ISA CTEEP e Jaguar Parade customizam esculturas de onças pintadas em conceito Live Painting em shopping de São Paulo

Evento cultural internacional vai arrecadar fundos e conscientizar as pessoas sobre a necessidade urgente de conservar as onças-pintadas e seu habitat
 

 
São Paulo, 31 de maio de 2022 – A ISA CTEEP, maior transmissora privada de energia do País, em parceria com a Jaguar Parade intervenção artística urbana que reúne esculturas de onças-pintadas estilizadas -, por meio de patrocínio, promove a pintura de cinco esculturas, ao vivo, entre os dias 25 de maio e 12 de junho, em um ateliê aberto ao público localizado no Shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista (SP).

As onças serão customizadas em conceito Live Painting por artistas, como Kássia Rare, Celair Ramos, Jú Barros, Vanessa Alexandre, Sophie Reiterman, dentre outros. Depois de prontas, as esculturas seguirão para exposição com visitação gratuita entre os dias 16 de junho a 15 de julho, em espaços públicos da capital paulista e em shoppings parceiros. Ainda, entre setembro e outubro, estarão em Nova York (EUA), durante a 77ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).  A Jaguar Parade é apresentada pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura, ISA CTEEP e PremieRpet.
 
A causa A onça-pintada desempenha um papel ecológico fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas, protegendo a biodiversidade, as águas e as florestas, além de garantir a sobrevivência das espécies que convivem com ela e de seus habitats associados. O felino está presente em 18 países da América, mas nos últimos 100 anos sua população foi reduzida quase pela metade. Estima-se que, na Amazônia, existem 4,5 onças-pintadas por 100 km2, em unidades de conservação, e 2,5 em áreas desprotegidas.

Por isso, a fim de preservar a espécie e seu habitat, a ISA CTEEP, em conjunto com os aliados técnicos South Pole e Panthera, desenvolveu o Programa Conexão Jaguar, que tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade e a mitigação das mudanças do clima por meio da implementação de projetos florestais em áreas prioritárias para a proteção, recuperação e conexão do habitat e corredores da onça-pintada. Em 2020, foi considerado o melhor programa corporativo de compensação de emissões pelo ranking Environmental Finance Awards.

O programa foi lançado no Brasil em 2019 e contribui com a proteção e a conservação da biodiversidade em mais de 76 mil hectares na Serra do Amolar, região pertencente ao Pantanal, em parceria com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP). Tal região abrange os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de fazer fronteira com Bolívia e Paraguai.
 
“Esta é uma iniciativa que nos orgulha e reforça a nossa contribuição proativa para os desafios ambientais globais. Estabelecemos alianças estratégicas para a transformação que, neste caso, em parceria com a Jaguar Parade, promove a conscientização para esta causa primordial da preservação da biodiversidade e de um ecossistema equilibrado para a sobrevivência dos animais, como a onça-pintada. Esperamos que as pessoas possam se aproximar da arte e acompanhar as pinturas, além de interagir com os artistas”, destaca Ana Carolina David, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ISA CTEEP.
 
 

Saiba mais sobre o Conexão Jaguar, acesse aqui.
 
Jaguar Parade em Nova York a curadoria do evento selecionou cerca de 40 projetos que serão executados por artistas e exibidos em São Paulo (BR), nos meses de junho e julho, e em Nova York (EUA), entre setembro e outubro, durante a 77ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). As peças serão expostas nos grandes centros, como United Nations Headquarters, Rockefeller Center, World Trade Center, Central Park Zoo, The High Line, JFK Airport, La Guardia Airport, entre outros.

Nesta edição, o evento acontecerá, em paralelo, de forma online e recebendo de maneira inédita artistas de obras digitais, que serão leiloadas como NFTs (Non Fungible Token - Token Não Fungível), a fim de gerar fundos para a conservação das onças-pintadas. Além disso, ao término do evento, as esculturas serão leiloadas e 100% do lucro será destinado para projetos de preservação da espécie e seu habitat em diversos países da América Latina.  

A primeira edição da Jaguar Parade aconteceu em novembro de 2019, reunindo por volta de 90 estátuas, assim sendo, na época, considerada a maior exibição de arte urbana em céu aberto da história da cidade. Quase 10 milhões de pessoas nas ruas e parques de São Paulo foram impactadas com a exibição, contando também com um número estrondoso de impressões em mídias sociais, chegando a mais de 55 milhões de acessos.
 
Assim como nas edições anteriores, todas as obras da Jaguar Parade NYC contarão com placas em Braille com sua respectiva identificação para que os portadores de baixa visão e deficientes visuais sejam incluídos na ação. Dentre as organizações apoiadoras estão United Nations Development Programme, United Nations Environment Programme, UNODC - United Nations, Panthera, Wildlife Conservation Society, World Wide Fund for Nature, The Lion's Share Fund.
 

Simulação da exibição em Nova York (EUA) 
 
Serviço: Live Paiting Jaguar Parade
Site: jaguarparade.com
Instagram: @jaguarparade.global
Data: A partir de 25 de maio até 12 de junho.
Local: Aberto ao público / entrada gratuita.
Acessibilidade para PNE.
 
 
Sobre a ISA CTEEP
 
Com uma equipe de mais de 1.400 colaboradores, a ISA CTEEP está presente em 17 Estados, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 30% de toda a energia elétrica transmitida no Brasil e 92% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por aproximadamente 21 mil km de redes de linhas de transmissão e 137 subestações (ativos em operação e em construção) com tensão de até 550 kV. Seu principal acionista é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.
 
Informações para a imprensa – ISA CTEEP
RPMA Comunicação
Pedro Henrique Santos – (11) 96513-0069
Kelly Queiroz – (11) 94216-3176
[email protected]
 
 
Informações para imprensa – Jaguar Parade

Estratégias de Comunicação - (11) 3068-2000
Laize Lima - [email protected]
Letícia Castro - [email protected]
Thays Reis - [email protected]
Victoria Lima - [email protected]
 
 
 

Voltar