ISA CTEEP obtém Licença Ambiental de Operação do Projeto Três Lagoas

Licença ambiental de operação, concedida pelo Ibama, impulsiona a expectativa da companhia de energizar o empreendimento ainda neste semestre
 
Projeto vai beneficiar o Sistema Interligado Nacional, pois permitirá ampliar o escoamento de energia gerada a partir de fontes renováveis
 
São Paulo, 18 de maio de 2022 – Arrematado no lote 6 do leilão de transmissão realizado em dezembro de 2019, o empreendimento de Três Lagoas (SP), em construção pela ISA CTEEP, uma das principais transmissoras de energia do País, recebeu a Licença de Operação emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com validade de dez anos.
 
Ao todo, foram construídos 37 km de linhas de transmissão onde está instalada a maior hidrelétrica do estado de São Paulo, partindo da subestação Ilha Solteira, na divisa dos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, até a subestação Três Irmãos (SP), interligando os municípios de Selvíria (MS), Ilha Solteira (SP), Itapura (SP) e Andradina (SP). Com potência de 3.444 MW, o complexo hidrelétrico ganhará maior segurança e qualidade na transmissão de energia para as regiões mato-grossense e noroeste paulista.
 
O projeto ainda vai beneficiar o Sistema Interligado Nacional (SIN), pois tem o objetivo de escoar a geração de energia de fontes renováveis - solar e biomassa - aos centros consumidores na região Noroeste do estado de São Paulo, contribuindo para a expansão de uma matriz energética mais limpa no País. Anualmente, a ISA CTEEP é responsável por conectar 22 GW de fontes renováveis aos centros de consumo, o equivalente à soma do gerado pelas usinas de Itaipu e Belo Monte. 

O empreendimento, em fase de conclusão, deve ser energizado ainda neste semestre. O investimento previsto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é de R$ 99 milhões e a Receita Anual Permitida (RAP) é de R$ 6 milhões no período 2021-2022.

Durante as obras, a companhia utilizou técnicas para reduzir o impacto ao meio ambiente, como o uso de drones para o lançamento de cabos nos trechos ambientalmente sensíveis das linhas aéreas e o aumento na altura das torres de transmissão para preservação da vegetação nativa, além do desenvolvimento de Programas de Educação Ambiental e Comunicação Social com as comunidades do entorno durante todo o período.
 
“Priorizamos a geração de valor sustentável para a sociedade. E podemos afirmar que este empreendimento se destaca por seu impacto positivo ao meio ambiente, pois amplia o escoamento de energia de fontes renováveis de usinas fotovoltaicas e de térmicas a biomassa”, explica Dayron Urrego, diretor executivo de projetos da ISA CTEEP.

Projeto Três Lagoas

Sobre a ISA CTEEP
 
Com uma equipe de mais de 1.400 colaboradores, a ISA CTEEP está presente em 17 Estados, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 30% de toda a energia elétrica transmitida no Brasil e 92% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por aproximadamente 21 mil km de redes de linhas de transmissão e 137 subestações (ativos em operação e em construção) com tensão de até 550 kV. Seu principal acionista é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.
 
 
Informações para a imprensa – ISA CTEEP
RPMA Comunicação
Pedro Henrique Santos – (11) 96513-0069
Kelly Queiroz – (11) 94216-3176
[email protected]
 
 

Voltar