ISA CTEEP energiza a Interligação Elétrica Biguaçu, em Santa Catarina
- Projeto é o único do País que conta com linhas de transmissão aérea, submarina e subterrânea
- Com o empreendimento, Florianópolis passa a ter três sistemas de transmissão interligados diretamente à rede básica, seguindo o critério de contingência das capitais do Brasil
- Com entrega antecipada em mais de um ano, projeto adicionará uma RAP de R$ 49,7 milhões à companhia no período 2022-2023
São Paulo, 02 de setembro de 2002 - A ISA CTEEP, líder no setor de transmissão de energia do País, acaba de energizar a Interligação Elétrica Biguaçu (SC), com mais de um ano de antecipação em relação ao prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O empreendimento, inédito no Brasil por ser o único a contemplar linhas de transmissão com trechos aéreo, submarino e subterrâneo, garantirá maior segurança e confiabilidade ao fornecimento de energia elétrica para a região metropolitana de Florianópolis.
Com as obras iniciadas no primeiro semestre de 2021, o projeto contemplou a construção de 57 km de linhas de transmissão e de uma nova Subestação, em Ratones, além da ampliação da Subestação Biguaçu, localizada no município de mesmo nome.
Com isso, Florianópolis passa a ter três sistemas de transmissão interligados diretamente à rede básica, mitigando o risco de novo apagão no local, a exemplo do ocorrido em 2003 e que durou 55 horas consecutivas. A cidade passa a seguir o critério de contingência das capitais do Brasil, que devem ser abastecidas por dois ou mais sistemas de transmissão. Até o momento, o município tinha apenas um interligado à rede básica.
O projeto também vai aumentar a oferta e melhorar a confiabilidade do fornecimento de energia para toda a região da Grande Florianópolis, além de dar maior estabilidade de tensão e segurança operacional e de permitir o crescimento das fontes de geração de energia renovável. Com isso, potencializa o desenvolvimento econômico, social e tecnológico local, pois amplia a capacidade para suportar o aumento de cargas decorrente da expansão das atividades econômicas.
“A construção desse projeto envolveu diversos desafios, os quais foram superados com a aplicação de soluções inovadoras em engenharia. Esse projeto, com as caraterísticas de linhas aérea, submarina e subterrânea, é inédito no País. Portanto, ele representa um avanço em conhecimento não apenas para nós, mas para todo o setor elétrico. Temos muito orgulho em anunciar a entrega de um dos empreendimentos mais importantes para Santa Catarina, beneficiando cerca de 508 mil catarinenses”, diz Dayron Urrego, diretor executivo de projetos da ISA CTEEP.