ISA CTEEP se torna a empresa do setor elétrico brasileiro com a maior participação de mulheres em cargos de diretoria

Com a promoção de Carisa Portela Cristal à posição de CFO, 60% do board da companhia passa a ser ocupado por mulheres 

São Paulo, 17 de maio de 2021 – Segundo estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), divulgado este ano, de 295 empresas de capital aberto avaliadas, quase 25% não tem nenhuma mulher em cargos de diretoria ou conselhos. Na contramão do cenário nacional, a ISA CTEEP, maior transmissora privada de energia elétrica do país, acaba de ampliar o número de mulheres na diretoria executiva da empresa – são três executivas, de um total de cinco, representando, portanto, 60% do quadro. Com isso, a companhia passa a ter a maior participação de mulheres em cargos de diretoria de todo o setor elétrico brasileiro. 

Recentemente, Carisa Cristal, que está na empresa desde 2012 e ocupava o cargo de Gerente de Gestão Contábil e Tributária, foi promovida a Diretora Executiva de Finanças e Relações com Investidores. “A ISA CTEEP é uma empresa que sempre valorizou os seus talentos internos e a diversidade de ideias, mas vejo que a companhia vem trilhando um caminho ainda mais sólido, ampliando as suas práticas de desenvolvimento social e ambiental. Meu desafio como CFO é viabilizar que a empresa siga crescendo e gerando valor sustentável”, diz. 

No ano passado, para completar o time, chegou à companhia Gabriela Desiré, a primeira mulher a liderar a área de operações da empresa, com uma equipe de cerca de mil profissionais, o que representa aproximadamente 70% do quadro de colaboradores da transmissora, além de Silvia Wada, como Diretora Executiva de Estratégia e Novos Negócios.  

“Não temos metas de diversidade e de equidade, porque trabalhamos para que isso seja natural e faça parte do nosso dia a dia. Nós acreditamos em uma cultura em que, independentemente de características pessoais, nossos colaboradores se sintam livres e estimulados a se expressar e que saibam que serão reconhecidos por suas entregas, capacidades e dedicação. Este foi o caso de todas as profissionais que estão ocupando os cargos de liderança”, explica Rui Chammas, Diretor Presidente da ISA CTEEP. 

As três executivas respondem diretamente ao CEO da empresa, além de a companhia contar com uma mulher no Conselho de Administração.  

 

 

Organograma da companhia  

 Em todo o Grupo ISA, ao qual a ISA CTEEP pertence, a representação feminina no corpo gerencial é de 29%, contra uma média de 18% em empresas da América Latina, segundo pesquisa realizada pela International Business Review em 2020. A companhia, há cinco anos, também promove a participação feminina em todos os conselhos de administração de suas subsidiárias. 

Diversidade 

No último ano, o Grupo ISA lançou o programa Outros Olhares, que direciona a estratégia de diversidade e inclusão da companhia, além de ampliar discussões e conscientização sobre o tema, por meio de quatro pilares: equidade de gênero; pessoa com deficiência; gerações, LGBT e multiculturalidade; e raça.  

 Fotos disponíveis aqui.  

 Sobre a ISA CTEEP 

Com uma equipe de cerca de 1.400 colaboradores, a ISA CTEEP está presente em 17 estados do Brasil, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 33% de toda energia elétrica transmitida no País e 94% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por mais de 20 mil quilômetros de linhas de transmissão e 140 subestações (ativos em operação e em construção). Privatizada em 2006, o principal acionista é o Grupo multilatino ISA, que detém 35,82% do capital total.  

Informações para a mídia   

CDI Comunicação  

Andresa de Oliveira – [email protected]  

(11) 3817-7919  

Márcia Avruch – [email protected] 

(11) 3819-7964  

Voltar