Diretoria

Sr. Rui formou-se em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica no ITA em 1988 e deu início em sua carreira na Rhodia, atuando no Brasil e na França até 2002. Assumiu um novo desafio na Braskem, onde permaneceu por 11 anos tendo atuado como Vice-Presidente nas divisões de Polímeros e de Petroquímicos Básicos. Posteriormente, foi CEO da Biosev - Grupo Louis Dreyfus, entre 2013 e 2018, quando assumiu a posição de CEO da Sterlite Power Brasil. Possui pós-graduação em gestão na FGV e cursos de especialização no MIT e IMD.

A Sra. Carisa Santos Portela Cristal possui mais de 15 anos de experiência na área financeira e exerce o cargo de Gerente de Gestão Contábil e Tributária da Companhia desde 2012. A executiva é bacharel em Ciências Contábeis e Administração, além de possuir MBA em Administração pela FGV-SP e Mestrado em Ciências Contábeis e Controladoria pela FECAP.

Silvia Diniz Wada é graduada em Economia pela Universidade São Paulo e com um MBA em Finanças pelo Ibmec. Atua há mais de 10 anos em áreas de Fusões e Aquisições, com passagens em empresas como Deloitte, Hirashima & Associados e Grupo EDP, onde atuou como Head of M&A e Diretora de Unidade de Negócios Solar e Serviços.

Gabriela Desiré Olímpio Pereira é graduada em Engenharia Elétrica e Sistemas Elétricos de Potência pela Universidade Federal do Ceará, com Especialização em Sistemas de Controle pelo Instituto Militar de Engenharia e Especialista em Sistemas Elétricos pela Universidade Federal de Itajubá. Possui também um MBA em Administração de Empresas e Desenvolvimento Gerencial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Com mais de 25 anos de experiência no setor de energia, iniciou sua trajetória como Operadora do Sistema em Furnas, passando à Operadora Nacional do Sistema Elétrico no ONS. Em 2011, assumiu a Gerência de Operações na State Grid e posteriormente como Gerente de Relacionamento Operacional na Neoenergia. Em sua mais recente posição atuou como Diretora de Operações na Evoltz Participações.

Dayron é graduado em engenharia elétrica e com especialização pela Universidade Pontifícia Bolivariana. Iniciou sua trajetória como Engenheiro de Desenho na Mejia Villegas S/A, assumindo em 2000 a posição de Engenheiro na Alston Transmissão. Posteriormente, iniciou suas atividades no Grupo ISA atuando diversas posições. Em 2008 assumiu a Gerência de Projetos, passando pela Gerência de Execução e Projetos em 2009. Em 2012 teve a oportunidade de atuar como Diretor de Projetos de Infraestrutura no Peru, pela PDI, empresa filial do Grupo, chegando em 2014 à posição de Diretor de Projetos Corporativo na ISA.

Conselho de Administração

 

Colombiano, nascido em 12 de março de 1959. Economista formado em 1982 pela Universidade de Los Andes, Mestrado em Economia pela Universidade de Los Andes em 1985 e MBA com ênfases em finanças, economia empresarial, internacional, cursos de doutorado em economia, micro e macro economia pela Columbia Business School em Nova York – 1986 a 1988.

De 2001 a 2015 foi sócio da empresa Nogal Assessorias Financeiras, banco de investimentos independente, operando na Colômbia e na América Latina. Durante sua trajetória prestou mais de 100 consultorias em vários segmentos da economia, tais como: mineração, petróleo e gás, indústria, energia, comércio e consumo, serviços financeiros, agronegócios, embalagem, imobiliário e de construção e produtos farmacêuticos.

Presidente de ING Barings, que atua no setor bancário, na Colômbia, Diretor da região Andina, foi nomeado Presidente e CEO para as operações unificadas da Barings e ING Colômbia. Liderou a equipe de análises de ações na Colômbia para 1995, 1996 e 1997. Em M&A, o Sr. Vargas participou de transações para um número importante de clientes corporativos relevantes na Colômbia, região e para o governo da Colômbia. Foi Presidente fundador de Proexport Colômbia, organização nacional para promoção de exportações, presidente fundador da Fiducoldex, agência do Governo colombiano que atua como agente fiduciário para o comércio exterior e assessor do Ministro de Comercio Exterior. Desde 2015, é CEO da da Interconexión Electrica S.A. (ISA), holding controladora da Companhia. Membro do Conselho de Administração das seguintes Companhias: ISA Capital do Brasil S.A., ISA Peru, Amarilo, Spectrum (Guatemala), Dynamo Producciones, Lumni Colômbia, Best Buddies, Fundación Neme, Fundación San Mateo Apostol, Hospital Infantil Universitario de San José.

 

Uruguaio, nascido em 10 de janeiro de 1958. Formado em economia. Gustavo Marin é Vice-presidente executivo da First Data Corporation (FDC), que atua em sistemas de pagamentos, e presidente do comitê de administração na América Latina (desde fevereiro de 2015). O Sr. Marin é membro do conselho do Santander Asset Management UK (SAM UK), Companhia controladora do SAM Group, controlado pelo Grupo Banco Santander e patrocinadores financeiros como Warburg Pincus e General Atlantic. Além disso, é presidente do comitê de auditoria da SAM UK. O Sr. Marin foi Presidente do Citibank, empresa do setor bancário, no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai até julho de 2012. Foi nomeado CEO do Citibank no Brasil em 2001, responsável por todos os segmentos de negócios no país. Foi convidado pelo governo brasileiro para ser membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), corpo consultivo da Presidência da República durante o primeiro mandato do Presidente Luis Inácio Lula da Silva (2002 – 2006). É também membro independente do Conselho de Administração da Companhia. Foram utilizados como critérios de independência na indicação e nomeação do Sr. Gustavo Carlos Marin Garat como membro independente do Conselho de Administração os critérios de independência adotados pelo IBGC.

 

Colombiano, nascido em 25 de junho de 1987. Economista pela Universidade Nacional da Colômbia, possui Mestrado em Economia e Administração Pública pela Universidade de Columbia, EUA. Ocupou as seguintes posições profissionais: Consultor no Vice Ministério de Geração de Emprego e Subsistência Familiar do Ministério do Trabalho da Colômbia em 2012; Economista da Área de Pobreza e Desenvolvimento Sustentável do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento de 2012 a 2015; Assessor do Escritório de Assuntos Interinstitucionais do Governatorato de Cesar em 2016; Professor da Faculdade de Economia da Universidade Nacional da Colômbia e da Faculdade de Economia da Universidade de Rosario, Argentina em 2017; Consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em 2017; Chefe de Estudos Econômicos da Associação Bancária da Colômbia em 2017; Consultor da Superintendência de Serviços Públicos da Colômbia e Consultor da PROMIGAS em 2018; Vice-Ministro Técnico do Ministério de Fazenda e Crédito Público da Colômbia em 2018 e 2019; desde setembro de 2019 ocupa a posição de Diretor do Departamento Nacional de Planejamento da Colômbia. O Sr. Luis Alberto Rodríguez Ospino declara, para todos os fins de direito que, nos últimos 05 (cinco) anos, não esteve sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhuma condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e nenhuma condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

 

Colombiano, nascido em 30 de julho de 1956. Engenheiro eletricista formado pela Universidade Nacional de Colômbia, com Especialização em Gerencia de la Calidad pela Universidad EAFIT e Máster of Science em Investigación Operacional pela Universidad de Strathclyde, Escócia - UK em 1987. Foi Gerente de estratégia Corporativa na ISA – Interconexión Eléctrica S.A.E.S.P., onde coordenou as atividades estratégicas em termos e posicionamento, crescimento e novos negócios.

Foi Diretor Presidente da Companhia de 2009 a novembro de 2013. Desde novembro de 2013, é Vice-Presidente Técnico Transporte de Energía e responsável pelas áreas Corporativas de Proyectos, Operaciones, Ingeniería y Aprovisionamento da Interconexión Electrica S.A. (ISA), holding controladora da Companhia. Atualmente, é também membro do Conselho de Administração da Companhia, Transelca S.A.E.S.P., transmissora de energia, Intercolombia S.A.E.S.P., Red de Energía del Peru S.A, Consorcio Transmantaro S.A., ISA Perú S.A., Interchile S.A., Isa Capital do Brasil S.A. e Interconexión Eléctrica Colombia-Panamá, S.A., empesa binacional construtora e operadora da conexão de rede elétrica entre Panamá e Colômbia.

 

Colombiano, nascido em 13 de fevereiro de 1955. Engenheiro eletricista formado pela Universidade Nacional de Colômbia em 1978, com mestrado em Análise de Sistemas Elétricos de Potência pela Universidade de Manchester em 1983, e Especialização em Finanças pela Universidad EAFIT - Medellin em 1995 e pela FGV - São Paulo em 2008. Admitido em 1979 na ISA como engenheiro de operação do sistema interligado e depois ocupou diversas posições técnicas e administrativas. Entre janeiro de 2005 e janeiro de 2007 ocupou o cargo de Gerente da Região Sul-Americana, da Interconexión Eléctrica S.A. E.S.P, empresa colombiana do setor de energia elétrica. Desde 2007, é Diretor Presidente da ISA Capital do Brasil S.A., holding controladora da Companhia e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Companhia e, desde 2013, membro do Conselho de Administração da Internexa Participações, holding pertencente ao Grupo ISA.

 

Colombiana, nascida em 20 de janeiro de 1973. Administradora de Empresas formada pela CESA, Bogotá, Colômbia, obteve a graduação de MSc em International Securities, Investment & Banking, pela Universidade de Reading, ICMA Center, Inglaterra. Foi CEO do Fondo Acceso de 2011 a 2013, Diretota de Investimentos em Empreendimentos da Fundação Clinton, Clinton Giustra Enterprise Partnership de 2013 a 2015, CFO da Clinton Foundation de 2015 a 2017, Gerente de Novos Negócios da Frisby S.A. em 2018 e desde janeiro de 2019 ocupa a posição de Vice-Presidente de Finanças Corporativas da Interconexión Electrica S.A. (ISA). É membros dos Conselhos de Administração de empresas do Grupo ISA, como Intervial Cile Y Rios, ISA Capital do Brasil, ISA Investimentos e Participações, REP Y CTM, Cautiva-Linear Systems RE Ltd., Comitê de Finanças da TAESA e Internexa. A Sra. Carolina Botero Londoño declara, para todos os fins de direito que, nos últimos 05 (cinco) anos, não esteve sujeita aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhuma condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e nenhuma condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

 

O Sr. José Andrés Romero Tarazona é advogado, com especialidade em Estudos Políticos, Econômicos e Sociais pela Universidade de Notre Dame (EUA) e LL.M em Tributação Americana e Internacional pela Universidade de Nova York (EUA). Foi sócio do escritório “Brigard & Urrutia Abogados S.A.S” (Colômbia) de 2008 a agosto de 2018 e atualmente exerce o cargo de Diretor Geral – Direção de Impostos e Aduanas Nacionais do Governo da Colômbia desde agosto de 2018.

 

Brasileiro, nascido em 02 de março de 1969. Engenheiro Eletricista formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, possui curso sobre Operação do Sistema Elétrico Europeu pela École Nacionale Supérieure D´Electrotechnique de Toulouse – França, curso de MBA – Master Business Administration em Finanças e curso de Gestão e Negociação pela INSEAD - Institut Européen D'administration des Affaires. Trabalhou no Centro de Operação do Sistema de Furnas Centrais Elétricas (1993 a 1999), no Centro de Centro de Operação Sudeste do Operador Nacional do Sistema - ONS (1999 a 2000), na Électricité De France Toulouse/França (2000 a 2003) e atualmente ocupa o cargo de Superintendente de Expansão da Transmissão desde 2003.

 

Brasileiro, casado, nascido em 09/11/1965, engenheiro eletricista pela Universidade Paulista em 2014, engenheiro de segurança do Trabalho pela Universidade Candido Mendes em 2016, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Bauru em 1995, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil - seção São Paulo, pós-graduado em Direito Previdenciário pela Universidade Candido Mendes em 2017, tecnólogo mecânico pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp em 1989, sendo que atualmente está cursando MBA em Gestão Financeira e Controladoria. É Conselheiro Deliberativo na Fundação CESP desde abril de 2009. Foi Conselheiro de Administração da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários das Empresas de Energia Elétrica do Estado de São Paulo de março de 2000 a julho de 2011 (três mandatos) e Conselheiro Fiscal de março de 1999 a março de 2000.

Conselho Fiscal

 

Brasileiro, nascido em 12 de abril de 1975. Professor da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FAF/UERJ). Doutor em Ciências Contábeis pela FEA/USP (2005), Mestre em Ciências Contábeis pela FAF/UERJ (2001), graduado em Ciências Contábeis (1998) e em Direito (1998). É Sócio da SzusterCardoso Serviços Contábeis. Consultor e parecerista de empresas em IFRS/CPC e de governos em IPSAS/MCASP. Membro suplente do Conselho Fiscal da WWF-Brasil. Membro da Comissão de Auditoria e Normas Contábeis da Associação Brasileira das Companhias Abertas (CANC-ABRASCA). Em 2010 atuou como Academic Fellow da International Financial Reporting Standards Foundation (IFRS Foundation), em Londres. Em 2011 atuou como membro do comitê Risk&Quality da PWC-Brasil. Em 2012 atuou como consultor independente do World Bank, para elaboração do Report on the Observance of Standards and Codes in Accounting and Auditing (ROSC-A&A). Entre 2010 e 2013 assessorou o Conselho Federal de Contabilidade, colaborando diretamente em diversos grupos de trabalho, entre eles: revisão técnica da tradução das IPSASs Handbook 2010, disseminação do CPC PME, disseminação dos IFRSs, constituição do GLASS. Interesse de pesquisa em Regulação, Julgamento Profissional e Qualidade da Informação Contábil, tanto no setor público quanto no empresarial.

 

Português, nascido em 17 de outubro de 1950. Contador formado em 1977 e administrador de empresas formado em 1975 pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Júnior (atual Mackenzie– RJ). Fundador (1984) e Diretor-Presidente da Domingues e Pinho – Contadores (outsourcing nas áreas contábil, tributária, financeiro, pessoal, recursos humanos e paralegal), Fundador (1996) e Diretor Presidente do GBrasil – Grupo Brasil de Empresas de Contabilidade, Membro do IGAL – Intercontinental Grouping of Accountants and Lawyers, Diretor da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Diretor Financeiro da Câmara de Comércio Americana para o Brasil, Vice-Presidente da Câmara de Comércio Brasil Israel, Conselheiro da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa no Rio de Janeiro, Membro da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil. Foi Presidente do Conselho de Administração da Cromos S.A. Tintas Gráficas, que atua no setor de tintas, entre 1999 e 2000 e do Conselho Fiscal da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A., distribuidora de energia elétrica, entre 2000 e 2001. Foi Conselheiro Fiscal da TBG – Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S/A. (Grupo Petrobrás) entre 2007 e 2012. Atualmente, é Presidente do Conselho Fiscal e Financeiro da Ação Comunitária do Brasil e do Conselho Fiscal da Companhia, desde 2006.

 

Brasileiro, nascido em 11 de setembro de 1963. Contador formado pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Júnior (atual Mackenzie) - Rio de Janeiro em 1988 e com MBA em Gerência de Energia pela Fundação Getúlio Vargas em 2003. Participou do Seminário de Liderança Avançada do Instituto Haggai em Cingapura em 2006. Realizou o Curso de Valuation: Avaliação de Empresas pela FIPECAFI (outubro 2018). Desde 1997 é sócio da Empresa Domingues e Pinho Contadores, que tem como atividades principais o outsourcing nas áreas contábil, fiscal, pessoal e financeiro. Atualmente é o diretor responsável pelas operações da Empresa Domingues e Pinho Contadores na cidade de São Paulo. Ocupou também posições nas empresas Ongoing Participações Ltda., Mesbla Serviços Financeiros e BBM Participações. É membro suplente do Conselho Fiscal da ISA CTEEP desde 2006.

 

Brasileiro, nascido em 19 de novembro de 1960. Contador formado pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Júnior (atual Mackenzie – Rio) em 1983. Possui 36 anos de experiência profissional em indústrias multinacionais, na área Contábil-Financeira: Controladoria, Contabilidade, Planejamento Financeiro, Fiscal, Custos, Contas a Pagar e Receber e Tesouraria. Forte atuação na coordenação das Demonstrações Financeiras. É Diretor Geral na Domingues e Pinho Contadores, que presta serviços e consultoria e contadoria desde 1987. Atua como Administrador das empresas SES Americon, operadora de empresas do setor de telecomunicações, é membro da Câmara de Comércio Americana para o Brasil e do Comitê de Gás e Energia da Câmara Americana / Rio de Janeiro, Diretor Financeiro da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. Foi Vice Presidente do IGAL– International Grouping of Accountants and Lawyers entre 2013 e 2015, membro da Comissão Financeira – IBEU (Instituto Brasil-Estados Unidos). Já atuou como Conselheiro Fiscal na Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A., Lowndes & Sons S.A., corretora e administradora de condomínios, Administradora Itahy S.A., do setor hoteleiro, e Brasfels S.A., estaleiro. Atualmente, é suplente do Conselho Fiscal da Companhia.

 

Brasileira, nascida em 30 de outubro de 1975. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP e em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. Atuou nas empresas de auditoria independente Arthur Andersen, Deloitte e Ernst & Young entre 1996 e 2010. Foi Gerente de Auditoria interna na Confab, companhia aberta brasileira controlada pelo grupo ítalo-argentino Techint/Tenaris. Foi sócia da Hirashima & Associados, onde liderou serviços de consultoria contábil e financeira em reorganizações societárias e atuou como consultora da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - FIPECAFI. De julho de 2014 a agosto de 2017, ocupou a posição de controller em empresas de geração de energia elétrica. Atualmente é Presidente do Comitê de Auditoria da Caixa Econômica Federal, membro do Conselho Fiscal da Ânima Educação, Via Varejo, COSAN Logística e Companhia de Gás de São Paulo – COMGÁS, e membro suplente do Conselho Fiscal da COSAN S.A. e da Companhia Energética de São Paulo - CESP.  Entre 2007 e 2015 foi membro suplente do Conselho Fiscal da Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. – EMBRAER.

 

Brasileiro, nascido em 30 de maio de 1977. Graduado em Ciências Econômicas pela UNISUAM em 2000, possui MBA em Auditoria e Contabilidade pela UFF em 2006 e Pós-Graduação em Auditoria Fiscal e Tributária pela Universidade Gama Filho em 2009. Integrante do Grupo Eletrobras desde 2004, atuou no Departamento de controles internos de 2004 a 2017, como Assessor da Diretoria de Conformidade / Coordenação de Apuração de Denúncias de 2017 a 2019, ocupando desde fevereiro de 2019 o cargo de Superintendentes de Auditoria Interna.

 

Brasileira, nascida em 27 de janeiro de 1971. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1996, possui Pós-Graduação em Finanças (1997) e em Engenharia e Avaliação de Custos (1999) pela UFSC, MBA em Finanças pelo IBMEC em 2006 e Mestrado em Economia pela UFSC em 2006. Trabalhou na CELESC-Centrais Elétricas de Santa Catarina no Departamento Econômico Financeiro de 1990 a 2002 e integra o Grupo Eletrobras desde 2002, tendo atuado no Departamento Econômico Financeiro de 2002 a 2009 e no Departamento de Governança Corporativa de 2009 até o presente momento, ocupando atualmente o cargo de Economista.

 

Brasileira, nascida em 14 de julho de 1970. Graduada em Economia pela Universidade Santa Úrsula em 1994, possui Mestrado em Economia pelo IBMEC em 2003, MBE em Análise de Políticas Públicas pela UFRJ em 2007 e MBA em Finanças pelo IBMEC em 2011. Integrante da Eletrobras desde 2006, foi Supervisora de Gestão Financeira das Empresas Federais de Distribuição da Diretoria Financeira entre 2006 e 2009 e Gerente da Divisão de Programação Financeira de Curto Prazo da Diretoria Financeira de 2009 a 2016, exercendo atualmente o cargo de Analista do Departamento de Gestão de Riscos Corporativos da Diretoria de Conformidade desde dezembro de 2016. Atuou ainda como professora assistente da UNIVERCIDADE e do IBMEC. É autora de diversos artigos acadêmicos para o setor elétrico.

 

Brasileira, nascida em 05 de maio de 1965. Graduada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1987, possui MBA em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas em 1995 e Programa Minerva, GWU- George Washington University em 2011. Integrante da Eletrobras desde 1987, exerceu a função de Economista em diversos departamentos até 2006, foi Chefe da Divisão de Captação Financeira, do Departamento de Desenvolvimento de Negócios de 2006 a 2015, exercendo desde então o cargo de Economista na área Governança Corporativa, da Diretoria de Governança, Riscos e Conformidade.

Comitê de Recursos Humanos

 

Colombiano, nascido em 12 de março de 1959. Economista formado em 1982 pela Universidade de Los Andes, Mestrado em Economia pela Universidade de Los Andes em 1985 e MBA com ênfases em finanças, economia empresarial, internacional, cursos de doutorado em economia, micro e macro economia pela Columbia Business School em Nova York – 1986 a 1988.

De 2001 a 2015 foi sócio da empresa Nogal Assessorias Financeiras, banco de investimentos independente, operando na Colômbia e na América Latina. Durante sua trajetória prestou mais de 100 consultorias em vários segmentos da economia, tais como: mineração, petróleo e gás, indústria, energia, comércio e consumo, serviços financeiros, agronegócios, embalagem, imobiliário e de construção e produtos farmacêuticos.

Presidente de ING Barings, que atua no setor bancário, na Colômbia, Diretor da região Andina, foi nomeado Presidente e CEO para as operações unificadas da Barings e ING Colômbia. Liderou a equipe de análises de ações na Colômbia para 1995, 1996 e 1997. Em M&A, o Sr. Vargas participou de transações para um número importante de clientes corporativos relevantes na Colômbia, região e para o governo da Colômbia. Foi Presidente fundador de Proexport Colômbia, organização nacional para promoção de exportações, presidente fundador da Fiducoldex, agência do Governo colombiano que atua como agente fiduciário para o comércio exterior e assessor do Ministro de Comercio Exterior. Desde 2015, é CEO da da Interconexión Electrica S.A. (ISA), holding controladora da Companhia. Membro do Conselho de Administração das seguintes Companhias: ISA Capital do Brasil S.A., ISA Peru, Amarilo, Spectrum (Guatemala), Dynamo Producciones, Lumni Colômbia, Best Buddies, Fundación Neme, Fundación San Mateo Apostol, Hospital Infantil Universitario de San José.

 

Colombiana, nascida em 20 de janeiro de 1973. Administradora de Empresas formada pela CESA, Bogotá, Colômbia, obteve a graduação de MSc em International Securities, Investment & Banking, pela Universidade de Reading, ICMA Center, Inglaterra. Foi CEO do Fondo Acceso de 2011 a 2013, Diretota de Investimentos em Empreendimentos da Fundação Clinton, Clinton Giustra Enterprise Partnership de 2013 a 2015, CFO da Clinton Foundation de 2015 a 2017, Gerente de Novos Negócios da Frisby S.A. em 2018 e desde janeiro de 2019 ocupa a posição de Vice-Presidente de Finanças Corporativas da Interconexión Electrica S.A. (ISA). É membros dos Conselhos de Administração de empresas do Grupo ISA, como Intervial Cile Y Rios, ISA Capital do Brasil, ISA Investimentos e Participações, REP Y CTM, Cautiva-Linear Systems RE Ltd., Comitê de Finanças da TAESA e Internexa. A Sra. Carolina Botero Londoño declara, para todos os fins de direito que, nos últimos 05 (cinco) anos, não esteve sujeita aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhuma condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e nenhuma condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

 

Entrou para a Empresa em 10 de janeiro de 2017

Membro ativo da Comissão de Educação Pro Antioquia.

Ex-advogado especializado em direito empresarial, com ampla experiência e conhecimento de gestão de talentos. Graduado de um Programa Avançado em Gestão, liderou com sucesso temas como relações individuais e coletivas, negociações com sindicatos, desenvolvimento de lideranças e talentos críticos de alto nível, desenvolvimento da cultura organizacional e gestão da mudança, procurando constantemente contribuir para o crescimento e o desenvolvimento rentáveis e para a consolidação de excelentes locais de trabalho. Foi Diretor de Gestão de Talentos da ISA de 2006 a 2008. Uniu-se, então, à Sumicol, onde foi por 8 anos Gerente de Recursos Humanos.

 

Colombiano, nascido em 30 de julho de 1956. Engenheiro eletricista formado pela Universidade Nacional de Colômbia, com Especialização em Gerencia de la Calidad pela Universidad EAFIT e Máster of Science em Investigación Operacional pela Universidad de Strathclyde, Escócia - UK em 1987. Foi Gerente de estratégia Corporativa na ISA – Interconexión Eléctrica S.A.E.S.P., onde coordenou as atividades estratégicas em termos e posicionamento, crescimento e novos negócios.

Foi Diretor Presidente da Companhia de 2009 a novembro de 2013. Desde novembro de 2013, é Vice-Presidente Técnico Transporte de Energía e responsável pelas áreas Corporativas de Proyectos, Operaciones, Ingeniería y Aprovisionamento da Interconexión Electrica S.A. (ISA), holding controladora da Companhia. Atualmente, é também membro do Conselho de Administração da Companhia, Transelca S.A.E.S.P., transmissora de energia, Intercolombia S.A.E.S.P., Red de Energía del Peru S.A, Consorcio Transmantaro S.A., ISA Perú S.A., Interchile S.A., Isa Capital do Brasil S.A. e Interconexión Eléctrica Colombia-Panamá, S.A., empesa binacional construtora e operadora da conexão de rede elétrica entre Panamá e Colômbia.

 

Colombiano, nascido em 13 de fevereiro de 1955. Engenheiro eletricista formado pela Universidade Nacional de Colômbia em 1978, com mestrado em Análise de Sistemas Elétricos de Potência pela Universidade de Manchester em 1983, e Especialização em Finanças pela Universidad EAFIT - Medellin em 1995 e pela FGV - São Paulo em 2008. Admitido em 1979 na ISA como engenheiro de operação do sistema interligado e depois ocupou diversas posições técnicas e administrativas. Entre janeiro de 2005 e janeiro de 2007 ocupou o cargo de Gerente da Região Sul-Americana, da Interconexión Eléctrica S.A. E.S.P, empresa colombiana do setor de energia elétrica. Desde 2007, é Diretor Presidente da ISA Capital do Brasil S.A., holding controladora da Companhia e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Companhia e, desde 2013, membro do Conselho de Administração da Internexa Participações, holding pertencente ao Grupo ISA.

Comitê de Auditoria

 

Colombiano, nascido em 25 de junho de 1987. Economista pela Universidade Nacional da Colômbia, possui Mestrado em Economia e Administração Pública pela Universidade de Columbia, EUA. Ocupou as seguintes posições profissionais: Consultor no Vice Ministério de Geração de Emprego e Subsistência Familiar do Ministério do Trabalho da Colômbia em 2012; Economista da Área de Pobreza e Desenvolvimento Sustentável do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento de 2012 a 2015; Assessor do Escritório de Assuntos Interinstitucionais do Governatorato de Cesar em 2016; Professor da Faculdade de Economia da Universidade Nacional da Colômbia e da Faculdade de Economia da Universidade de Rosario, Argentina em 2017; Consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em 2017; Chefe de Estudos Econômicos da Associação Bancária da Colômbia em 2017; Consultor da Superintendência de Serviços Públicos da Colômbia e Consultor da PROMIGAS em 2018; Vice-Ministro Técnico do Ministério de Fazenda e Crédito Público da Colômbia em 2018 e 2019; desde setembro de 2019 ocupa a posição de Diretor do Departamento Nacional de Planejamento da Colômbia. O Sr. Luis Alberto Rodríguez Ospino declara, para todos os fins de direito que, nos últimos 05 (cinco) anos, não esteve sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhuma condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e nenhuma condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

 

Colombiano, nascido em 30 de julho de 1956. Engenheiro eletricista formado pela Universidade Nacional de Colômbia, com Especialização em Gerencia de la Calidad pela Universidad EAFIT e Máster of Science em Investigación Operacional pela Universidad de Strathclyde, Escócia - UK em 1987. Foi Gerente de estratégia Corporativa na ISA – Interconexión Eléctrica S.A.E.S.P., onde coordenou as atividades estratégicas em termos e posicionamento, crescimento e novos negócios.

Foi Diretor Presidente da Companhia de 2009 a novembro de 2013. Desde novembro de 2013, é Vice-Presidente Técnico Transporte de Energía e responsável pelas áreas Corporativas de Proyectos, Operaciones, Ingeniería y Aprovisionamento da Interconexión Electrica S.A. (ISA), holding controladora da Companhia. Atualmente, é também membro do Conselho de Administração da Companhia, Transelca S.A.E.S.P., transmissora de energia, Intercolombia S.A.E.S.P., Red de Energía del Peru S.A, Consorcio Transmantaro S.A., ISA Perú S.A., Interchile S.A., Isa Capital do Brasil S.A. e Interconexión Eléctrica Colombia-Panamá, S.A., empesa binacional construtora e operadora da conexão de rede elétrica entre Panamá e Colômbia.

 

Brasileiro, nascido em 02 de março de 1969. Engenheiro Eletricista formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, possui curso sobre Operação do Sistema Elétrico Europeu pela École Nacionale Supérieure D´Electrotechnique de Toulouse – França, curso de MBA – Master Business Administration em Finanças e curso de Gestão e Negociação pela INSEAD - Institut Européen D'administration des Affaires. Trabalhou no Centro de Operação do Sistema de Furnas Centrais Elétricas (1993 a 1999), no Centro de Centro de Operação Sudeste do Operador Nacional do Sistema - ONS (1999 a 2000), na Électricité De France Toulouse/França (2000 a 2003) e atualmente ocupa o cargo de Superintendente de Expansão da Transmissão desde 2003.

Atualizado em 4 de agosto de 2021.