Busca  
Compartilhe Fale Conosco Imprimir Sua Opinião Downloads
English Español
relatório anual 2011

Sobre este Relatório


As diretrizes da Aneel, do Pacto
Global, da GRI e da Abrasca
orientam a elaboração do
Relatório Anual da CTEEP.

Colaboradores da CTEEP

Introdução

GRI 3.1, 3.2, 3.3, 3.4, 3.6, 3.7, 3.8, 3.9, 3.10, 3.11, 3.13, 4.12

Os indicadores considerados relevantes pelos grupos de interesse contribuem para a construção de um Relatório de Sustentabilidade cada vez mais consistente.

Pelo quarto ano consecutivo, a CTEEP segue as diretrizes da GRI (Global Reporting Initiative) para divulgar em seu Relatório Anual e de Sustentabilidade os resultados econômico-financeiros, operacionais e socioambientais da Companhia e de suas subsidiárias entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2011.

O nível de aplicação GRI deste Relatório é B e a meta da Companhia é chegar ao nível B+ nos próximos anos, em alinhamento com sua atitude de transparência com todos os seus públicos de interesse. A Empresa publica seus resultados anualmente e seu último relatório anual fez referência aos resultados de 2010, com publicação em 2011. O relatório também contempla o modelo recomendado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) para elaboração de relatório anual e de responsabilidade socioambiental do setor elétrico.

Desde 2010, a definição dos temas a serem abordados no Relatório considera a matriz de materialidade elaborada a partir da opinião dos grupos de interesse. Para a elaboração do relatório, também foram considerados os critérios da Abrasca (Associação Brasileira das Companhias Abertas) e as diretrizes do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, ao qual a CTEEP aderiu formalmente em 2011.

Auditados pela Ernst & Young Auditores Independentes S.S., os dados financeiros são apresentados em números consolidados e em reais, conforme a legislação societária vigente e os padrões contábeis da IFRS (International Financial Accounting Standards).

Sob a coordenação das áreas de Comunicação e Gestão Estratégica e a Diretoria Financeira e de Relações com Investidores, a elaboração do Relatório contou com a participação de profissionais de diversas áreas e níveis da Companhia. A validação dos dados teve a participação do Presidente, Diretores e Gerentes.

Os indicadores de desempenho apresentados neste documento referem-se a dados da CTEEP e suas regionais, não contemplando dados das subsidiárias e controladas, exceto quando indicado. As informações foram apuradas internamente, não sendo submetidas à verificação externa. Este relatório revisa dados publicados no documento de 2010.

Para mais esclarecimentos, estão à disposição os seguintes canais de relacionamento:

Matriz de Materialidade

GRI 3.5, 3.9, 4.14, 4.15, 4.16, 4.17

Este Relatório foi construído a partir dos temas identificados como prioritários pela Companhia e seus principais stakeholders. Desde 2010, a CTEEP adota a ferramenta Matriz de Materialidade para definir e elaborar o conteúdo do seu Relatório Anual e de Sustentabilidade. Essa ferramenta identifica opiniões da Companhia e de seus públicos de interesse em relação a temas classificados conforme o seu grau de relevância.

Para a construção da Matriz de Materialidade da CTEEP foram definidos inicialmente quatro grupos principais de stakeholders: clientes, fornecedores, colaboradores e acionistas. Este processo de engajamento deverá evoluir nos próximos anos, possibilitando o aprofundamento do engajamento com os grupos já selecionados e a inclusão de novos grupos de interesse.

O mapeamento dos temas considerados relevantes para cada grupo foi feito com base em um questionário de materialidade acessado pelos stakeholders em 2010 por meio de endereço eletrônico enviado por e-mail. O questionário, com nove perguntas, abordou aspectos sociais, econômicos, ambientais e de governança corporativa.

Face ao seu compromisso com a Matriz de Materialidade, a partir de 2010 a CTEEP iniciou o relato e monitoramento dos indicadores considerados como de altíssima relevância. Essa mensuração é uma forma de a Companhia demonstrar aos seus stakeholders os esforços realizados rumo a um relatório cada vez mais consistente. Há um indicador (EU17) considerado de altíssima relevância na matriz de materialidade que não será relatado em 2011. Esse indicador será monitorado pela Companhia a partir de 2012 devido à complexidade da coleta de tais dados.

A Matriz de Materialidade da CTEEP, apresentada a seguir, reúne os temas que serão abordados ao longo deste Relatório Anual e de Sustentabilidade 2011. No Anexo deste Relatório está o Índice Remissivo do GRI, com o rol de indicadores relatados total ou parcialmente.

Clique aqui para ver a Matriz de Materialidade