ISA CTEEP inicia projeto com frota verde

  • Companhia reduzirá a emissão de cerca de 353 toneladas de CO2e com troca de parte da frota leve administrativa da companhia até 2023 
 
São Paulo, 11 de agosto de 2021 – A ISA CTEEP, maior transmissora privada de energia elétrica do país, inicia projeto piloto para a troca de, aproximadamente, 40 veículos leves da frota administrativa da empresa para carros elétricos, em linha com a meta de reduzir dois milhões de toneladas de CO2e no planeta até 2030 em sua operação.
 
A companhia adquiriu o primeiro veículo elétrico, um IEV20, da Jac Motors, que será utilizado para deslocamentos a trabalho de colaboradores. O modelo tem autonomia de até 350 quilômetros, um trajeto equivalente à distância de São Paulo a Ribeirão Preto, no interior do estado. Durante um ano, será analisada a eficiência do veículo para, então, trocar os demais carros, o que deve acontecer até 2023.
 
Modelo adquirido pela ISA CTEEP
 
“Temos compromisso de gerar valor sustentável para a sociedade. O início da troca dos nossos carros para veículos elétricos é mais uma forma de contribuirmos com o meio ambiente e está em linha com os nossos valores e estratégia de negócio”, explica Carisa Santos Portela Cristal, Diretora Executiva de Finanças e Relações com Investidores.
 
A expectativa é que o modelo adquirido pela empresa seja capaz de reduzir em até 3 toneladas a emissão de CO2e durante o período do projeto piloto. Considerando a troca de toda a frota leve da área administrativa, esse número saltará para cerca de 353 toneladas. Ainda, desde 2017, a companhia utiliza etanol em seus veículos leves, o que evitou a emissão de 930 tCO2e até 2019. No fim de 2020, mais de 98% dessa frota já era abastecida com esse combustível.
 
A adoção de veículos movidos a energia limpa faz parte de uma série de iniciativas da ISA CTEEP para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em sua operação. Em 2020, por exemplo, por meio de ações específicas de manutenção, além do aperfeiçoamento das técnicas aplicadas no plano anual de manutenção dos ativos, a companhia reduziu mais de 8% a emissão de SF6, gás com impacto no efeito estufa, porém essencial para o setor elétrico por suas propriedades isolantes. No último trimestre deste ano, a transmissora adotará, em subestações blindadas, uma máquina para desumidificar as câmaras de SF6, evitando riscos de vazamentos e emissão de gases de efeito estufa.
 
Por meio do projeto de neutralização dos gases de efeito estufa, em parceria com a empresa LeasePlan, a companhia plantará 107 árvores neste ano para compensar as emissões de sua frota contratada.

 
Sobre a ISA CTEEP
 
Com uma equipe de cerca de 1.400 colaboradores, a ISA CTEEP está presente em 17 estados do Brasil, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 33% de toda energia elétrica transmitida no País e 94% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por mais de 20 mil quilômetros de linhas de transmissão e 140 subestações (ativos em operação e em construção). Privatizada em 2006, o principal acionista é o Grupo multilatino ISA, que detém 35,82% do capital total.

Voltar