ISA CTEEP obtém Licenças Ambiental Prévia e de Instalação concomitante do Projeto Triângulo Mineiro

São Paulo, 21 de dezembro de 2021 – A ISA CTEEP, maior transmissora privada de energia elétrica do país, obteve as Licenças Ambiental Prévia e de Instalação concomitante do Projeto Triângulo Mineiro, emitida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (SEMAD), para a implementação de três novas subestações; duas novas linhas de transmissão com 173 quilômetros de extensão e 303 torres; e a ampliação da subestação Nova Ponte, que pertence a outra companhia. O empreendimento atravessa os municípios de Araxá, Monte Alegre de Minas, Nova Ponte, Perdizes, Santa Juliana, Uberaba e Uberlândia (MG). 

O projeto, arrematado no lote 07 do leilão de transmissão realizado em fevereiro de 2019, é fundamental para a integração de fontes renováveis ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e vai permitir a instalação de novos empreendimentos de geração de energia a partir da biomassa, devido à expansão do setor sucroalcooleiro no estado, além de garantir maior confiabilidade no fornecimento de energia às regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. 

O investimento ANEEL previsto é de quase R$ 554 milhões e a Receita Anual Permitida (RAP) é de aproximadamente R$ 34 milhões. O prazo estimado pelo regulador para finalização da obra é março de 2023. 

“Estamos felizes em contribuir com o desenvolvimento socioeconômico em Minas Gerais e com a expansão do Sistema Interligado Nacional (SIN). Buscamos a excelência na realização das nossas atividades e esse projeto está alinhado com a nossa estratégia de solidez, crescimento e geração de valor sustentável à sociedade”, ressalta Rui Chammas, diretor-presidente da ISA CTEEP. 

Durante toda a construção do empreendimento, será utilizada mão de obra local com previsão de contratação de 1.107 profissionais. 

 

Mapa de Caracterização do Projeto Triângulo Mineiro 

Sobre a ISA CTEEP 

Com uma equipe de cerca de 1.400 colaboradores, a ISA CTEEP está presente em 17 Estados, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 33% de toda a energia elétrica transmitida no Brasil e 94% do Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por aproximadamente 21 mil km de redes de linhas de transmissão e 142 subestações próprias com tensão até 550 kV (ativos em operação e em construção). Privatizada em 2006, o principal acionista é o Grupo Multilatino ISA, que detém 35,82% do capital total.  

Informações para a mídia  

RPMA Comunicação 

Pedro Henrique Santos – (11) 96513-0069 

Kelly Queiroz – (11) 94216-3176 

isacteep@rpmacomunicacao.com.br 

Voltar