ISA CTEEP firma acordo de cooperação com EPE em projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em sistemas de transmissão

São Paulo, 24 de maio de 2021 – Considerando as transformações no setor elétrico, a ISA CTEEP, maior transmissora privada de energia elétrica do país, convidou a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) para participar do projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) “Planejamento Integrado e Flexível de Sistemas de Transmissão”, originando o acordo de cooperação técnico-científico firmado entre as duas empresas.  

O objetivo da pesquisa é fomentar a preparação do planejamento da transmissão de energia elétrica para as mudanças que já estão em curso na matriz energética e no mercado de energia, devido à crescente entrada das fontes renováveis intermitentes e da geração distribuída, além da necessidade de armazenamento de energia e aplicação de novas tecnologias no setor.  

O projeto compreende o desenvolvimento de metodologias e aprimoramento de ferramentas computacionais que irão auxiliar a avaliação do planejamento do sistema, considerando a análise de um portfólio de tecnologias que maximizem a flexibilidade da rede de transmissão. Além disso, está prevista a elaboração de propostas de arcabouço regulatório que incentivem a adoção do portfólio mais eficiente e assegurem a remuneração dos investimentos, sem perder de vista a confiabilidade, a segurança e a modicidade tarifária, beneficiando a sociedade como um todo. 

Iniciado em meados de 2020 e com duração de 24 meses, o projeto desenvolvido no âmbito do programa de P&D regulado pela ANEEL tem investimento previsto de aproximadamente R$ 5 milhões e conta, também, com a participação das empresas de soluções tecnológicas no setor de energia elétrica PSR, HPPA e MRTS, representadas pelos pesquisadores Mário Veiga, Jorge Jardim e Dorel Ramos, respectivamente.  

 Sobre a ISA CTEEP 

Com uma equipe de cerca de 1.400 colaboradores, a ISA CTEEP está presente em 17 estados do Brasil, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 33% de toda energia elétrica transmitida no País e 94% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por mais de 20 mil quilômetros de linhas de transmissão e 140 subestações (ativos em operação e em construção). Privatizada em 2006, o principal acionista é o Grupo multilatino ISA, que detém 35,82% do capital total.  

Informações para a mídia   

CDI Comunicação  

Andresa de Oliveira – [email protected] 

(11) 3817-7919 

Márcia Avruch – [email protected] 

(11) 3819-7964  

Voltar