ISA CTEEP investe R$ 10 milhões em modernização e digitalização de subestação em Jaguariúna (SP)

  • Obra beneficiará mais de 60 mil pessoas, contemplando importante polo industrial da região
  • Subestação também é a primeira da companhia que vai receber o projeto piloto com conceito 4.0, tornando o sistema elétrico mais robusto
  
São Paulo, 02 de setembro de 2022 – A ISA CTEEP, líder no setor de transmissão de energia do País, avança em seu plano de renovação de ativos com mais um investimento em reforços e melhorias de quase R$ 10 milhões na Subestação Jaguariúna, no interior de São Paulo. A obra visa à modernização e à digitalização da Subestação e irá aumentar a confiabilidade da operação, além de disponibilizar informações e recursos para agilizar o restabelecimento do fornecimento de energia à distribuidora local, caso seja interrompido.
 
Ao todo, estão sendo substituídos 72 equipamentos e o sistema de proteção e controle da subestação, que têm como objetivo o melhor atendimento da distribuidora local e, consequentemente, os consumidores finais.
 
O empreendimento faz parte do sistema elétrico de suprimento das cargas da Região Metropolitana de Campinas e alimenta um importante polo industrial dos setores de tecnologia, telecomunicações, medicamentos e alimentação.
 
A obra realizada na Subestação Jaguariúna tem previsão de término em setembro e beneficiará 60 mil pessoas, além de gerar cerca de 100 empregos diretos e indiretos.
 
Inovação
 
O setor elétrico está passando por transformações que visam a integrar melhor as fontes de energia renováveis, aprimorar o atendimento ao cliente e a resiliência da rede. Para isso, novas tecnologias estão sendo desenvolvidas para garantir a segurança e a confiabilidade no fornecimento de energia.
 
Com esse objetivo, a Subestação de Jaguariúna será a primeira da companhia desenvolvida no conceito “Subestação 4.0”, projeto classificado no programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e desenvolvido em parceria com o Laboratório de Proteção e Automação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (LPROT – USP), o LSI Tec, ABB Eletrificação e a Hitachi ABB.
 
Trata-se de uma Subestação digital, baseada nas dimensões e perspectivas da indústria 4.0, a qual tem ainda menos equipamentos do que a digital, mas com uma maior capacidade de processamento. Abaixo, conheça os principais benefícios da Subestação 4.0 do futuro em relação a uma subestação convencional:
 
- Confiabilidade operacional e gestão centralizada: o grande diferencial é o sistema de controle e proteção centralizados por meio de uma plataforma de computação e comunicação de alto desempenho, que conta com cabos de fibra ótica, uso de Internet das Coisas (IoT) e redes sem fio (wi-fi). Essa integração gera informações mais acessíveis, o que torna a Subestação mais inteligente e flexível.
 
A tecnologia full digital aplicada permite prover e executar funções de proteção, controle, automação, monitoramento, comunicação e gerenciamento de ativos de forma centralizada e redundante. A consequente diminuição da quantidade de dispositivos físicos reduz os esforços de gestão e manutenção, tornando o sistema como um todo mais robusto e confiável. Além disso, os técnicos podem não apenas se antecipar a uma possível falha nos ativos, como também conseguem criar simulações e cenários que contribuirão para tomadas de decisão mais assertivas.
 
- Sustentabilidade: como a Subestação permite menos uso de equipamentos e proporciona uma redução de até 50% do espaço físico, consequentemente, gera menos resíduos.
 
 
Sobre a ISA CTEEP
 
Com uma equipe de mais de 1.400 colaboradores, a ISA CTEEP está presente em 17 Estados, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 30% de toda a energia elétrica transmitida no Brasil e 92% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por mais de 26 mil km de redes de linhas de transmissão e 139 subestações (ativos em operação e em construção) com tensão de até 550 kV. Seu acionista controlador é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.
 
Informações para a imprensa – ISA CTEEP
RPMA Comunicação
Kelly Queiroz – (11) 94216-3176
[email protected]
 

Voltar