ISA CTEEP apoia iniciativa da AISCE, em parceria com a Yunus, para promover investimento em negócio social no Brasil

São Paulo, 17 de agosto de 2021 - A Yunus Negócios Sociais, braço brasileiro da Yunus Social Business, empresa co-fundada pelo Prêmio Nobel da Paz Muhammad Yunus, e a Associação de Intercâmbio Sociocultural e Empresarial Brasil Colômbia (AISCE) se unem para o lançamento de uma parceria focada no apoio ao empreendedorismo social como forma de estreitar os laços de amizades entre os povos e ajudar a desenvolver negócios que ofereçam soluções para problemas comuns aos dois países e a toda a América Latina. 

Por meio da plataforma de financiamento coletivo da Yunus (yunusnegociossociais.inco.vc), o objetivo é levantar recursos em condições mais competitivas que as do mercado financeiro, que serão emprestados ao negócio social escolhido para que este consolide e expanda suas atividades. A AISCE entrará como financiadora âncora da campanha, oferecendo logo de início a quantia de R$ 200 mil. Em adição a estes recursos, qualquer pessoa física ou jurídica brasileira também poderá investir, emprestando recursos ao negócio selecionado e contribuindo na expansão das suas atividades. 

Para o investidor, além de fazer um empréstimo que visa garantir o retorno dos recursos corrigidos pela inflação (sujeito ao risco de crédito do tomador dos recursos), ele contribui para a geração de impacto social ou ambiental positivo. Para o empreendedor, além de ter acesso a um capital em condições melhores do que as do mercado financeiro, haverá acesso a toda uma rede de mentores tanto da Yunus como dos executivos das empresas associadas à AISCE – ISA CTEEP, Ecopetrol, Gebras e Grupo Sura. 

“Vimos com grande alegria o interesse da AISCE em se juntar aos esforços da Yunus no fomento aos negócios sociais. Brasil e Colômbia, assim como os demais países latino-americanos, têm problemas socioambientais comuns, e apoiar negócios que combatam esses problemas certamente estreita os laços de amizade e compreensão entre os povos. Esperamos que este seja apenas o piloto e que, na próxima vez, apoiemos um negócio colombiano que tenha planos de expansão internacional. O fato da Yunus estar também presente na Colômbia certamente ajudará nisso”, diz Luciano Gurgel, Diretor de Investimentos da Yunus Negócios Sociais. 

“Nós entendemos que o empreendedorismo de negócios sociais é uma das ferramentas para estreitar os laços entre Brasil e Colômbia. Conhecer a Yunus e identificar as sinergias entre as instituições e as muitas possibilidades de potencializar os resultados trouxe ainda mais sentido para nossa parceria, que queremos ver refletida tanto aqui no Brasil, como na Colômbia. Esse é somente o primeiro passo”, diz Fernando Rojas, Presidente da AISCE. 

 A Seleção 

Será aberta uma chamada pública para submissão de negócios sociais, aqueles que visam combater problemas sociais ou ambientais com sustentabilidade financeira e que tenham planos de internacionalização para a América Latina. O prazo para envio das propostas será até dia 08 de setembro e poderá ser feita através do link https://bit.ly/2VZDTRo

Os critérios para seleção serão: (i) solidez do modelo de negócio, (ii) relevância do problema social e/ou ambiental endereçado, (iii) viabilidade econômico-financeira da solução proposta, (iv) competência e comprometimento do time envolvido na gestão da empresa, e (v) replicabilidade e escalabilidade da solução proposta pelo negócio.  

Sobre a Yunus Negócios Sociais 

A Yunus Negócios Sociais acredita no poder dos negócios para endereçar e resolver os problemas mais complexos da nossa sociedade e do nosso planeta. Através do mindset dos Negócios Sociais - um modelo iniciado pelo co-fundador e Nobel da Paz, Prof Muhammad Yunus - trabalha com modelos de negócios inovadores, em diferentes geografias do mundo. Através da área de Investimentos, oferece capital via dívida e apoio não financeiro para negócios sociais, aqueles que se propõem a resolver um problema social ou ambiental. Através da unidade de Corporate Innovation, apoia grandes empresas a criarem estratégias de inovação social conectadas ao seu core business, ajudando a materializar sua visão de futuro e seu propósito através de impacto social. A Yunus Negócios Sociais é parte da rede Yunus Social Business Global Initiatives, com sede em Berlim e presença, além do Brasil, na Índia, em Uganda, no Quênia e na Colômbia. Foi fundada, em 2011. https://www.yunusnegociossociais.com/ 

Sobre a AISCE 

Fundada em 2017, se atribui à missão de ser a maior plataforma de relacionamento bilateral entre Brasil e Colômbia, fomentando o empreendedorismo para gerar impacto social sustentável, baseado no intercâmbio entre esses dois países. Atualmente, conta com quatro empresas associadas: ISA CTEEP, Ecopetrol, Gebras e Grupo Sura.  

Informações para Imprensa: 

Máindi 

Yunus Investimentos 

Gefferson Eusébio - [email protected] - (11) 99134-2598 

Site: http://www.maindi.com.br/ 

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/maindi/ 

Facebook: https://www.facebook.com/AgenciaMaindi/ 

Voltar