselho do Santander Asset Management UK (SAM UK), Companhia controladora do SAM Group, controlado pelo Grupo Banco Santander e patrocinadores financeiros como Warburg Pincus e General Atlantic. Além disso, é presidente do comitê de auditoria da SAM UK. O Sr. Marin foi Presidente do Citibank, empresa do setor bancário, no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai até julho de 2012. Foi nomeado CEO do Citibank no Brasil em 2001, responsável por todos os segmentos de negócios no país. Foi convidado pelo governo brasileiro para ser membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), corpo consultivo da Presidência da República durante o primeiro mandato do Presidente Luis Inácio Lula da Silva (2002 – 2006). É também membro do Conselho de Administração da Companhia.
 

Colombiano, nascido em 08 de maio de 1977. É formado em Engenharia Química pela Universidad Pontificia Bolivariana e possui MBA em Administração de Empresas, com ênfase em finanças, pela Universidad Escuela de Admnistración y Finanzas y Tecnologías EAFIT, ambos na Colômbia. Como Gerente Corporativo de M&A da Ecopetrol S.A., é responsável por viabilizar a estratégia da Ecopetrol por meio da formulação e implementação de novos empreendimentos e novos negócios. Atualmente, uma de suas principais tarefas é agregar valor à Companhia, alavancando oportunidades de diversificação e crescimento na transição energética. Possui mais de 21 anos de experiência, incluindo 8 anos na indústria de Petróleo e Gás, onde desempenhou com sucesso uma ampla gama de funções técnicas, comerciais, estratégicas e financeiras. Anteriormente ao atual cargo foi CFO da Ecopetrol Oléo e Gás do Brasil.

Colombiano, nascido em 30 de julho de 1956. Engenheiro eletricista formado pela Universidade Nacional de Colômbia, com Especialização em Gerência de la Calidad pela Universidad EAFIT e Máster of Science em Investigación Operacional pela Universidad de Strathclyde, Escócia - UK em 1987. Foi Gerente de estratégia Corporativa na ISA – Interconexión Eléctrica S.A.E.S.P., onde coordenou as atividades estratégicas em termos e posicionamento, crescimento e novos negócios. Foi Diretor Presidente da Companhia de 2009 a novembro de 2013. Desde novembro de 2013, é Vice-Presidente Técnico Transporte de Energía e responsável pelas áreas Corporativas de Proyectos, Operaciones, Ingeniería y Aprovisionamento da Interconexión Electrica S.A. (ISA), holding controladora da Companhia. Atualmente, é também membro do Conselho de Administração da Companhia, Transelca S.A.E.S.P., transmissora de energia, Intercolombia S.A.E.S.P., Red de Energía del Peru S.A, Consorcio Transmantaro S.A., ISA Perú S.A., Interchile S.A., Isa Capital do Brasil S.A. e Interconexión Eléctrica Colombia-Panamá, S.A., empresa binacional construtora e operadora da conexão de rede elétrica entre Panamá e Colômbia. Em 2021, César obteve o certificado Internacional de Conselheiro de Administração, outorgado pelo Institute of Directors of London (UK).

 

Colombiana, nascida em 20 de janeiro de 1973. Administradora de Empresas formada pela CESA, Bogotá, Colômbia, obteve a graduação de MSc em International Securities, Investment & Banking, pela Universidade de Reading, ICMA Center, Inglaterra. Foi CEO do Fondo Acceso de 2011 a 2013, Diretora de Investimentos em Empreendimentos da Fundação Clinton, Clinton Giustra Enterprise Partnership de 2013 a 2015, CFO da Clinton Giustra Enterprise Partnership (Clinton Foundation) de 2015 a 2017, Gerente de Novos Negócios da Frisby S.A. em 2018 e desde janeiro de 2019 ocupa a posição de Vice-Presidente de Finanças Corporativas da Interconexión Electrica S.A. (ISA). É membro dos Conselhos de Administração das empresas do Grupo ISA, como ISA CTEEP, Interchile Chile Y Rutas del Rios, ISA Capital do Brasil, ISA Investimentos e Participações, REP Y CTM, Cautiva-Linear Systems RE Ltd., Comitê de Finanças da TAESA.

Brasileiro, nascido em 02 de março de 1969. Engenheiro Eletricista formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, possui curso sobre Operação do Sistema Elétrico Europeu pela École Nacionale Supérieure D´Electrotechnique de Toulouse – França, curso de MBA – Master Business Administration em Finanças pelo IBMEC e curso de Gestão e Negociação pela INSEAD - Institut Européen D'administration des Affaires. Trabalhou no Centro de Operação do Sistema de Furnas Centrais Elétricas (1993 a 1999), no Centro de Centro de Operação Sudeste do Operador Nacional do Sistema - ONS (1999 a 2000), na Électricité De France Toulouse/França (2000 a 2003) e atualmente ocupa o cargo de Superintendente de Expansão e implantação da Transmissão na Eletrobras holding desde 2003. Desde 2021, é membro do Conselho de Administração da ISA CTEEP.
 

Representante dos empregados, eleito em votação em separado e indicado para representar os empregados no Conselho de Administração. Brasileiro, nascido em 09 de novembro de 1965, engenheiro eletricista formado pela Universidade Paulista em 2014, pós-graduado em engenharia de segurança do trabalho pela Universidade Candido Mendes, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Bauru em 1995, advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil - seção São Paulo, pós-graduado em Direito Previdenciário pela Universidade Candido Mendes, tecnólogo mecânico pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp em 1989. É membro do Conselho Fiscal desde 2018 na Vivest (Fundação CESP) e foi conselheiro deliberativo de 2009 a 2018. Foi conselheiro de administração da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários das Empresas de Energia Elétrica do Estado de São Paulo de 2000 a 2011 e conselheiro fiscal de 1999 a 2000. Desde 2018, é membro do Conselho de Administração da ISA CTEEP.

Conselho Fiscal

 

Brasileiro, professor assistente sênior da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV) e professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FAF/UERJ). Doutor em Ciências Contábeis pela FEA/USP (2005), Mestre em Ciências Contábeis pela FAF/UERJ (2001), graduado em Ciências Contábeis (1998) e em Direito (1998). É Sócio da Szuster Cardoso Serviços Contábeis. Consultor e parecerista de empresas em IFRS/CPC e de governos em IPSAS/MCASP. Consultor independente do Banco Mundial. Presidente do Conselho Fiscal da ISA CTEEP. Membro do Conselho Fiscal do MAM-RJ. Membro suplente do Conselho Fiscal da WWF-Brasil. Membro da Comissão de Auditoria e Normas Contábeis da Associação Brasileira das Companhias Abertas (CANC-ABRASCA). Em 2010 atuou como Academic Fellow da International Financial Reporting Standards Foundation (IFRS Foundation), em Londres. Em 2011 atuou como membro do comitê Risk&Quality da PWC-Brasil. Em 2012 atuou como consultor independente do World Bank, para elaboração do Report on the Observance of Standards and Codes in Accounting and Auditing (ROSC-A&A). Entre 2010 e 2013 assessorou o Conselho Federal de Contabilidade, colaborando diretamente em diversos grupos de trabalho, entre eles: revisão técnica da tradução das IPSASs Handbook 2010, disseminação do CPC PME, disseminação dos IFRSs, constituição do GLASS. Interesse de pesquisa em Regulação, Julgamento Profissional e Análise de Dados aplicada à Contabilidade, tanto no setor público quanto no empresarial.

 

Português, contador formado em 1977 e administrador de empresas formado em 1975 pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Júnior (atual Mackenzie– RJ). Fundador e Diretor‐Presidente da Domingues e Pinho Contadores, desde 1984; Fundador e Conselheiro do GBrasil – Grupo Brasil de Empresas de Contabilidade, desde 1996; Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro (2018 a 2022); Conselheiro Fiscal da CTEEP ‐ Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (2006 a 2022); Presidente do Conselho Fiscal da TAESA – Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. (2017 a 2022); Presidente do Conselho Fiscal da FOSB – Fundação Orquesta Sinfônica Brasileira (2019 a 2022); Conselheiro Fiscal da AAJB – Associação de Amigos do Jardim Botânico (2018 a 2023); Conselheiro Suplente do CRC‐RJ (2014 a 2025); e Membro do Conselho Consultivo do SESCON‐RJ (2017 a 2022). Foi Presidente do Conselho de Administração da Cromos S.A. Tintas Gráficas (1999 a 2000); Conselheiro Fiscal da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. (2000 a 2001); e Conselheiro Fiscal da TBG – Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia‐Brasil S/A. ‐ Grupo Petrobrás (2007 a 2012).

 

Brasileiro, Contador. Mestre e Doutor em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Pós-Doutor em Contabilidade pela University of Illinois at Urbana-Champaign. Professor Titular da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FACC/UFRJ). É membro do subcomitê de políticas contábeis, tributos e demonstrações financeiras do comitê de auditoria da Gol Linhas Aéreas e é membro do Advisory Board do Applied Research Center in Accounting and Analytics (ARC-A&A) da Fundação Getulio Vargas. Natan é sócio da SzusterCardoso. Atualmente, é suplente do Conselho Fiscal da Companhia.

 

Brasileira, Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Direito das Relações de Consumo e Mestre em Direito pela mesma Instituição e com MBA em Gestao de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Foi Diretora Jurídica do Grupo Pão de Açúcar entre 2005 e 2014. Exerceu o cargo de Diretora Jurídica e de Licenciamento do Grupo Carrefour Brasil entre 2014 e 2018. Foi Diretora Jurídica, de Compliance e Relações governamentais do Grupo Lala nos anos de 2018 e 2019. Nos anos de 2019 a 2021 exerceu o cargo de Diretora Jurídica, Gestão de Riscos e Compliance, Relações Governamentais e DPO na Via Varejo S.A. Atuou como Secretária do Conselho de Administração do Grupo Carrefour Brasil e da Via Varejo S.A e atualmente foi eleita Conselheira Fiscal Suplente da Tecnisa S.A e Diretora Executiva do Instituto Mulheres do Varejo.

 

Brasileira, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP e em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. Atuou nas empresas de auditoria independente Arthur Andersen, Deloitte e EY entre 1996 e 2010 e foi gerente de auditoria interna na Confab, companhia aberta brasileira controlada pelo grupo ítalo-argentino Techint/Tenaris. Foi sócia da Hirashima & Associados, onde liderou serviços de consultoria contábil e financeira e atuou como consultora da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - FIPECAFI. De julho de 2014 a agosto de 2017, ocupou a posição de controller em empresas de geração de energia elétrica. Foi presidente do Comitê de Auditoria da Caixa Econômica Federal e, atualmente, é membro do conselho de administração do BRB - Banco de Brasília e de conselhos fiscais e comitês de auditoria de companhias abertas e fechadas.

 

Brasileiro, graduado em Ciências Econômicas pela UNISUAM em 2000, possui MBA em Auditoria e Contabilidade pela UFF em 2006, Pós-Graduação em Auditoria Fiscal e Tributária pela Universidade Gama Filho em 2009 e MBA Internacional em Auditoria Interna na Universidade de Coimbra – PT em 2019. Integrante do Grupo Eletrobras desde 2004, atuou como Gerente de Divisão e de Departamento de Controles Internos de 2011 a 2017, como Assessor da Diretoria de Conformidade / Coordenação de Apuração de Denúncias de 2017 a 2019, Superintendente de Auditoria Interna de 2019 a 2021, atuando como Gerente do Departamento de Apuração de Denúncias desde julho de 2021.

 

Brasileira, graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1996, possui Pós-Graduação em Finanças (1997) e em Engenharia e Avaliação de Custos (1999) pela UFSC, MBA em Finanças pelo IBMEC em 2006 e Mestrado em Economia pela UFSC em 2006. Trabalhou na CELESC - Centrais Elétricas de Santa Catarina no Departamento Econômico-Financeiro de 1990 a 2002 e integra o Grupo Eletrobras desde 2002, tendo atuado no Departamento Econômico-Financeiro de 2002 a 2009 e no Departamento de Governança Corporativa de 2009 até o presente momento, ocupando atualmente o cargo de Economista.

 

Brasileira, graduada em Economia pela Universidade Santa Úrsula em 1994, possui Mestrado em Economia pelo IBMEC em 2003, MBE em Análise de Políticas Públicas pela UFRJ em 2007 e MBA em Finanças pelo IBMEC em 2011. Integrante da Eletrobras desde 2004, foi Supervisora de Gestão Financeira das Empresas Federais de Distribuição da Diretoria Financeira entre 2006 e 2009, Gerente da Divisão de Programação Financeira de Curto Prazo da Diretoria Financeira de 2009 a 2016 e Analista do Departamento de Riscos Corporativos da Diretoria de Conformidade de 2016 a 2019. Desde abril de 2019, exerce o cargo de Analista do Departamento de Governança Corporativa vinculado à Presidência. Atuou ainda como professora assistente da UNIVERCIDADE e do IBMEC. É autora de diversos artigos acadêmicos para o setor elétrico.

 

Brasileira, graduada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1987, possui MBA em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas em 1995 e Programa Minerva, GWU- George Washington University em 2011. Integrante da Eletrobras desde 1987, exerceu a função de Economista em diversos departamentos até 2006, foi Chefe da Divisão de Captação Financeira, do Departamento de Desenvolvimento de Negócios de 2006 a 2015, exercendo desde então o cargo de Economista na área Governança Corporativa, da Diretoria de Governança, Riscos e Conformidade. Silvia Diniz Wada é graduada em Economia pela Universidade São Paulo e com um MBA em Finanças pelo Ibmec. Atua há mais de 10 anos em áreas de Fusões e Aquisições, com passagens em empresas como Deloitte, Hirashima & Associados e Grupo EDP, onde atuou como Head of M&A e Diretora de Unidade de Negócios Solar e Serviços.

 

Brasileira, contadora, pós‐graduada em Ciências Contábeis pela FGV; Formada em LLM ‐ Direito Societário pelo IBMEC; Sócia Diretora da Domingues e Pinho Contadores; Diretora Financeira da Câmara de Comércio Americana no Rio de Janeiro; Membro do Conselho Fiscal da Escola Alemã Corcovado e Membro do Conselho Fiscal da FOSB – Fundação Orquesta Sinfônica Brasileira. Foi membro do Conselho Fiscal da TBG – Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia‐Brasil S.A. (2012 a 2019).

Comitê de Auditoria e Compliance

Colombiano, nascido em 01 de dezembro de 1979. Formado pela Universidad Externado de Colombia em Governo e Relações Exteriores e mestre em Administração Pública pela Columbia University, School of International and Public Affairs, Nova York/NY. Conta com mais de 15 anos de experiência no setor financeiro colombiano e internacional, mercado de capitais financeiro, classificação de riscos e gerência empresarial. Trabalhou por cerca de 2 anos como diretor geral de crédito público e tesouro nacional da Colômbia. Foi Diretor de Investigações de Mercados Globais no Deutsche Bank Securities em Nova York. Trabalhou na Fitch Ratings (2011 a 2015) como Diretor de Classificações Soberanas Latino-americana. Atuou como Oficial de Investigação de International Monetary Fund (IMF), Monetary and Capital Markets Department (2009 a 2011). Foi especialista de programas na Organization of American States (OAS), Secretariat for Political Affairs em Washington D.C. (2001 a 2006). Atualmente atua como Diretor Latin American Economist no Deutsche Bank, Emerging Markets Research. Fez parte do Comitê de Gobierno Corporativo, Sostenibilidad y Riesgos, Comitê de Negócios e Comitê de Talento Organizacional na ISA. Participou nas Juntas Directivas de Bancoldex (Membro de Junta, Presidente do Comitê de Crédito Externo), Fondo de Ahorro y Estabilización - FAE (Presidente do Comitê de Investidores).

Colombiano, nascido em 08 de maio de 1977. É formado em Engenharia Química pela Universidad Pontificia Bolivariana e possui MBA em Administração de Empresas, com ênfase em finanças, pela Universidad Escuela de Admnistración y Finanzas y Tecnologías EAFIT, ambos na Colômbia. Como Gerente Corporativo de M&A da Ecopetrol S.A., é responsável por viabilizar a estratégia da Ecopetrol por meio da formulação e implementação de novos empreendimentos e novos negócios. Atualmente, uma de suas principais tarefas é agregar valor à Companhia, alavancando oportunidades de diversificação e crescimento na transição energética. Possui mais de 21 anos de experiência, incluindo 8 anos na indústria de Petróleo e Gás, onde desempenhou com sucesso uma ampla gama de funções técnicas, comerciais, estratégicas e financeiras. Anteriormente ao atual cargo foi CFO da Ecopetrol Oléo e Gás do Brasil.

Brasileiro, nascido em 02 de março de 1969. Engenheiro Eletricista formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, possui curso sobre Operação do Sistema Elétrico Europeu pela École Nacionale Supérieure D´Electrotechnique de Toulouse – França, curso de MBA – Master Business Administration em Finanças e curso de Gestão e Negociação pela INSEAD - Institut Européen D'administration des Affaires. Trabalhou no Centro de Operação do Sistema de Furnas Centrais Elétricas (1993 a 1999), no Centro de Centro de Operação Sudeste do Operador Nacional do Sistema - ONS (1999 a 2000), na Électricité De France Toulouse/França (2000 a 2003) e atualmente ocupa o cargo de Superintendente de Expansão da Transmissão desde 2003.

Comitê Talento Organizacional

 

Colombiano, nascido em 30 de julho de 1956. Engenheiro eletricista formado pela Universidade Nacional de Colômbia, com Especialização em Gerência de la Calidad pela Universidad EAFIT e Máster of Science em Investigación Operacional pela Universidad de Strathclyde, Escócia - UK em 1987. Foi Gerente de estratégia Corporativa na ISA – Interconexión Eléctrica S.A.E.S.P., onde coordenou as atividades estratégicas em termos e posicionamento, crescimento e novos negócios. Foi Diretor Presidente da Companhia de 2009 a novembro de 2013. Desde novembro de 2013, é Vice-Presidente Técnico Transporte de Energía e responsável pelas áreas Corporativas de Proyectos, Operaciones, Ingeniería y Aprovisionamento da Interconexión Electrica S.A. (ISA), holding controladora da Companhia. Atualmente, é também membro do Conselho de Administração da Companhia, Transelca S.A.E.S.P., transmissora de energia, Intercolombia S.A.E.S.P., Red de Energía del Peru S.A, Consorcio Transmantaro S.A., ISA Perú S.A., Interchile S.A., Isa Capital do Brasil S.A. e Interconexión Eléctrica Colombia-Panamá, S.A., empresa binacional construtora e operadora da conexão de rede elétrica entre Panamá e Colômbia. Em 2021, César obteve o certificado Internacional de Conselheiro de Administração, outorgado pelo Institute of Directors of London (UK).

 

Colombiana, nascida em 20 de janeiro de 1973. Administradora de Empresas formada pela CESA, Bogotá, Colômbia, obteve a graduação de MSc em International Securities, Investment & Banking, pela Universidade de Reading, ICMA Center, Inglaterra. Foi CEO do Fondo Acceso de 2011 a 2013, Diretora de Investimentos em Empreendimentos da Fundação Clinton, Clinton Giustra Enterprise Partnership de 2013 a 2015, CFO da Clinton Giustra Enterprise Partnership (Clinton Foundation) de 2015 a 2017, Gerente de Novos Negócios da Frisby S.A. em 2018 e desde janeiro de 2019 ocupa a posição de Vice-Presidente de Finanças Corporativas da Interconexión Electrica S.A. (ISA). É membro dos Conselhos de Administração das empresas do Grupo ISA, como ISA CTEEP, Interchile Chile Y Rutas del Rios, ISA Capital do Brasil, ISA Investimentos e Participações, REP Y CTM, Cautiva-Linear Systems RE Ltd., Comitê de Finanças da TAESA.

 

Entrou para a Empresa em 10 de janeiro de 2017

Membro ativo da Comissão de Educação Pro Antioquia.

Ex-advogado especializado em direito empresarial, com ampla experiência e conhecimento de gestão de talentos. Graduado de um Programa Avançado em Gestão, liderou com sucesso temas como relações individuais e coletivas, negociações com sindicatos, desenvolvimento de lideranças e talentos críticos de alto nível, desenvolvimento da cultura organizacional e gestão da mudança, procurando constantemente contribuir para o crescimento e o desenvolvimento rentáveis e para a consolidação de excelentes locais de trabalho. Foi Diretor de Gestão de Talentos da ISA de 2006 a 2008. Uniu-se, então, à Sumicol, onde foi por 8 anos Gerente de Recursos Humanos.

Comitê Ambiental, Social e Governança (ASG)

Uruguaio, nascido em 10 de janeiro de 1958. Formado em economia. Gustavo Marin é Vice-presidente executivo da First Data Corporation (FDC), que atua em sistemas de pagamentos e presidente do comitê de administração na América Latina (desde fevereiro de 2015). O Sr. Marin é membro do conselho do Santander Asset Management UK (SAM UK), Companhia controladora do SAM Group, controlado pelo Grupo Banco Santander e patrocinadores financeiros como Warburg Pincus e General Atlantic. Além disso, é presidente do comitê de auditoria da SAM UK. O Sr. Marin foi Presidente do Citibank, empresa do setor bancário, no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai até julho de 2012. Foi nomeado CEO do Citibank no Brasil em 2001, responsável por todos os segmentos de negócios no país. Foi convidado pelo governo brasileiro para ser membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), corpo consultivo da Presidência da República durante o primeiro mandato do Presidente Luis Inácio Lula da Silva (2002 – 2006). É também membro do Conselho de Administração da Companhia.
 

Colombiano, nascido em 08 de maio de 1977. É formado em Engenharia Química pela Universidad Pontificia Bolivariana e possui MBA em Administração de Empresas, com ênfase em finanças, pela Universidad Escuela de Admnistración y Finanzas y Tecnologías EAFIT, ambos na Colômbia. Como Gerente Corporativo de M&A da Ecopetrol S.A., é responsável por viabilizar a estratégia da Ecopetrol por meio da formulação e implementação de novos empreendimentos e novos negócios. Atualmente, uma de suas principais tarefas é agregar valor à Companhia, alavancando oportunidades de diversificação e crescimento na transição energética. Possui mais de 21 anos de experiência, incluindo 8 anos na indústria de Petróleo e Gás, onde desempenhou com sucesso uma ampla gama de funções técnicas, comerciais, estratégicas e financeiras. Anteriormente ao atual cargo foi CFO da Ecopetrol Oléo e Gás do Brasil.

Brasileiro, nascido em 02 de março de 1969. Engenheiro Eletricista formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, possui curso sobre Operação do Sistema Elétrico Europeu pela École Nacionale Supérieure D´Electrotechnique de Toulouse – França, curso de MBA – Master Business Administration em Finanças pelo IBMEC e curso de Gestão e Negociação pela INSEAD - Institut Européen D'administration des Affaires. Trabalhou no Centro de Operação do Sistema de Furnas Centrais Elétricas (1993 a 1999), no Centro de Centro de Operação Sudeste do Operador Nacional do Sistema - ONS (1999 a 2000), na Électricité De France Toulouse/França (2000 a 2003) e atualmente ocupa o cargo de Superintendente de Expansão e implantação da Transmissão na Eletrobras holding desde 2003. Desde 2021, é membro do Conselho de Administração da ISA CTEEP.
 

Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela Methodist University, Carolina do Norte. Juliana tem mais de 20 anos de experiência em cargos de liderança para empresas multinacionais nos EUA e na Europa, tanto em cargos comerciais e de marketing, quanto em comunicações, assuntos corporativos e advocacia de políticas governamentais. Atuou como Coordenadora de Marketing para Colômbia e Equador na Nerck Colombia S.A.

Ocupou cargos como Gerente de Novos Produtos, Gerente de Produto, Coordenador de Linha e Gerente Regional na Bayer S.A. Também ocupou cargos de liderança na WYETH INC, PFIZER LTDA, AMGEN INC e UNITED HEALTH GROUP.

Em 2019 fez parte do Conselho Consultivo Presidencial das Empresas Colombianas, que trabalha para garantir a segurança das mulheres em questões econômicas de relevância para o país. Atualmente é Vice-Presidente de Relações Institucionais do ISA.

Atualizado em 5 de maio de 2022.