ESG

Painel ESG: nossos destaques nos aspectos ambientais, sociais e de governança

Na ISA CTEEP, entendemos a sustentabilidade como uma forma de atuar

Estamos cientes dos desafios ambientais do planeta e das diferentes realidades sociais, por isso, seguimos focados na geração de valor sustentável para os nossos públicos de relacionamento.

Como parte de nossa Estratégia 2030, contamos com um modelo de gestão socioambiental, voltado para a geração de valor sustentável por meio de diversos programas e linhas de investimento com foco no atendimento às necessidades das comunidades e como ator corporativo comprometido com a mitigação das mudanças climáticas.

Nosso Manifesto

Conheça a estratégia ISA 2030

Conheça nosso Relatório Anual de Sustentabilidade

AÇÕES QUE NOS MOVEM

AMBIENTAL

ver mais

SOCIAL

ver mais

GOVERNANÇA

ver mais


ESG EM NÚMEROS

Veja os dados mais relevantes dos nossos indicadores de sustentabilidade:

BAIXE OS INDICADORES CLICANDO AQUI

AMBIENTAL

Temos a missão de deixar um legado para futuras gerações

Por isso, contribuímos de forma proativa para a redução dos impactos ambientais de nossos projetos e trabalhamos pela mitigação das mudanças do clima, proteção e conservação dos ecossistemas e de sua biodiversidade.

Desde 2019, somos carbono neutro, reduzindo continuamente nossas emissões e efetuando a compensação total das emissões Escopo 1 e 2 (exceto perdas de transmissão).

Nossas linhas de transmissão e os projetos em construção são fundamentais para o escoamento da energia elétrica entre geração e consumo. Além disso, nossos ativos permitem o crescimento das fontes de geração de energia renovável, resultando também na redução da geração de gases de efeito estufa (GEE). Assim, na medida em que aceleramos o acesso à energia, conectamos fontes renováveis ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Por meio de nossas ações, entre 2017 e 2021 alcançamos uma redução de 14% na quantidade de emissões de SF6. No período, incorporamos uma máquina de regeneração de gás SF6 on-line em subestações blindadas, o que, além de reduzir ainda mais as emissões, contribui com a redução da indisponibilidade e maior controle da performance dos ativos. Também contamos com câmeras para detecção de vazamento de SF6, que atendem as subestações da companhia, diminuindo o tempo de resposta nas intervenções de vazamentos.

Ainda, a empresa passou a incorporar a meta de redução das emissões de CO2 atrelada à remuneração variável de seus executivos, incluindo redução do consumo de água, energia, resíduos e gás SF6.

Gerenciamos a biodiversidade de forma abrangente no ciclo de vida de nossos projetos, articulando ações com cada um dos atores internos e externos que nos permitem responder com responsabilidade aos impactos causados por nossas operações, bem como fortalecer as estratégias de conservação nos níveis regional e nacional:

Compensamos nossas emissões do ano de 2021 (Escopo 1 e 2, exceto perdas de transmissão) com a aquisição de 21.000 créditos de carbono advindos do Projeto de Conservação Florestal Envira Amazônia, certificado por VCS e CCB-Biodiversity Gold; CCB-Climate Gold; CCB-Community Gold; CCB-Gold (Verra).

Com o objetivo de identificar as melhores alternativas de ocupações sustentáveis e seguras nas áreas próximas às linhas de transmissão, desenvolvemos o “Projeto Gestão Sustentável de Faixas”, um sistema de gestão digital em nossas faixas de servidão com uma plataforma baseada em um sistema de georreferenciamento e algoritmos para previsão de risco de invasão de faixas, utilizando metodologias de geoestatística adaptadas para o sensoriamento remoto, monitoramento e mapeamento das condições das faixas. O sistema representa um avanço para a transformação digital de nossas atividades de inspeção patrimonial.

Utilização de drones na inspeção de ativos e construção de novas linhas de transmissão para o lançamento de cabos, reduzindo a necessidade de podas e derrubadas de árvores.

Construímos relações éticas, transparentes, confiáveis e corresponsáveis. Somos atores presentes e relevantes nos processos, além de compensarmos os impactos da nossa operação:

Drones
A partir do desenvolvimento de nossos programas, intensificamos o uso de drones nas atividades, otimizando a inspeção dos ativos, das faixas e das subestações, com mais eficiência, segurança e ganhos ambientais, decorrentes tanto de menos deslocamento quanto da menor necessidade de supressão vegetal. A tecnologia de lançamento de cabos aumenta significativamente a precisão sobre a necessidade de podas ao permitir uma fotografia exata da interferência efetivamente imprescindível em alta vegetação. Assim, pelo menor impacto no meio ambiente, o uso de drones pode dispensar ou agilizar a etapa de licenciamento ambiental.

Veículos elétricos
Desenvolvemos o projeto piloto para a troca de, aproximadamente, 40 veículos leves da frota administrativa da empresa para carros elétricos, em linha com a meta de reduzir dois milhões de toneladas de CO2 e potenciais no planeta até 2030. A companhia adquiriu em agosto de 2021 o primeiro veículo elétrico, um IEV20, da Jac Motors, que será utilizado para deslocamentos de colaboradores.

Títulos verdes
Somos a primeira empresa de transmissão de energia a captar títulos verdes “Green Bonds” e, até 2021, emitimos, aproximadamente, R$ 3,4 bilhões em 5 captações. Os Green Bond Principles (GBP) são diretrizes de caráter voluntário para emissão de títulos verdes, desenvolvidos por um comitê de emissores, investidores e outros participantes do mercado de títulos verdes. Clique aqui e conheça mais.

Selo ouro
Obtivemos, por dois anos consecutivos, o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol (ano base 2019 e 2020) em nosso inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). O reconhecimento é concedido às Companhias de todo o Brasil que demonstram o atendimento a todos os critérios de transparência na publicação de seus dados de emissões e os submetem à verificação de terceira parte (nosso inventário é assegurado pela PwC). Clique aqui e conheça mais.


CONEXÃO JAGUAR: nosso programa bandeira de sustentabilidade



O principal programa de sustentabilidade e proteção à biodiversidade, o Conexão Jaguar foi eleito em 2020 o melhor programa corporativo de compensação de emissões pelo ranking Environmental Finance Awards. Por meio dele, o Grupo ISA e suas empresas endossam o compromisso com o desenvolvimento sustentável dos negócios, contribuindo com grandes causas mundiais, que incluem o cumprimento da Convenção Sobre Diversidade Biológica (CDB) e os compromissos firmados pelos países na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26).

Iniciada em 2017, a iniciativa engloba a implementação de projetos florestais de redução de emissões de Gases do Efeito Estufa, em áreas prioritárias para a proteção, recuperação e conexão do habitat e corredores do Jaguar (onça-pintada, em espanhol) em territórios onde a ISA está presente.


O primeiro projeto do Programa Conexão Jaguar no Brasil tem 76 mil hectares e fica localizado na Serra do Amolar, no Pantanal, desenvolvido em parceria com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP).

ALIADOS ESTRATÉGICOS:

Com nosso programa Conexão Jaguar, desenvolvido a partir de uma aliança técnica com os aliados técnicos Pantera e South Pole, apoiamos projetos florestais na América Latina que envolvam também as comunidades dos territórios de influência.

O Programa Conexão Jaguar foi considerado o melhor programa corporativo de compensação de emissões pelo ranking Environmental Finance Awards em 2020.

Grupo ISA ISA CTEEP
432.200 hectares de florestas protegidas e fontes de água. 141 mil hectares de florestas protegidas e fontes de água.
Potencial de redução de mais de 6 milhões de toneladas de CO2 entre os projetos florestais apoiados na América Latina. Potencial de redução de 120 mil toneladas de CO2 no projeto Serra do Amolar, no Pantanal, nos próximos 10 anos.

SAIBA MAIS NO SITE

SOCIAL

Focamos cada decisão e projeto no fortalecimento das comunidades, por meio da transferência de capacidades, apoio aos fornecedores e trabalhadores locais, promoção da inclusão, participação e construção de pactos, e visões compartilhadas de futuro.

O investimento social se tornou um insumo fundamental para a sustentabilidade e a viabilidade dos negócios.

Dentro do âmbito de diversidade e inclusão, somos a empresa do setor elétrico brasileiro com a maior participação de mulheres em cargos de diretoria executiva.

Para a convivência pacífica e sustentável entre os nossos ativos, a comunidade do entorno e o meio ambiente, buscamos desde a elaboração de nossos projetos causar a menor interferência possível nas residências, estabelecimentos comerciais e na vegetação. Investimos ainda em soluções tecnológicas para minimizar a área construída de nossas instalações, como as subestações digitais, e estudamos o desenvolvimento de inovações por meio de projetos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Mantemos também relacionamentos estreitos com Secretarias de Habitação, de forma a buscar conjuntamente meios de desocupações voluntárias, independentemente de eventuais ações judiciais de reintegração de posse.

Aqui na ISA CTEEP, o cuidado com todas as pessoas que colaboraram conosco é um valor inegociável. Por meio do programa “Conectados com a vida” — uma inciativa que nos direciona às melhores práticas com foco na cultura de acidente zero — lançamos as nossas “8 Regras de Ouro”, orientações que permeiam todas as nossas ações de modo a garantir que todos possam voltar para as suas casas e famílias da mesma maneira como saíram: em segurança.

Para a ISA CTEEP, a Saúde e Segurança são valores inegociáveis.

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Assista ao vídeo das Regras de Ouro de Segurança

1. Análise preliminar de risco.

Só executo atividades após realizar a APR e implementar as Medidas de Controle.

2. Ferramentas e equipamentos de proteção.

Inspeciono os EPI’s e os EPC’s antes de utilizá-los.
Sempre utilizo os EPI’s e EPC’s definidos para as atividades.
Utilizo instrumentos e equipamentos calibrados e testados.

3. Sou responsável pela segurança de todos.

4. Segurança em serviços com eletricidade.

Somente inicio as atividades em instalações elétricas após autorização.
Inspeciono bloqueios, sinalizações e delimitações para trabalho em instalações elétricas.
Acesso as partes ativas após a detecção de ausência de tensão e o aterramento.

5. Trabalho em altura.

Realizo as atividades acima de dois metros de altura devidamente ancorado.
Utilizo equipamentos e sistema antiquedas inspecionados e autorizados.

6. Cuidado com espaços confinados e escavações.

Acesso espaços confinados com apoio do vigia e verificação da atmosfera.
Somente acesso escavações que possuem escoramento ou declividade conforme projeto.

7. Içamento e movimentação de cargas.

Garanto que nenhuma pessoa se aproxime de cargas suspensas.
Utilizo cintas compatíveis com o peso da carga a ser movimentada.
Realizo inspeção dos equipamentos de carga e acessórios antes da utilização.

8. Condução segura de veículos.

Nunca utilizo celulares enquanto dirijo.
Sempre uso o cinto de segurança, mesmo como passageiro.
Realizo a inspeção veicular antes de utilizar os veículos.

Conexões para o desenvolvimento

Este programa é o resultado do esforço que temos feito há anos em torno do investimento social, pois capitaliza as lições que aprendemos e nos permite contribuir com as gerações presentes e futuras, para fortalecer as capacidades das comunidades em que operamos a partir de três componentes:

Escola
Melhorar o acesso e a qualidade da educação pública.
ambientes
Fortalecer famílias e comunidades, a partir de suas capacidades de convivência e produtividade.
territórios
Fortalecer as instituições para alcançar uma sociedade participativa e inclusiva.

Todos somos um

Da solidariedade e empatia, unimo-nos como uma família para ajudar a mitigar os impactos da COVID-19 na América Latina. Este é o resultado de um trabalho engajado, corresponsável e determinado de aliança universidade-empresa-Estado.

#Todossomosum

Atuação da ISA CTEEP frente à COVID-19

Em 2020, realizamos a doação de R$ 1,5 milhão para a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), para aquisição e fabricação de testes rápidos de COVID-19, em parceria com outras empresas do setor elétrico, somando arrecadação de R$ 9 milhões.

Em outubro do ano passado, destinamos mais de R$ 3 milhões para a construção do Centro Multipropósito de Produção de Vacinas, do Instituto Butantan. O local terá capacidade para a produção de 100 milhões de doses por ano da Coronavac e servirá também como reforço para a produção de outras vacinas. Além destes valores, os nossos colaboradores foram convidados a fazer novas doações, que totalizaram R$ 39.165,00, sendo que, para cada R$ 1,00 doado, somamos mais R$ 4,00, fazendo com que esse montante alcançasse R$ 156.660,00, os quais também foram destinados integralmente para o Centro Multipropósito de Produção de Vacinas.

Clique no nome do projeto e saiba mais.

Lei de Incentivo à Cultura

Virada Sustentável 2021
Abaré EmCena
Para Sempre Meio Ambiente
Balaio Encantado da Amazônia
Caminhão ODS
■ ODS nas Escolas
Jaguar Parade
■ Memorial Mata Ciliar - Museu Do Meio Ambiente
Exposição Integra
■ Emcena Brasil
■ Abaré In Concert

Fundo da Infância e Adolescência

■ Parceria pela Educação
■ Atividades Multissetoriais para o Desenvolvimento Integral – Fundação Julita

Pronon - Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica

■ Medicina de precisão aplicada ao câncer infanto-juvenil

Lei de Incentivo ao Esporte

Formação de Professores da Rede Pública
■ Xadrez Mentes Brilhantes
Campeões da vida, do Instituto Guga Kuerten

Fundo do Idoso

Empreendedorismo na Melhor Idade
■ Saúde e Bem-estar com Sustentabilidade
Escola da Maturidade
■ Depende de Nós

GOVERNANÇA

Desenvolvemos nossos negócios com base na excelência técnica, na prestação eficiente de serviços, na criação de valor sustentável para nossas partes interessadas e sociedade em geral – alavancado pela inovação e transformação digital e apoiado pelas melhores práticas de governança corporativa e ética. Mantemos a participação estratégica em diversas associações, destacando, dentre elas, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e a Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca).

Para saber mais informações:

Acesse o Relatório Anual de Sustentabilidade 2021

Desde 2002, nossas ações são negociadas no Nível 1 de Governança Corporativa da B3, que reconhece a adoção voluntária de obrigações adicionais às exigidas pela Lei das Sociedades por Ações (Lei das S.A.). Também integram diversos índices, dentre eles, o Índice de Governança Corporativa (IGCT), em que estão listadas as empresas com padrões diferenciados de governança corporativa, e o Índice Brasil 100, que reúne as ações mais negociadas na B3.

Temos um modelo de Governança Corporativa estruturado e formalizado no Estatuto Social, responsável pelo alinhamento estratégico, diretrizes e acompanhamento da gestão, além da fiscalização contábil. A estrutura de governança possui definição clara dos papéis e responsabilidades dos Conselheiros e da Diretoria Executiva na formulação, aprovação e execução das diretrizes estratégicas e na condução dos negócios da organização. Estamos sempre na busca pelo aprimoramento contínuo de práticas de gestão, com foco em processos transparentes e adequados ao nosso mercado de atuação.

Nosso modelo de governança determina papéis bem definidos dos órgãos da administração, compostos por membros independentes, com experiência em suas áreas de atuação, comprometidos com a ética e o desenvolvimento sustentável dos negócios.

Conheça mais
Estrutura Corporativa
Estatuto Social
Código de Governança
Informe do Código de Governança Corporativa

Nossa busca constante por criação de valor sustentável envolve o compromisso com a adoção de uma conduta ética com todos os públicos de relacionamento – colaboradores, clientes, acionistas, fornecedores, Estado e sociedade – assim como o cumprimento das legislações aplicáveis às atividades. Para tal, garantimos que todos os nossos projetos sejam devidamente licenciados conforme as legislações vigentes e que nossos estudos ambientais estejam disponíveis para consulta nos órgãos ambientais competentes. Integramos ainda índices de mercado que reconhecem a manutenção de procedimentos e normas reconhecidos de compliance.

Nosso Código de Ética e Conduta, atualizado em 2019 e batizado de “Somos Éticos”, é o documento que materializa nossa filosofia corporativa, focada na ética empresarial, orientando para a adoção de comportamentos honestos, coerentes, idôneos e responsáveis.

Conheça mais
Código de Ética e Conduta
Código de Conduta para fornecedores

Nosso objetivo é garantir uma comunicação transparente e o aprimoramento constante das nossas relações com os Titulares de Dados Pessoais. Reforçando nosso respeito e mantendo a proteção adequada à privacidade de nossos acionistas, assim como demais informações pessoais tratadas por nós e nossas subsidiárias, divulgamos nosso Aviso de Privacidade para garantir a transparência no tratamento dos dados de nossos investidores. O documento sinaliza também o cumprimento legal da Lei Geral de Proteção de Dados.

Em 2020, lançamos o Portal de Ética e Compliance, para que, remotamente, nossos colaboradores possam acessar todo o material e a estrutura da área de compliance. Neste mesmo ano, alcançamos o treinamento de 100% de nossos colaboradores na temática.

Conheça mais
Aviso de Privacidade
Política Corporativa Anticorrupção
Regulamento Comitê de Auditoria

Somos signatários do Pacto Global desde 2011, e nossos compromissos são reforçados por nossa Estratégia 2030, que tem como foco a geração de valor sustentável, que reforça nosso compromisso com as dimensões ASG (Ambiental, Social e de Governança) e nos orienta no direcionamento de esforços para contribuirmos com o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Como mais um passo rumo à diversidade, para aumentar a participação no tema e para ampliar a contratação de pessoas com deficiência, aderimos ao Pacto Pela Inclusão da Empregabilidade de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, junto à Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS).

Com isso, a companhia assume cinco compromissos que deverão ser implementados na estratégia do seu Programa de Diversidade e Inclusão: comprometer a alta liderança com o respeito e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência; desenvolver políticas e procedimentos com vistas às ações afirmativas em todos os âmbitos da organização; promover cultura e ambiente inclusivos e acessíveis a todas as pessoas com deficiência; comunicar e educar sobre os direitos e os deveres das pessoas com deficiência, além de incluir a temática na estratégia da empresa.

Conheça mais
Prêmios e Reconhecimento
Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção
Plataforma de Transparência de Títulos Verdes

Nossos Compromissos




Compromisso com o desenvolvimento socioeconômico

Buscamos contribuir com o alcance dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), considerando prioritariamente seis deles, tendo as alianças e cooperações (ODS 17) como eixo transversal de sustentação.