ISA CTEEP reforça agenda ESG e adere ao Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção

Empresa também passa a fazer parte do Movimento Empresarial pela Integridade, Transparência e Combate à Corrupção do Instituto Ethos 

 

Pacto contra a Corrupção suspende signatárias que não atenderam exigências  - Instituto Ethos 

São Paulo, 03 de agosto de 2021 - Como parte da estratégia de reforçar o seu compromisso com a ética, ampliando a agenda ESG (sigla em inglês para ambiental, social e de governança), a ISA CTEEP, maior transmissora privada de energia elétrica do País, anuncia sua adesão voluntária ao Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção. Além disso, a empresa passa a fazer parte do Movimento Empresarial pela Integridade, Transparência e Combate à Corrupção do Instituto Ethos, referência no Brasil em integridade, direitos humanos, meio ambiente e gestão sustentável. O instituto opera desde 1998 e tem como missão mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável. 

“Nossa busca constante por criação de valor sustentável à sociedade envolve o compromisso com a adoção de uma conduta ética com todos os nossos públicos de relacionamento, indo além dos nossos projetos e da excelência na nossa operação. Por isso, estamos nos unindo a causas que promovam a multiplicação de boas práticas e contribuam para o desenvolvimento do país”, ressalta Hugo Nicolas Genoni, diretor de auditoria e compliance da ISA CTEEP. 

O pacto, que começou a ser desenvolvido em 2005, é um compromisso público em favor da integridade e traz como benefício, para as empresas e organizações que o assinam, uma referência do que é preciso cumprir para combater a corrupção e preservar a integridade. Já o movimento é um compromisso de aprofundamento dos temas tratados no Pacto Empresarial, que tem por objetivo definir estratégias e prioridades para o engajamento dos líderes empresariais na agenda da integridade, com foco especial no aprimoramento das relações público-privadas e no fortalecimento da prevenção e combate à corrupção. 

Ao se tornarem signatárias do Pacto, as empresas são responsáveis por divulgar a legislação brasileira anticorrupção para seus colaboradores e stakeholders, com o objetivo de cumpri-la integralmente.  

Ao aderirem ao movimento, as empresas exercem o seu protagonismo dentro de um espaço de construção de uma agenda que posiciona, estrategicamente, lideranças empresariais, promovendo a integridade no ambiente corporativo e contribuindo com a criação e melhorias de políticas públicas. A relação de empresas signatárias do movimento está disponível no site: www.ethos.org.br

Outras iniciativas recentes 

 Desde 2019, a empresa mantém o Programa de Integridade desenvolvido a partir de um Programa Empresarial de Ética e Compliance. Em 2020, a área de auditoria e compliance foi alçada à diretoria, com reporte ao diretor presidente e ao Comitê de Auditoria. O objetivo é a disseminação constante de valores éticos e da atuação da auditoria interna e compliance como apoio para que as áreas atuem comprometidas com os melhores processos e práticas. Neste sentido, foram estabelecidas reuniões virtuais com até quinze colaboradores, no mínimo duas vezes por semana, denominada “Café com Compliance”, para uma conversa aberta sobre ética e integridade no dia a dia. 

Ainda em 2020, houve o reforço da Linha Ética para Segurança, destinada a receber relatos de qualquer incidente relacionado à violação ou falhas de saúde e segurança que exponham algum colaborador da ISA CTEEP ou parceiros de negócios no local de trabalho ou dentro das instalações da empresa. 

Também foi concluído o plano de adequação à Lei nº 13.709/2018 (“Lei Geral de Proteção de Dados” ou “LGPD”), o qual englobou um amplo diagnóstico para mapear todos os gaps, a formação do inventário das atividades de Tratamento de Dados Pessoais e, por consequência, identificar as ações necessárias. Segundo o Encarregado de Dados da ISA CTEEP, Ronaldo Rotondo, “este foi um importante passo para conseguir assegurar os direitos dos titulares dos dados e a criação de uma cultura de privacidade na empresa”. 

 

 Sobre a ISA CTEEP  

Com uma equipe de cerca de 1.400 colaboradores, a ISA CTEEP está presente em 17 Estados, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 33% de toda a energia elétrica transmitida no Brasil e 94% do Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por mais de 20 mil km de linhas de transmissão e 140 subestações (ativos em operação e em construção). Privatizada em 2006, o principal acionista é o Grupo Multilatino ISA, que detém 35,82% do capital total.  

Voltar