Grupo ISA participa da COP26 e apresenta ações de combate às mudanças climáticas e descarbonização da matriz energética

Programa Conexão Jaguar, desenvolvido pela ISA CTEEP no Brasil, é destaque
 
São Paulo, 04 de novembro de 2021 – Como uma amostra dos compromissos firmados em sua Estratégia ISA2030 para a geração de valor sustentável, o Grupo ISA, ao qual pertence a ISA CTEEP, maior transmissora privada de energia do Brasil, estará presente na edição número 26 da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26). No evento, que acontece até o dia 12 de novembro em Glasgow, Escócia, a empresa participará ativamente da agenda acadêmica para apresentar ações e iniciativas desenvolvidas no combate às mudanças do clima e em prol da proteção da biodiversidade na América Latina, região de atuação da empresa.
 
O Conexão Jaguar, principal programa de sustentabilidade do Grupo, e desenvolvido no Brasil pela ISA CTEEP, será destaque.  No país, o Programa atua na preservação de mais de 76 mil hectares na região da Serra do Amolar, no Pantanal, em parceria com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP). Em 2020, foi considerado o melhor programa corporativo de compensação de emissões pelo ranking Environmental Finance Awards.
O case será apresentado no painel “Colômbia como líder mundial em soluções baseadas na natureza e projetos de compensação de carbono”, no próximo dia 6.
 
Ainda no âmbito das atividades da conferência, o conglomerado multilatino irá participar de painéis para compartilhar as ações que vem implementando diante das mudanças climáticas, da transição energética e da descarbonização da matriz energética da Colômbia, país-sede da empresa, e dos demais países onde atua.
 
Como exemplo, a companhia vai apresentar seu compromisso com a neutralidade de carbono. No final deste ano, todas as empresas de energia do Grupo serão carbono zero. Ainda, a empresa espera reduzir 11 milhões de toneladas de CO2 potenciais no planeta antes de 2030. E, demonstrando seu comprometimento com as mudanças climáticas, a companhia compensará as emissões de CO2 geradas pelo Pavilhão Colômbia, o que será registrado no EcoRegistry, plataforma pioneira na América Latina desenvolvida por uma das empresas do Grupo para o mercado de carbono, baseada na tecnologia blockchain, que permite a emissão, transferência e retirada de créditos de carbono.
 
“A participação na Conferência é fruto do esforço e do compromisso que temos com a criação de valor sustentável, sendo uma oportunidade para liderar a transformação das mudanças climáticas, da descarbonização e da proteção à biodiversidade. Além disso, teremos a possibilidade de construir alianças para fortalecer nossos projetos de sustentabilidade, ratificando a Articulação, um dos pilares da nossa estratégia para fortalecimento de capacidades”, diz Bernardo Vargas Gibsone, presidente do Grupo ISA.
 
Para contribuir com a mitigação das mudanças climáticas, a companhia se concentra em quatro frentes:
 
- Redução de emissões em sua operação: por meio da ecoeficiência e mobilidade sustentável;
- Contribuição para o planeta: por meio do programa de sustentabilidade Conexão Jaguar, cerca de 800 mil hectares de floresta serão protegidos com potencial de redução de 6 milhões de toneladas de CO2;
- Finanças climáticas: o Grupo ISA é pioneiro em instrumentos de financiamento (títulos verdes - greenbonds) com uma colocação cumulativa de US$ 2,3 milhões para financiar projetos de infraestrutura que conectam fontes de energia renováveis. A ISA CTEEP foi a primeira empresa de transmissão de energia no Brasil a emitir títulos verdes;
- Inovação: por meio de ativos ambientais tecnológicos desenvolvidos via blockchain.
  • EcoRegistry: registro e emissão de créditos de carbono com 23 milhões de toneladas cadastradas até o momento;
  • Ecogox: registro e certificação de fontes renováveis ​​com 200 milhões de kW  (kilowatts) registrados.
 
Sobre a ISA CTEEP
Com uma equipe de cerca de 1.400 colaboradores, a ISA CTEEP está presente em 17 Estados, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 33% de toda energia elétrica transmitida no País e 94% do Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por mais de 20 mil km de linhas de transmissão e 140 subestações (ativos em operação e em construção). Privatizada em 2006, o principal acionista é o Grupo Multilatino ISA, que detém 35,82% do capital total.
 
Informações para a imprensa – ISA CTEEP
RPMA Comunicação
Pedro Henrique Santos – (11) 96513-0069
Kelly Queiroz – (11) 94216-3176
[email protected]

Voltar