ISA CTEEP inaugura primeira base avançada para prevenção e combate às queimadas no Nordeste

  • Instalada em Eliseu Martins, no Piauí, unidade vai intensificar as atividades na área mais crítica de abrangência da Interligação Elétrica Norte Nordeste (IENNE): Canto do Buriti;
  • Município registra uma das maiores incidências de queimadas em vegetações próximas às linhas de transmissão no Brasil; anualmente são, em média, 2 mil ocorrências.
 
São Paulo, 19 de outubro de 2023 – A ISA CTEEP, líder no setor de transmissão de energia do País, acaba de inaugurar a sua primeira base avançada para a prevenção e o combate às queimadas na cidade de Canto do Buriti, no Piauí, que registra uma das maiores incidências de queimadas em vegetações próximas às linhas de transmissão: anualmente, em média, há 2 mil ocorrências no município, segundo o Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo (SMAC). No Estado, a companhia atua por meio da Interligação Elétrica Norte Nordeste (IENNE), uma subsidiária controlada 100% pela empresa. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Piauí teve 10.866 focos ativos detectados pelo satélite em 2022, uma queda de 15% ante o ano anterior, com 12.745 registros.
 
As queimadas representam, no Brasil, a segunda maior causa de desligamentos forçados na rede de transmissão de energia elétrica, de acordo com o levantamento realizado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). O fogo, a fumaça e a fuligem, ao atingirem o sistema de transmissão, podem causar curto-circuito e interromper o fornecimento de energia elétrica, impactando hospitais e outros estabelecimentos críticos. Além dos danos à continuidade da prestação do serviço de energia elétrica, há os impactos negativos no meio ambiente com ameaça à biodiversidade.

Base Avançada ISA CTEEP – IENNE
Instalada em Eliseu Martins (BR-324, 301), município vizinho de Canto do Buriti, a Base Avançada IENNE servirá de suporte para a equipe da ISA CTEEP reforçar a atuação local com a finalidade de antecipar as ações e prevenir eventuais instabilidades ocasionadas por queimadas nos mais de 710 quilômetros de linhas de transmissão em 500kV da Interligação Elétrica. As linhas da IENNE exercem um papel relevante na integração do Sistema Interligado Nacional (SIN), fazendo parte do subsistema que conecta as regiões Norte e Nordeste, desde a subestação Colinas (TO) até São João do Piauí (PI).

“Com a instalação da nossa primeira base avançada para a prevenção e o combate às queimadas em uma região, tão estratégica para o SIN, reforçamos o nosso compromisso com o bem-estar da comunidade, o cuidado com o meio ambiente e a intensificação de ações a fim de minimizar riscos às nossas instalações que possam afetar a confiabilidade do Sistema Elétrico Nacional”, declara Gabriela Desirê, diretora-executiva de operações da ISA CTEEP.

A companhia está presente em 18 estados e, periodicamente, realiza campanhas de conscientização nos municípios onde tem atuação em linha com a tradição em atuar preventivamente para minimizar impactos ao sistema elétrico, incluindo no estado de São Paulo, onde é responsável por 94% da energia transmitida no local.

Principais atividades

Com o tempo seco associado ao vento forte, a região registra o seu período mais crítico entre julho e novembro. As ações da Base Avançada IENNE englobam desde a prevenção – como treinamentos de brigadas e multiplicação do conhecimento; campanhas de conscientização com equipes em campo; e comunicações com órgãos públicos locais – até o combate, com deslocamento imediato em caso de princípios de incêndio.
Para isso, a equipe conta com o apoio de duas picapes equipadas com conjunto de combate que engloba um tanque rígido com bomba de alta pressão, reservatório para 400 litros de água e mangueira de 30 metros, além de equipamentos de proteção individual e coletiva para os brigadistas. Para atuação com mais eficiência, a equipe dispõe de um aditivo biodegradável que é adicionado na água por apresentar uma capacidade superior de redução da temperatura e da fumaça (CO), além de diminuir em 68% o volume de água necessário para o combate.

Doação de EPIs

A ISA CTEEP também faz a doação de 35 kits de EPIs, como óculos, luvas e balaclavas, além de 14 bombas costais para combate a focos de incêndios, destinados a brigadas voluntárias formadas por pequenos produtores rurais dos municípios de Santa Clara e Angico Branco, também no Piauí. A iniciativa da companhia tem como objetivo a integração com as comunidades locais, agregando o valor de segurança do trabalho que vai além das fronteiras da empresa.

“Com a intensificação das nossas atividades na região, esperamos estreitar a aproximação com a comunidade e construir uma corrente do bem entre o poder público, os agricultores e a iniciativa privada, porque sabemos que os incêndios são prejudiciais para todos, podendo tanto gerar a interrupção do fornecimento de energia para serviços essenciais, como hospitais, quanto impactar na produtividade de terras que geram renda e autoalimentação para famílias inteiras”, afirma Gabriela.

Monitoramento e Controle

A ISA CTEEP também investe em mecanismos de fiscalização, como o uso da plataforma de monitoramento da Climatempo. A iniciativa permite realizar o monitoramento meteorológico, além de identificar e registrar focos de queimadas na extensão das linhas de transmissão, o que possibilita avaliar a causa do desligamento e atuar preventivamente nas atividades de manutenção e gestão sustentável das faixas.
De acordo com o Decreto 2.661, de julho de 1998, é proibido atear fogo em uma faixa de cinco metros dos limites das faixas de segurança das linhas de transmissão de energia e de 100 metros ao redor das subestações. Por isso, quem não respeitar a lei está sujeito às penalidades previstas na legislação.

Denúncias, em casos de incêndios ou queimadas, devem ser realizadas ao Corpo de Bombeiros pelo 193 e ao Centro de Operação da Transmissão da ISA CTEEP pelo telefone 08000 118 713 ou pelo canal Fale Conosco.

Base Avançada IENNE

Endereço: BR-324, 301, Centro, Eliseu Martins (PI)
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Telefones: (11) 95072-9065 e (11) 95556-9737

Sobre a ISA CTEEP

Com uma equipe de mais de 1.600 colaboradores, a ISA CTEEP atua em 18 Estados, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 30% de toda a energia elétrica transmitida no Brasil e 94% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por mais de 29 mil km de circuitos (cerca de 28 mil em operação e 1,5 mil em construção), incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 133 subestações próprias (126 em operação e sete em construção) com tensão de até 550 kV. Seu acionista controlador é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.
 
Informações para a imprensa
 
ISA CTEEP RPMA Comunicação
Kelly Queiroz – (11) 94216-3176
Sara Saar – (11) 97566-2433
[email protected]

Voltar