ISA CTEEP e Jaguar Parade convidam artistas para participar da exposição de esculturas de onças-pintadas em São Paulo e Nova York

Evento cultural internacional vai arrecadar fundos e conscientizar as pessoas sobre a necessidade urgente de conservar as onças-pintadas e seu habitat
 
São Paulo, 29 de novembro de 2021 - Em comemoração ao Dia Internacional da Onça-pintada, celebrado hoje, a ISA CTEEP e a Jaguar Parade convidam artistas profissionais e amadores de todo o mundo para enviarem suas ideias de customização para as esculturas que vão compor a segunda edição do evento que, desta vez, terá destaque internacional.
As inscrições podem ser realizadas pelo site oficial do evento (www.jaguarparade.com), de hoje até 31 de janeiro de 2022. A curadoria do evento selecionará 40 projetos que serão executados pelo próprio artista em São Paulo (BR) ou Nova York (EUA), entre setembro e outubro do próximo ano, durante a 77ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Nesta edição, destaca-se a possibilidade de artistas submeterem artes digitais, que serão leiloadas como NFTs (Non Fungible Token - Token Não Fungível), a fim de gerar fundos para a conservação das onças-pintadas. Além disso, ao término do evento, as esculturas serão leiloadas e 100% do lucro será destinado para projetos de preservação da espécie e seu habitat em diversos países da América Latina.


 
A causa
A onça-pintada desempenha um papel ecológico fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas, protegendo a biodiversidade, as águas e as florestas, além de garantir a sobrevivência das espécies que convivem com ela e de seus habitats associados.
O felino está presente em 18 países da América, mas nos últimos 100 anos sua população foi reduzida quase pela metade. Estima-se que, na Amazônia, existem 4,5 onças-pintadas por 100 km2, em unidades de conservação, e 2,5 em áreas desprotegidas.
Por isso, a fim de preservar a espécie e seu habitat, a ISA CTEEP, em conjunto com os aliados técnicos South Pole e Panthera, desenvolveu o Programa Conexão Jaguar, que tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade e a mitigação das mudanças do clima por meio da implementação de projetos florestais em áreas prioritárias para a proteção, recuperação e conexão do habitat e corredores da onça-pintada.  Em 2020, foi considerado o melhor programa corporativo de compensação de emissões pelo ranking Environmental Finance Awards.
O programa foi lançado no Brasil em 2019 e contribui com a proteção e a conservação da biodiversidade em mais de 76 mil hectares na Serra do Amolar, região pertencente ao Pantanal, em parceria com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP). Tal região abrange os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de fazer fronteira com Bolívia e Paraguai.
“Nós nos orgulhamos dessa iniciativa, pois o Conexão Jaguar busca gerar impactos positivos e reduzir cerca de 2 milhões de toneladas de CO2 equivalentes potenciais no planeta até 2030, além de promover a conscientização das pessoas contra o desmatamento, incêndios criminosos, caça ilegal e poluição, ações que afetam diretamente a preservação da biodiversidade e de um ecossistema equilibrado para a sobrevivência desses animais”, explica Ana Carolina David, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ISA CTEEP.
O evento tem patrocínio da companhia, por meio de investimentos da Lei de Incentivo à Cultura.
Serviço:
Convocação de artistas para a Jaguar Parade NYC 2022
Quando: de 29 de novembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022
Inscrições: www.jaguarparade.com
 
Sobre a ISA CTEEP
Com uma equipe de cerca de 1.400 colaboradores, a ISA CTEEP está presente em 17 Estados, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 33% de toda energia elétrica transmitida no País e 94% do Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por mais de 20 mil km de linhas de transmissão e 140 subestações (ativos em operação e em construção). Privatizada em 2006, o principal acionista é o Grupo Multilatino ISA, que detém 35,82% do capital total.
 
Informações para a imprensa – ISA CTEEP
RPMA Comunicação
Pedro Henrique Santos – (11) 96513-0069
Kelly Queiroz – (11) 94216-3176
[email protected]
 
 

Voltar