CTEEP amplia Sistemas de Gestão Ambiental e Qualidade

A Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) obteve mais cinco de suas subestações certificadas pelas boas práticas em gestão ambiental. O reconhecimento, concedido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), permitiu à companhia encerrar 2009 com 63 subestações atestadas pela norma ABNT NBR ISO 14.001:2004. A meta da empresa é que o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) opere nas 105 subestações existentes até 2011.

Outra significativa conquista da CTEEP, somada à ampliação do SGA das subestações, foi a certificação ambiental da primeira linha de transmissão (LT) pela ISO 14001, a LT Araraquara – São Carlos (138 kV). Com 48,25 km, a linha possui 118 estruturas (torres) que atravessam os municípios de Araraquara, Ibaté e São Carlos em áreas predominantemente rurais. O resultado positivo permitirá ampliar o SGA para as mais de duzentas linhas de transmissão que a companhia possui. Para a operação do sistema da LT foram necessárias uma série de ações, entre elas estudo e identificação da documentação ao SGA, inclusive da legislação ambiental aplicável; entrevistas com a equipe de manutenção da LT (técnicos e engenheiros) e colaboradores envolvidos com a implantação do SGA; elaboração e revisão de documentos para compor o SGA da LT. Além disso, foram realizadas ações de sensibilização e treinamentos de capacitação; simulação do plano de preparação e resposta a emergências; apresentação do projeto e auditorias interna e de certificação (externa).

A certificação ambiental é uma das garantias de que as atividades realizadas reduzem significativamente os impactos ao meio ambiente e que as instalações cumprem todas as exigências legais, além de colocar a CTEEP entre as empresas sustentáveis do setor elétrico nacional.

A companhia recebeu também da consultoria BVC – Bureau Veritas Certification a certificação da Qualidade em 100% de seus processos nas áreas de Manutenção e Empreendimentos. A certificação pela norma ABNT NBR ISO 9001:2008 garante a eficiência, controle e padronização das atividades e, somada ao reconhecimento dos processos da área de Operação em 2008, consolida a gestão técnica da organização, que passa a ter um diferencial competitivo: três áreas estratégicas de extrema importância para os negócios da CTEEP com sistema de gestão da qualidade em operação e atestado.

"A utilização dos sistemas de gestão permite que a CTEEP seja reconhecida como empresa que busca adotar em seus negócios as melhores práticas de excelência empresarial", afirma André Sermarini, gerente do Departamento de Desenvolvimento Organizacional da CTEEP.

CTEEP – Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista
A CTEEP é uma companhia do Grupo Empresarial ISA, que detém mais de 37% do capital total e opera uma complexa rede de transmissão, por onde trafegam 30% da energia produzida no Brasil e 60% da eletricidade consumida no Sudeste do País. Seu sistema elétrico é composto por 12.271 km de linhas, 18.698 km de circuitos de transmissão e 105 subestações com capacidade de transformação de 43.223 MVA. Com uma extensa malha de linhas de transmissão e subestações em todo o estado de São Paulo, atende concessionárias de distribuição, consumidores de grande porte e ao exigente mercado brasileiro. Com as conquistas de novas concessões nos últimos leilões de transmissão, a CTEEP hoje está presente em doze estados brasileiros. Seu lucro líquido em 2009 foi de R$ 828 milhões.

Grupo Empresarial ISA
Atua nos setores elétricos e de telecomunicações. Maior transmissor de energia da América Latina, o grupo possui 37.629 quilômetros de circuito de alta tensão e mantém atividades de transporte e serviços associados, como a operação e administração dos mercados de energia. É formado pelas seguintes empresas no setor de eletricidade: ISA, Transelca, ISA Peru, Red de Energia del Peru, Consorcio TransMantaro, ISA Bolívia, XM – Compañia de Expertos em Mercados e CTEEP. Em telecomunicações, atua na Colômbia e Peru com a empresa Internexa.
 
Informações para Imprensa
CDI Comunicação Corporativa
www.cdicom.com.br- (55 11) 3817-7900
Mariana Bertolini – [email protected]- (55 11) 3817-7913
Mariangela Morenghi – [email protected]- (55 11) 3817-7946
Anaísa Silva – [email protected]- (55 11) 3817-7917


 

Voltar