Pelo segundo ano consecutivo, ISA CTEEP conquista Selo Ouro em inventário de emissões de gases de efeito estufa, no Programa Brasileiro GHG Protocol

São Paulo, 24 de setembro de 2021 – Pelo segundo ano consecutivo, a ISA CTEEP, maior transmissora privada de energia do País, conquista o Selo Ouro em seu inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE), no Programa Brasileiro GHG Protocol, referente à divulgação das emissões do ano-base de 2020.

O reconhecimento é concedido às empresas que atendem a todos os critérios de transparência na publicação de seus dados de emissões e os submetem à verificação de uma instituição independente. 

Desde 2017, a companhia publica voluntariamente o seu inventário no Registro Público de Emissões de Gases de Efeitos Estufa (RPE), plataforma online do GHG Protocol. “O setor elétrico está no centro da transição energética para descarbonização do planeta. Até 2030, a ISA CTEEP tem como meta reduzir 2 milhões de toneladas de CO2e no mundo, por meio da diminuição dos gases de efeito estufa em nossas operações e do desenvolvimento de medidas de geração de impacto positivo no setor e em toda a sociedade com projetos de proteção à biodiversidade”, diz Ana Carolina David, gerente de comunicação e sustentabilidade da ISA CTEEP.

Em 2020, a companhia emitiu aproximadamente 18 mil toneladas de CO2e (Escopo 1 – emissões diretas); 211,72 tCO2e com a aquisição de energia elétrica e mais de 417 mil tCO2e referente às perdas do sistema de transmissão (ambos Escopo 2). Em 2020, por meio de ações específicas de manutenção, além do aperfeiçoamento das técnicas aplicadas no plano anual de manutenção dos ativos, a companhia reduziu mais de 8% a emissão de SF6, gás com impacto no efeito estufa, porém essencial para o setor elétrico por suas propriedades isolantes. Ainda, até o fim de novembro deste ano, a transmissora tem a expectativa de adotar, em subestações blindadas, uma máquina para desumidificar as câmaras de SF6, evitando riscos de vazamentos e emissão de gases de efeito estufa.

Neste ano, a companhia também iniciou o projeto piloto para a troca dos 227 veículos leves da frota administrativa da empresa para carros elétricos, utilizados nos deslocamentos a serviço de colaboradores que, por compromisso voluntário, já utilizavam somente biocombustíveis.

Iniciativas de geração de impacto positivo

Além da meta de reduzir as emissões em sua operação, a empresa mantém o Conexão Jaguar, seu principal programa de sustentabilidade que, no Brasil, atua na preservação de mais de 76 mil hectares na região da Serra do Amolar, no Pantanal, em parceria com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP). Em 2020, o projeto foi considerado o melhor programa corporativo de compensação de emissões pelo ranking Environmental Finance Awards.
 
Sobre a ISA CTEEP

Com uma equipe de cerca de 1.400 colaboradores, a ISA CTEEP está presente em 17 Estados do Brasil, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 33% de toda energia elétrica transmitida no País e 94% do Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por mais de 20 mil km de linhas de transmissão e 140 subestações (ativos em operação e em construção). Privatizada em 2006, o principal acionista é o Grupo Multilatino ISA, que detém 35,82% do capital total.

Informações para a imprensa - ISA CTEEP
RPMA Comunicação
Pedro Henrique Santos – (11) 96513-0069
Kelly Queiroz – (11) 94216-3176
[email protected]

Voltar