Nota à imprensa: Ecopetrol assina contrato para adquirir 51,4% das ações que o governo detém no Grupo ISA

Informação pública 

São Paulo, 12 de agosto de 2021 - Como é de conhecimento, o Ministério da Fazenda da Colômbia anunciou a assinatura do contrato interadministrativo de compra e venda com a Ecopetrol para adquirir 51,4% das ações que o governo detém na ISA. 

Em coletiva de imprensa presidida pelos Ministros da Fazenda, Minas e Energia e pelo presidente da Ecopetrol, foi ressaltado que a operação fortalece as capacidades de ambas as empresas frente aos desafios futuros da transição energética e da sustentabilidade, abrindo a possibilidade de obtenção de sinergias, impulsionando a inovação e a adoção de novas tecnologias. Também foi destacada a importância de as duas empresas continuarem sendo dos colombianos. 

No discurso, a Ecopetrol enfatizou que “a ISA continuará sendo a ISA”, e reiterou que a estratégia da companhia será respeitada. Houve ainda um elogio ao alto padrão de governança corporativa da empresa que, segundo a Ecopetrol, será mantido e fortalecido. Da mesma forma, destacou o valor de sua equipe qualificando-a como de classe mundial e peça-chave para o sucesso da consolidação conjunta do conglomerado de energia na região. 

No Grupo ISA, há o comprometimento com o futuro energético. Para isso, continuará preservando o valor da companhia, respondendo aos compromissos com os seus públicos de interesse e contribuindo, de forma clara e tangível, para a transformação virtuosa dos setores em que participas - na criação de valor sustentável e na construção de um futuro melhor para as novas gerações. 

Haverá um novo comunicado, assim que o Ministério das Finanças e Crédito Público da Colômbia notificar a ISA sobre o fechamento da transação. 
  

Sobre a Ecopetrol 

A Ecopetrol é a maior empresa da Colômbia e um dos principais conglomerados integrados de petróleo e gás da América Latina, com mais de 13.000 empregados. É responsável por mais de 60% da produção de hidrocarbonetos na Colômbia, e é dona das maiores refinarias e da maior parte da rede de oleodutos e polidutos do país. 

Também participa da comercialização de energia e distribuição de gás. No âmbito internacional, a Ecopetrol se concentra em bacias estratégicas do continente americano, com operações de exploração e produção nos Estados Unidos (bacia do Permiano e Golfo do México), Brasil e México. Esta nota à imprensa contém declarações relacionadas às perspectivas do negócio, estimativas para os resultados operacionais e financeiros, e declarações relacionadas às perspectivas de crescimento da Ecopetrol. Todas estas são projeções e, como tal, estão baseadas exclusivamente nas expectativas dos diretores em relação ao futuro da empresa e no seu acesso contínuo a capitais para financiar o plano de negócios da empresa. 

A realização dessas estimativas no futuro depende do comportamento nas condições de mercado, regulamentações, concorrência, desempenho da economia colombiana e da indústria, entre outros fatores. Portanto, estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. 

Voltar