ISA CTEEP e Reservas Votorantim somam esforços para conservação da biodiversidade e mitigação das mudanças do clima

São Paulo, 22 de abril de 2021 – A ISA CTEEP, maior transmissora privada de energia elétrica do país e a Reservas Votorantim, gestora do Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil, firmam parceria para somar esforços em prol da conservação da biodiversidade e da mitigação das mudanças do clima.  

A ideia da parceria nasceu da possibilidade de potencializar esforços para a gestão responsável de ativos ambientais, somar resultados de pesquisas e desenvolver estudos que possam agregar valor à floresta em pé, além de identificar e fortalecer oportunidades de geração de renda visando o desenvolvimento local.  

Por meio do Conexão Jaguar, um dos programas corporativos de sustentabilidade da ISA CTEEP, considerado o melhor programa corporativo de compensação de emissões pelo ranking Environmental Finance Awards, a cooperação foi desenhada com o intuito de promover e executar ações conjuntas que possam contribuir com a agenda de conservação da fauna e flora nos 31 mil hectares de floresta do Legado das Águas. Essa reserva está localizada no Vale do Ribeira – no sul do estado de São Paulo, e faz parte dos 12,4% da floresta que existia originalmente nesse bioma em todo o Brasil. 

Imagem gráfica de nuvens e sol

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa 

Reservas Votorantim. Crédito: Luciano Candisani 

Dos 20 projetos que o Conexão Jaguar tem como meta para apoiar até 2030, sete iniciativas já integram atualmente o programa. Elas estão localizadas em três distintos países da América Latina: Colômbia, Peru e Brasil e, juntas, somam mais de 780 mil hectares, apresentam um potencial de redução de aproximadamente seis milhões de toneladas de emissões de CO2 (um dos gases do efeito estufa) e proporcionam melhoria na qualidade de vida de 300 famílias.  

“Temos nas mãos uma grande oportunidade ao unirmos nossos resultados de pesquisa, conhecimento e experiências aos do Legado. Juntos, potencializaremos e direcionaremos os esforços de conservação, criando uma agenda coletiva e efetiva de cuidados para com o planeta”, ressalta Rui Chammas, diretor-presidente da ISA CTEEP.  

Para David Canassa, diretor das Reservas Votorantim, acrescenta que “estamos muito empolgados com a parceria da Reservas com a ISA CTEEP, que possibilitará integrar a pesquisa sobre felinos no Vale do Ribeira no contexto sul-americano desenvolvido pela Conexão Jaguar”. 

O Legado das Águas nasceu em 2012, com o objetivo de conservar a maior área florestal possível às margens do rio Juquiá, onde a CBA, empresa do portfólio da Votorantim, possui usinas hidrelétricas. Assim, seria possível garantir a disponibilidade hídrica para o futuro. 

 Sobre a ISA CTEEP 

Com uma equipe de cerca de 1.400 colaboradores, a ISA CTEEP, que pertence ao grupo multilatino ISA, está presente em 17 estados do Brasil, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 33% de toda energia elétrica transmitida no País e 94% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por mais de 20 mil quilômetros de linhas de transmissão e 140 subestações (ativos em operação e em construção). Privatizada em 2006, o principal acionista é o Grupo ISA, que detém 35,82% do capital total.  

 Sobre o Legado das Águas – Reservas Votorantim 

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão de 31 mil hectares, no Vale do Ribeira, em São Paulo, é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas. 

Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. 

Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável. 

 Informações para a mídia   

ISA CTEEP: 

CDI Comunicação  

Andresa de Oliveira – [email protected]  

(11)3817-7919 | (19) 99771-7745 

Márcia Avruch – [email protected] 

(11) 3819-7964 | (11) 98397-780 

Voltar