ISA CTEEP e TAESA reforçam transmissão de energia no Paraná
As novas linhas de transmissão de 525 kV da IE Ivaí (LT 525 kV Foz do Iguaçu/Guaira; LT 525 kV Guaira/Sarandi e LT 525 kV Sarandi/Londrina) têm 511 km de extensão, passam por 41 municípios e acrescentam mais de 2.600 MVA de potência energética para a região
São Paulo, 10 de novembro de 2022 – A ISA CTEEP e a TAESA, transmissoras de energia elétrica, acabam de iniciar a operação comercial da Interligação Elétrica (IE) Ivaí, no Paraná. O empreendimento obteve o Termo de Liberação Parcial (TLP) do Operador Nacional do Sistema (ONS) para as instalações do corredor de 525 kV, que conecta as subestações de Foz do Iguaçu, Guaíra, Sarandi e Londrina, correspondendo a 511 km de linhas de transmissão em circuito duplo.
Essa fase concluída contempla o fortalecimento do abastecimento de energia nas regiões norte e noroeste do Paraná. Além disso, considerando sua localização, a energização desta etapa contribui com o escoamento de energia para a região Sudeste, produzida pela Usina Hidrelétrica de Itaipu. A energização de Ivaí contribui também com o escoamento da energia para o Mato Grosso do Sul e a região oeste do Paraná.
Em sua totalidade, o que inclui o trecho já entregue e circuitos de 230 kV que serão energizados nas próximas semanas, o projeto contou com a construção de 593 km de linhas de transmissão e três subestações – Guaíra, Paranavaí Norte e Sarandi, sendo esta última com conceito digital. Também foi realizada a expansão da capacidade das subestações já existentes de Londrina e Foz do Iguaçu. A IE Ivaí fará a interligação de 41 municípios do Estado e acrescentará mais de 2.600 MVA de potência à região, o suficiente para abastecer um milhão de residências.
“Estamos muito felizes em entregar e iniciar a operação de mais um importante projeto, que contribui para a ampliação de uma matriz energética mais limpa e está em linha com o nosso propósito de geração de valor sustentável”, ressalta Dayron Urrego, diretor executivo de projetos da ISA CTEEP.
“A transmissão de energia é tema de alta prioridade para o desenvolvimento econômico do País, o que fica evidente pela magnitude dos últimos leilões organizados pela ANEEL. Somado aos projetos de Aimorés e Paraguaçu, Ivaí é o terceiro empreendimento em que temos a parceria da ISA CTEEP, garantindo ao Sistema Interligado Nacional (SIN) uma interconexão cada vez mais segura”, comenta Luís Alessandro Alves, diretor de Implantação da TAESA.