ISA CTEEP investe mais de R$ 17 milhões na prevenção de queimadas

Iniciativas envolvem roçada de vegetação das faixas de servidão da companhia e campanha de conscientização à população
 
São Paulo, 23 de junho de 2021 – A ISA CTEEP, maior transmissora privada de energia elétrica do país, está investindo, neste ano, mais de R$ 17 milhões na prevenção às queimadas próximas às redes de transmissão da companhia, o que pode ocasionar interrupção na rede de transmissão de energia e prejudicar o abastecimento aos consumidores.

Os incêndios e queimadas irregulares estão entre as principais causas de desligamentos forçados na rede de transmissão de energia elétrica. O fogo, a fumaça e a fuligem, ao atingirem o sistema de transmissão, podem causar curto-circuito e interromper o fornecimento de energia elétrica, impactando por exemplo hospitais e diversos estabelecimentos críticos. Ainda, também há os impactos negativos ao meio ambiente, como poluição, ferimento ou morte de animais, queima de reservas ecológicas, dentre outros.

De acordo com o Decreto 2.661, de julho de 1998, é proibido atear fogo em uma faixa de cinco metros dos limites das faixas de segurança das linhas de transmissão de energia e de 100 metros ao redor das subestações. Por isso, quem não respeitar a lei está sujeito às penalidades previstas na legislação.

"Atuamos em 17 estados do Brasil e as queimadas acontecem, principalmente, no interior de São Paulo, onde são registrados grandes focos de incêndios, como nos canaviais de cana-de-açúcar. Por isso, além das nossas iniciativas de prevenção, contamos com a colaboração da população para que não crie focos de incêndio, devido a todos os riscos das queimadas, não apenas para a operação dos nossos ativos, mas também para o meio ambiente e para as próprias pessoas”, afirma Gabriela Desirê, diretora executiva de operações da ISA CTEEP.

Anualmente, a companhia realiza inspeções nas faixas de servidão das linhas de transmissão para determinar quais áreas serão roçadas com o objetivo de conservá-las e de diminuir a incidência de propagação do fogo provenientes das queimadas. A maior parte desse serviço é realizada antes do período da seca. Além disso, a empresa realiza, todos os anos, uma campanha de conscientização para que a população utilize outros métodos de poda e limpeza de terrenos, que não seja a queimada.

Para prevenir incêndios, a transmissora elaborou uma série de dicas, como não acender velas ou fogueiras próximo à vegetação; não atear fogo com o objetivo de limpar a área; não jogar bitucas de cigarro; não soltar balões, dentre outras. Todas as dicas podem ser acessadas no site (http://queimadas.isacteep.com.br/).
 
Sobre a ISA CTEEP
Com uma equipe de cerca de 1.400 colaboradores, a ISA CTEEP está presente em 17 estados do Brasil, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 33% de toda energia elétrica transmitida no País e 94% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por mais de 20 mil quilômetros de linhas de transmissão e 140 subestações (ativos em operação e em construção). Privatizada em 2006, o principal acionista é o Grupo multilatino ISA, que detém 35,82% do capital total.
 

Voltar