ISA CTEEP usa tecnologia QR Code para verificação em equipamentos elétricos

Pelo celular ou tablet, pode-se obter imagem em tempo real sobre o estado operacional dos equipamentos e o histórico de anomalias
 
São Paulo, 15 de julho de 2021 – Disposta a inovar em metodologias capazes de transformar a rotina de suas operações, a ISA CTEEP, maior transmissora privada de energia elétrica do país, desenvolveu uma ferramenta capaz de auxiliar as equipes técnicas em inspeções detalhada nos equipamentos instalados em subestações. Inicialmente, a tecnologia está sendo testada na Subestação Baixada Santista, da Regional Taubaté, que atende a Baixada Santista, Litoral Sul e o Vale do Paraíba, em São Paulo, e permite que mais de 200 verificações de manutenção em equipamentos elétricos sejam realizadas por mês com considerável ganho de produtividade e eficiência.

Por meio de um QR Code fixado nos equipamentos e com um aparelho leitor, informações sobre o estado operacional dos equipamentos são enviadas, em tempo real, para um sistema integrado de gestão. Com dados atualizados é possível emitir relatórios de manutenção planejada de todos os equipamentos. “A implementação dessa inovação trouxe ganhos significativos às inspeções. Ganhamos em processos mais ágeis, informações mais seguras, além de um banco de dados que, certamente, irá contribuir para novas iniciativas nas áreas operacional e de manutenção”, afirma Gabriela Desirê, diretora executiva de operações da ISA CTEEP.
  
 
Exemplo de equipamento com QR Code

Com acesso digital às informações, as equipes podem obter informações de equipamentos rapidamente, como manuais e guias de procedimentos, inclusive durante as ocorrências sistêmicas, agilizando o atendimento e buscando a normalização do sistema no menor tempo possível.

O projeto, batizado de ISANOM, iniciou em agosto de 2020, com o trabalho de pesquisa para verificar a disponibilidade de tecnologias e aplicativos gratuitos que permitissem a integração com o sistema de gestão da companhia, além da realização de testes, bem como da utilização simples e fácil nas rotinas das equipes técnicas. Para este ano, está prevista a expansão do projeto para outras subestações.
 
Sobre a ISA CTEEP
Com uma equipe de cerca de 1.400 colaboradores, a ISA CTEEP, que pertence ao grupo multilatino ISA, está presente em 17 estados do Brasil, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 33% de toda energia elétrica transmitida no País e 94% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por mais de 20 mil quilômetros de linhas de transmissão e 140 subestações (ativos em operação e em construção). Privatizada em 2006, o principal acionista é o Grupo multilatino ISA, que detém 35,82% do capital total.
 
 
Voltar