Diretoria

Sr. Rui formou-se em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica no ITA em 1988 e deu início em sua carreira na Rhodia, atuando no Brasil e na França até 2002. Assumiu um novo desafio na Braskem, onde permaneceu por 11 anos tendo atuado como Vice-Presidente nas divisões de Polímeros e de Petroquímicos Básicos. Posteriormente, foi CEO da Biosev - Grupo Louis Dreyfus, entre 2013 e 2018, quando assumiu a posição de CEO da Sterlite Power Brasil. Possui pós-graduação em gestão na FGV e cursos de especialização no MIT e IMD.

A Sra. Carisa Santos Portela Cristal é bacharel em Administração, pela Universidade Mackenzie, e em Ciências Contábeis, pela FECAP. É mestre em Ciências Contábeis e Controladoria pela FECAP e possui MBA em Administração, pela FGV-SP. A executiva tem cerca de 25 anos de carreira, sendo mais de 15 anos dedicados às áreas financeira e de controladoria dos setores de energia elétrica, commodities e automotivo. Também tem 10 anos de experiência em empresa Big Four de auditoria e consultoria.

Gabriela Desiré Olímpio Pereira é graduada em Engenharia Elétrica e Sistemas Elétricos de Potência pela Universidade Federal do Ceará, com Especialização em Sistemas de Controle pelo Instituto Militar de Engenharia e Especialista em Sistemas Elétricos pela Universidade Federal de Itajubá. Possui também um MBA em Administração de Empresas e Desenvolvimento Gerencial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Com mais de 25 anos de experiência no setor de energia, iniciou sua trajetória como Operadora do Sistema em Furnas, passando à Operadora Nacional do Sistema Elétrico no ONS. Em 2011, assumiu a Gerência de Operações na State Grid e posteriormente como Gerente de Relacionamento Operacional na Neoenergia. Em sua mais recente posição atuou como Diretora de Operações na Evoltz Participações.

Dayron é graduado em engenharia elétrica e com especialização pela Universidade Pontifícia Bolivariana. Iniciou sua trajetória como Engenheiro de Desenho na Mejia Villegas S/A, assumindo em 2000 a posição de Engenheiro na Alston Transmissão. Posteriormente, iniciou suas atividades no Grupo ISA atuando diversas posições. Em 2008 assumiu a Gerência de Projetos, passando pela Gerência de Execução e Projetos em 2009. Em 2012 teve a oportunidade de atuar como Diretor de Projetos de Infraestrutura no Peru, pela PDI, empresa filial do Grupo, chegando em 2014 à posição de Diretor de Projetos Corporativo na ISA.

Silvia Diniz Wada é graduada em Economia pela Universidade São Paulo e com um MBA em Finanças pelo Ibmec. Atua há mais de 10 anos em áreas de Fusões e Aquisições, com passagens em empresas como Deloitte, Hirashima & Associados e Grupo EDP, onde atuou como Head of M&A e Diretora de Unidade de Negócios Solar e Serviços.

Conselho de Administração

Colombiano, nascido em 27 de janeiro de 1959. Administrador de empresas formado pela Universidade EAFIT – Medellín – Colômbia, com MBA em Negócios Internacionais e Finanças pela Universidade PACE em NY, onde recebeu honras por sua excelência acadêmica. Pós-graduado em Direito Financeiro Internacional pela London School of Economics. Foi presidente de importantes empresas de transporte aéreo como Avianca, Aces e VivaAir com presença na América Latina, incluindo Brasil, Estados Unidos e Europa, e de Puerto Brisa, megaprojeto portuário no norte da Colômbia. Anteriormente, ocupou cargos de alta responsabilidade internacional na Billiton Marketing and Trading, parte do Grupo Shell na Holanda, e no Banco Cafetero nos Estados Unidos, Panamá e Colômbia. Foi membro do Conselho de Administração da Financiera de Desarrollo Nacional (FDN), membro do Conselho da ODINSA, multilatina de infraestrutura rodoviária e aeroportuária e como agente estruturante de vários consórcios proponentes em processos licitatórios para concessões de aeroportos, rodovias e registro/banco de dados nacional do sistema de transporte colombiano. No setor de energia e infraestrutura de transmissão, como membro do Conselho de Administração da Ecopetrol. Além disso, foi parte do Conselho de Administração da companhia de água, limpeza e esgoto de Barranquilla, Triple A e Telecom. Fundador da VivaAir. Liderou empreendimento nos setores de transporte, logística, sistemas de coleta de transporte coletivo, sistema de gestão para empresas de transporte compartilhado, empresas da quarta revolução industrial e empreendimentos imobiliários para a classe média. A contribuição e a liderança de Posada nos conselhos de organizações sem fins lucrativos, bem como em comitês de apoio empresarial para governos internacionais, sindicatos e em câmaras de comércio em diversos países demonstra sua grande sensibilidade social, tema que sempre esteve na vanguarda de sua agenda empresarial. Foi convocado pelo governo colombiano como consultor externo sênior desde 2020. Foi reconhecido inúmeras vezes, como a Cruz de Boyacá de Colombia em 2002 (a maior honraria concedida na Colômbia a um cidadão), o E&Y Empreendedor Emergente do Ano em 2015, além de ter sido homenageado com prêmios e reconhecimentos ao melhor atendimento ao cliente em nível nacional e internacional por vários anos, juntamente com reconhecimentos e medalhas nacionais das forças militares colombianas pelo apoio do setor privado.

Uruguaio, nascido em 10 de janeiro de 1958. Formado em economia. Gustavo Marin é Vice-presidente executivo da First Data Corporation (FDC), que atua em sistemas de pagamentos e presidente do comitê de administração na América Latina (desde fevereiro de 2015). O Sr. Marin é membro do conselho do Santander Asset Management UK (SAM UK), Companhia controladora do SAM Group, controlado pelo Grupo Banco Santander e patrocinadores financeiros como Warburg Pincus e General Atlantic. Além disso, é presidente do comitê de auditoria da SAM UK. O Sr. Marin foi Presidente do Citibank, empresa do setor bancário, no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai até julho de 2012. Foi nomeado CEO do Citibank no Brasil em 2001, responsável por todos os segmentos de negócios no país. Foi convidado pelo governo brasileiro para ser membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), corpo consultivo da Presidência da República durante o primeiro mandato do Presidente Luis Inácio Lula da Silva (2002 – 2006). É também membro do Conselho de Administração da Companhia.

Colombiano, nascido em 30 de julho de 1956. Engenheiro eletricista formado pela Universidade Nacional de Colômbia, com Especialização em Gerência de la Calidad pela Universidad EAFIT e Máster of Science em Investigación Operacional pela Universidad de Strathclyde, Escócia - UK em 1987. Foi Gerente de estratégia Corporativa na ISA – Interconexión Eléctrica S.A.E.S.P., onde coordenou as atividades estratégicas em termos e posicionamento, crescimento e novos negócios. Foi Diretor Presidente da Companhia de 2009 a novembro de 2013. Desde novembro de 2013, é Vice-Presidente Técnico Transporte de Energía e responsável pelas áreas Corporativas de Proyectos, Operaciones, Ingeniería y Aprovisionamento da Interconexión Electrica S.A. (ISA), holding controladora da Companhia. Atualmente, é também membro do Conselho de Administração da Companhia, Transelca S.A.E.S.P., transmissora de energia, Intercolombia S.A.E.S.P., Red de Energía del Peru S.A, Consorcio Transmantaro S.A., ISA Perú S.A., Interchile S.A., Isa Capital do Brasil S.A. e Interconexión Eléctrica Colombia-Panamá, S.A., empresa binacional construtora e operadora da conexão de rede elétrica entre Panamá e Colômbia. Em 2021, César obteve o certificado Internacional de Conselheiro de Administração, outorgado pelo Institute of Directors of London (UK).

Colombiano, palestrante internacional e consultor do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional sobre questões de gestão da dívida pública, finanças climáticas e desenvolvimento dos mercados de capitais em mercados emergentes. Também é membro do conselho de administração de empresas de transmissão de energia elétrica no Brasil, Colômbia e Peru. César foi Diretor-Geral do Crédito Público e Tesoureiro Nacional do Ministério das Finanças da Colômbia de novembro de 2018 a agosto de 2022. Entre 2015-2018, foi Economista-Chefe para a América Latina no Departamento de Pesquisa Econômica Global e Mercados Emergentes no Deutsche Bank em Nova York. De 2011 a 2015, atuou como Diretor do Notações de Risco de Crédito Soberano na América Latina de Fitch Ratings em Nova York. Entre 2009-2011, trabalhou como Investigador no Departamento de Política Mercado Monetário e de Capitais do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Washington, DC. De 2001 a 2006, atuou como Especialista de Programas na Secretaria de Assuntos Políticos da a Organização dos Estados Americanos (OEA) em Washington, D.C. É Mestre em Administração Pública com ênfase em Finanças Internacionais e Análise Macroeconômica Avançada pela School of International and Public Affairs da Universidade de Columbia em Nova York. É profissional em Relações Governamentais e Internacionais pela Universidade Externado de Colômbia.

Colombiano, engenheiro eletricista formado pelo Instituto Politécnico da Bielorrússia, com Mestrado em Engenharia pelo mesmo Instituto e Mestrado em Administração pela EAFIT University. Está ligado à Interconexión Eléctrica SA ESP – ISA desde 1998 e, desde 2019, é responsável pelo negócio de Transmissão de Energia da ISA no Chile. Já atuando como Gerente Geral da ISA INTERCHILE, contribuiu para o fortalecimento da presença da ISA no país do sul, garantindo operações e promovendo o crescimento sustentável. Anteriormente, atuou como Diretor de Operações Corporativas na ISA, cargo pelo qual foi responsável na articulação das operações da rede de transmissão de energia da ISA na América Latina. Em sua experiência de 25 anos na ISA, também destaca sua jornada por todos os níveis do negócio de Transmissão de Energia em sua atuação como Engenheiro de Operação, Diretor de Operação, Diretor de Manutenção, Gerente Adjunto de Manutenção e Gerente Assistente Técnico.

Colombiano, formado em economia pela Western Sydney University (Austrália), em administração de empresas pelo CESA (Colômbia) e estudou gestão sênior e liderança (Advanced Management Program) na Harvard Business School (EUA), possui 22 anos de experiência em finanças corporativas, banco de investimento, desenvolvimento corporativo e estruturação de projetos de infraestrutura, com ampla experiência em cargos de gestão e conselhos de administração em empresas de energia e infraestrutura listadas e privadas na América Latina (transmissão de energia, rodovias, transporte de massa, infraestrutura digital e outros serviços públicos). Desde janeiro de 2023 lidera a Vice-Presidência Financeira da Interconexión Eléctrica SA ESP – ISA. Ingressou na empresa em 2018, como Vice-Presidente de Crescimento e Desenvolvimento de Negócios, onde liderou o processo de crescimento e alianças estratégicas em todos os setores e geografias. Durante seu mandato, a ISA garantiu investimentos de quase US$ 4,6 bilhões em mais de 30 ativos e projetos de transporte de energia, incluindo concessões rodoviárias e infraestrutura digital. Antes de ingressar na ISA, foi Gerente Executivo e de Estruturação Financeira da Empresa Metro de Bogotá, uma empresa de propriedade da Nação da Colômbia e da cidade de Bogotá, criada para estruturar e desenvolver a Primeira Linha do projeto do Metrô de Bogotá (atualmente em construção, com um CAPEX estimado em US$ 4,3 bilhões). Começou sua carreira em banco de investimento na Rothschild (4 anos) e na Ágora (12 anos), uma boutique de banco de investimento que ele co-fundou em 2005.

Colombiano, engenheiro civil formado pela Universidade Nacional da Colômbia e possui MBA pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Possui dois mestrados, em engenharia civil com ênfase em gestão de construção e em administração com ênfase em finanças, ambos pela Universidad de los Andes. Está ligado à Interconexión Eléctrica SA ESP – ISA desde 1 de fevereiro de 2023. Possui mais de 19 anos de experiência em cargos de liderança e foi membro de conselhos de administração em diferentes empresas do setor de mineração de energia. Atuou como gerente corporativo de Planejamento Financeiro e Desempenho da Vice-Presidência Corporativa de Finanças da Ecopetrol, empresa na qual atua há mais de 17 anos nas áreas técnica, financeira e de projetos. Em sua última função, liderou os processos corporativos de alocação de portfólio e capital, planejamento financeiro, desempenho do negócio e projeção de preços e taxas, além da construção do plano de negócios de médio prazo do Grupo Ecopetrol.

Brasileiro, engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1999, com especialização em Finanças (2000), pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese/UFSC), MBA em Finanças Corporativas (2003), pelo Ibmec, e participação no General Management Programme (2014), no CEDEP/Insead (França). Iniciou carreira profissional em Florianópolis na Gerasul/Tractebel (atualmente Engie), em 2000, e seguiu sua trajetória na Engie de 2006 a 2014 onde ocupou posições de desenvolvimento de negócios, analista financeiro, Head de estratégia e CFO nas localidades de Dubai, Rio de Janeiro, Panama e Índia. Em 2015, passou a trabalhar no headquarter da Engie em Paris, chegando à posição de Global Head of M&A, em 2018. Assumiu a Diretoria de Estratégia de Negócios e Participações da Eletrobras em dezembro de 2022.

Representante dos empregados, eleito em votação em separado e indicado para representar os empregados no Conselho de Administração. Brasileiro, nascido em 09 de novembro de 1965, engenheiro eletricista formado pela Universidade Paulista em 2014, pós-graduado em engenharia de segurança do trabalho pela Universidade Candido Mendes, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Bauru em 1995, advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil - seção São Paulo, pós-graduado em Direito Previdenciário pela Universidade Candido Mendes, tecnólogo mecânico pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp em 1989. É membro do Conselho Fiscal desde 2018 na Vivest (Fundação CESP) e foi conselheiro deliberativo de 2009 a 2018. Foi conselheiro de administração da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários das Empresas de Energia Elétrica do Estado de São Paulo de 2000 a 2011 e conselheiro fiscal de 1999 a 2000. Desde 2018, é membro do Conselho de Administração da ISA CTEEP.

Conselho Fiscal

Brasileiro, professor assistente sênior da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV) e professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FAF/UERJ). Doutor em Ciências Contábeis pela FEA/USP (2005), Mestre em Ciências Contábeis pela FAF/UERJ (2001), graduado em Ciências Contábeis (1998) e em Direito (1998). É Sócio da Szuster Cardoso Serviços Contábeis. Consultor e parecerista de empresas em IFRS/CPC e de governos em IPSAS/MCASP. Consultor independente do Banco Mundial. Presidente do Conselho Fiscal da ISA CTEEP. Membro do Conselho Fiscal do MAM-RJ. Membro suplente do Conselho Fiscal da WWF-Brasil. Membro da Comissão de Auditoria e Normas Contábeis da Associação Brasileira das Companhias Abertas (CANC-ABRASCA). Em 2010 atuou como Academic Fellow da International Financial Reporting Standards Foundation (IFRS Foundation), em Londres. Em 2011 atuou como membro do comitê Risk&Quality da PWC-Brasil. Em 2012 atuou como consultor independente do World Bank, para elaboração do Report on the Observance of Standards and Codes in Accounting and Auditing (ROSC-A&A). Entre 2010 e 2013 assessorou o Conselho Federal de Contabilidade, colaborando diretamente em diversos grupos de trabalho, entre eles: revisão técnica da tradução das IPSASs Handbook 2010, disseminação do CPC PME, disseminação dos IFRSs, constituição do GLASS. Interesse de pesquisa em Regulação, Julgamento Profissional e Análise de Dados aplicada à Contabilidade, tanto no setor público quanto no empresarial.

Português, contador formado em 1977 e administrador de empresas formado em 1975 pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Júnior (atual Mackenzie– RJ). Fundador e Diretor‐Presidente da Domingues e Pinho Contadores, desde 1984; Fundador e Conselheiro do GBrasil – Grupo Brasil de Empresas de Contabilidade, desde 1996; Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro (2018 a 2022); Conselheiro Fiscal da CTEEP ‐ Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (2006 a 2022); Presidente do Conselho Fiscal da TAESA – Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. (2017 a 2022); Presidente do Conselho Fiscal da FOSB – Fundação Orquesta Sinfônica Brasileira (2019 a 2022); Conselheiro Fiscal da AAJB – Associação de Amigos do Jardim Botânico (2018 a 2023); Conselheiro Suplente do CRC‐RJ (2014 a 2025); e Membro do Conselho Consultivo do SESCON‐RJ (2017 a 2022). Foi Presidente do Conselho de Administração da Cromos S.A. Tintas Gráficas (1999 a 2000); Conselheiro Fiscal da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. (2000 a 2001); e Conselheiro Fiscal da TBG – Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia‐Brasil S/A. ‐ Grupo Petrobrás (2007 a 2012).

Brasileira, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP e em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. Atuou nas empresas de auditoria independente Arthur Andersen, Deloitte e EY entre 1996 e 2010 e foi gerente de auditoria interna na Confab, companhia aberta brasileira controlada pelo grupo ítalo-argentino Techint/Tenaris. Foi sócia da Hirashima & Associados, onde liderou serviços de consultoria contábil e financeira e atuou como consultora da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - FIPECAFI. De julho de 2014 a agosto de 2017, ocupou a posição de controller em empresas de geração de energia elétrica. Foi presidente do Comitê de Auditoria da Caixa Econômica Federal e, atualmente, é membro do conselho de administração do BRB - Banco de Brasília e de conselhos fiscais e comitês de auditoria de companhias abertas e fechadas.

Brasileiro, graduado em Economia pela UFRJ em 2005, Mestre em Economia pelo IE-UFRJ, em 2009, possui MBA em Finanças pela COPPEAD, em 2011. Atuou área comercial para venda de equipamentos médicos na Siemens Healthiners Brasil no período de 2003-2005. Bolsista de grupo de pesquisa em energia do IE-UFRJ. Atualmente atua como Superintendente de Finanças Corporativas-DFF, nas Centrais Elétricas Brasileiras S.A.

Brasileira, profissional atuante há 11 anos de na área de relações com investidores da Eletrobras, área essa com reconhecimento conforme ranking Institutional Investor de 2021. Atuação na Elaboração dos Relatórios Financeiros conforme regulação CVM e SEC (NYSE). Participação ativa no follow-on realizado pela Eletrobras em 2022, o qual acarretou a desestatização da empresa para uma corporação de capital pulverizado.

Brasileiro, Contador. Mestre e Doutor em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Pós-Doutor em Contabilidade pela University of Illinois at Urbana-Champaign. Professor Titular da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FACC/UFRJ). É membro do subcomitê de políticas contábeis, tributos e demonstrações financeiras do comitê de auditoria da Gol Linhas Aéreas e é membro do Advisory Board do Applied Research Center in Accounting and Analytics (ARC-A&A) da Fundação Getulio Vargas. Natan é sócio da SzusterCardoso. Atualmente, é suplente do Conselho Fiscal da Companhia.

Brasileira, contadora, pós‐graduada em Ciências Contábeis pela FGV; Formada em LLM ‐ Direito Societário pelo IBMEC; Sócia Diretora da Domingues e Pinho Contadores; Diretora Financeira da Câmara de Comércio Americana no Rio de Janeiro; Membro do Conselho Fiscal da Escola Alemã Corcovado e Membro do Conselho Fiscal da FOSB – Fundação Orquesta Sinfônica Brasileira. Foi membro do Conselho Fiscal da TBG – Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia‐Brasil S.A. (2012 a 2019).

Brasileira, Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Direito das Relações de Consumo e Mestre em Direito pela mesma Instituição e com MBA em Gestao de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Foi Diretora Jurídica do Grupo Pão de Açúcar entre 2005 e 2014. Exerceu o cargo de Diretora Jurídica e de Licenciamento do Grupo Carrefour Brasil entre 2014 e 2018. Foi Diretora Jurídica, de Compliance e Relações governamentais do Grupo Lala nos anos de 2018 e 2019. Nos anos de 2019 a 2021 exerceu o cargo de Diretora Jurídica, Gestão de Riscos e Compliance, Relações Governamentais e DPO na Via Varejo S.A. Atuou como Secretária do Conselho de Administração do Grupo Carrefour Brasil e da Via Varejo S.A e atualmente foi eleita Conselheira Fiscal Suplente da Tecnisa S.A e Diretora Executiva do Instituto Mulheres do Varejo.

Brasileiro, graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Maranhão. Possui ainda MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e atualmente cursa o mestrado em Economia e Finanças também pela Fundação Getúlio Vargas. É funcionário da Eletrobras desde o ano de 2006, tendo atuado a partir de 2014 na Diretoria Financeira da Companhia, com passagens pela Divisão de Análise de Risco e Rentabilidade, Departamento de Planejamento Econômico-Financeiro, sendo que desde 2019 é o gerente do Departamento de Captação, Garantias e Dívidas da Eletrobras Holding.

Brasileiro, economista formado pela Universidade Federal Fluminense com pós-graduação em economia da energia pela COPPEAD. Conselheiro Fiscal em empresas do setor elétrico como Eólicas Chapada do Piauí, CELGPAR e Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear. diversos cursos de contabilidade societária e contabilidade voltada para empresas do setor elétrico. 16 anos como empregado da Eletrobras, sendo dois anos e meio como gerente de relatórios da área de Relações com Investidores. Atualmente analista do departamento de análise econômico-financeira da área de planejamento.

Comitê de Auditoria e Riscos

Colombiano, palestrante internacional e consultor do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional sobre questões de gestão da dívida pública, finanças climáticas e desenvolvimento dos mercados de capitais em mercados emergentes. Também é membro do conselho de administração de empresas de transmissão de energia elétrica no Brasil, Colômbia e Peru. César foi Diretor-Geral do Crédito Público e Tesoureiro Nacional do Ministério das Finanças da Colômbia de novembro de 2018 a agosto de 2022. Entre 2015-2018, foi Economista-Chefe para a América Latina no Departamento de Pesquisa Econômica Global e Mercados Emergentes no Deutsche Bank em Nova York. De 2011 a 2015, atuou como Diretor do Notações de Risco de Crédito Soberano na América Latina de Fitch Ratings em Nova York. Entre 2009-2011, trabalhou como Investigador no Departamento de Política Mercado Monetário e de Capitais do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Washington, DC. De 2001 a 2006, atuou como Especialista de Programas na Secretaria de Assuntos Políticos da a Organização dos Estados Americanos (OEA) em Washington, D.C. É Mestre em Administração Pública com ênfase em Finanças Internacionais e Análise Macroeconômica Avançada pela School of International and Public Affairs da Universidade de Columbia em Nova York. É profissional em Relações Governamentais e Internacionais pela Universidade Externado de Colômbia.

Colombiano, formado em economia pela Western Sydney University (Austrália), em administração de empresas pelo CESA (Colômbia) e estudou gestão sênior e liderança (Advanced Management Program) na Harvard Business School (EUA), possui 22 anos de experiência em finanças corporativas, banco de investimento, desenvolvimento corporativo e estruturação de projetos de infraestrutura, com ampla experiência em cargos de gestão e conselhos de administração em empresas de energia e infraestrutura listadas e privadas na América Latina (transmissão de energia, rodovias, transporte de massa, infraestrutura digital e outros serviços públicos). Desde janeiro de 2023 lidera a Vice-Presidência Financeira da Interconexión Eléctrica SA ESP – ISA. Ingressou na empresa em 2018, como Vice-Presidente de Crescimento e Desenvolvimento de Negócios, onde liderou o processo de crescimento e alianças estratégicas em todos os setores e geografias. Durante seu mandato, a ISA garantiu investimentos de quase US$ 4,6 bilhões em mais de 30 ativos e projetos de transporte de energia, incluindo concessões rodoviárias e infraestrutura digital. Antes de ingressar na ISA, foi Gerente Executivo e de Estruturação Financeira da Empresa Metro de Bogotá, uma empresa de propriedade da Nação da Colômbia e da cidade de Bogotá, criada para estruturar e desenvolver a Primeira Linha do projeto do Metrô de Bogotá (atualmente em construção, com um CAPEX estimado em US$ 4,3 bilhões). Começou sua carreira em banco de investimento na Rothschild (4 anos) e na Ágora (12 anos), uma boutique de banco de investimento que ele co-fundou em 2005.

Colombiano, Vice-Presidente de Transmissão de Energia da Interconexión Eléctrica SA ESP – ISA, desde 2014. Desenvolveu uma carreira de mais de 40 anos na ISA, ocupando diversos cargos em diferentes áreas de atuação da empresa. O cargo anteriormente ocupado era o de presidente da CTEEP - Companhia de Transmissão de Energia Eléctrica Paulista, subsidiária da ISA no Brasil. Atuou como membro dos Conselhos de Administração da CTEEP, ISA Capital e TAESA, no Brasil. Conselhos da ISA Peru, REP e Consórcio Transmantaro, no Peru, INTERCHILE, no Chile e nos Conselhos de Administração da TRANSELCA e INTERCOLOMBIA, na Colômbia. É Engenheiro Eletricista pela Universidade Nacional da Colômbia, Especialista em Gestão da Qualidade pela EAFIT University, Mestre em Pesquisa Operacional pela Universidade de Strathclyde e Certificado em Direção de Empresa, pelo Institute of Directors (IoD) London, Reino Unido.

Comitê de Talento Organizacional

Colombiano, nascido em 27 de janeiro de 1959. Administrador de empresas formado pela Universidade EAFIT – Medellín – Colômbia, com MBA em Negócios Internacionais e Finanças pela Universidade PACE em NY, onde recebeu honras por sua excelência acadêmica. Pós-graduado em Direito Financeiro Internacional pela London School of Economics. Foi presidente de importantes empresas de transporte aéreo como Avianca, Aces e VivaAir com presença na América Latina, incluindo Brasil, Estados Unidos e Europa, e de Puerto Brisa, megaprojeto portuário no norte da Colômbia. Anteriormente, ocupou cargos de alta responsabilidade internacional na Billiton Marketing and Trading, parte do Grupo Shell na Holanda, e no Banco Cafetero nos Estados Unidos, Panamá e Colômbia. Foi membro do Conselho de Administração da Financiera de Desarrollo Nacional (FDN), membro do Conselho da ODINSA, multilatina de infraestrutura rodoviária e aeroportuária e como agente estruturante de vários consórcios proponentes em processos licitatórios para concessões de aeroportos, rodovias e registro/banco de dados nacional do sistema de transporte colombiano. No setor de energia e infraestrutura de transmissão, como membro do Conselho de Administração da Ecopetrol. Além disso, foi parte do Conselho de Administração da companhia de água, limpeza e esgoto de Barranquilla, Triple A e Telecom. Fundador da VivaAir. Liderou empreendimento nos setores de transporte, logística, sistemas de coleta de transporte coletivo, sistema de gestão para empresas de transporte compartilhado, empresas da quarta revolução industrial e empreendimentos imobiliários para a classe média. A contribuição e a liderança de Posada nos conselhos de organizações sem fins lucrativos, bem como em comitês de apoio empresarial para governos internacionais, sindicatos e em câmaras de comércio em diversos países demonstra sua grande sensibilidade social, tema que sempre esteve na vanguarda de sua agenda empresarial. Foi convocado pelo governo colombiano como consultor externo sênior desde 2020. Foi reconhecido inúmeras vezes, como a Cruz de Boyacá de Colombia em 2002 (a maior honraria concedida na Colômbia a um cidadão), o E&Y Empreendedor Emergente do Ano em 2015, além de ter sido homenageado com prêmios e reconhecimentos ao melhor atendimento ao cliente em nível nacional e internacional por vários anos, juntamente com reconhecimentos e medalhas nacionais das forças militares colombianas pelo apoio do setor privado.

Colombiano, engenheiro eletricista formado pelo Instituto Politécnico da Bielorrússia, com Mestrado em Engenharia pelo mesmo Instituto e Mestrado em Administração pela EAFIT University. Está ligado à Interconexión Eléctrica SA ESP – ISA desde 1998 e, desde 2019, é responsável pelo negócio de Transmissão de Energia da ISA no Chile. Já atuando como Gerente Geral da ISA INTERCHILE, contribuiu para o fortalecimento da presença da ISA no país do sul, garantindo operações e promovendo o crescimento sustentável. Anteriormente, atuou como Diretor de Operações Corporativas na ISA, cargo pelo qual foi responsável na articulação das operações da rede de transmissão de energia da ISA na América Latina. Em sua experiência de 25 anos na ISA, também destaca sua jornada por todos os níveis do negócio de Transmissão de Energia em sua atuação como Engenheiro de Operação, Diretor de Operação, Diretor de Manutenção, Gerente Adjunto de Manutenção e Gerente Assistente Técnico.

Entrou para a Empresa em 10 de janeiro de 2017 Membro ativo da Comissão de Educação Pro Antioquia. Ex-advogado especializado em direito empresarial, com ampla experiência e conhecimento de gestão de talentos. Graduado de um Programa Avançado em Gestão, liderou com sucesso temas como relações individuais e coletivas, negociações com sindicatos, desenvolvimento de lideranças e talentos críticos de alto nível, desenvolvimento da cultura organizacional e gestão da mudança, procurando constantemente contribuir para o crescimento e o desenvolvimento rentáveis e para a consolidação de excelentes locais de trabalho. Foi Diretor de Gestão de Talentos da ISA de 2006 a 2008. Uniu-se, então, à Sumicol, onde foi por 8 anos Gerente de Recursos Humanos.

Comitê de Governança Corporativa, Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação (ASGTI)

Atualizado em 25 de abril de 2023.