Em 2008, a CTEEP ampliou a abrangência do Sistema de Gestão Ambiental, com a certificação de 38 subestações pela norma ISO 14001.

Para continuar crescendo e expandindo suas operações preservando o princípio de minimizar o impacto ambiental nas áreas onde está instalada, a CTEEP desenvolveu e implementou em 2008 uma série de medidas com o objetivo de ampliar e reafirmar seu compromisso com a sustentabilidade ambiental das suas atividades.

Uma das principais iniciativas foi a ampliação da abrangência do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) com a certificação de 38 subestações pela norma ISO 14001 durante o ano de 2008.

Dessa forma, o total de subestações certificadas subiu para 58, elevando de 20% para quase 60% o percentual de instalações integradas ao SGA adotado pela Companhia. Além disso, por meio do SGA, a Companhia investe na disseminação de uma cultura de preservação ambiental entre seus colaboradores, que recebem treinamentos de conscientização, de conhecimento das normas e dos procedimentos do sistema.

A Companhia também deu continuidade ao atendimento dos compromissos assumidos no Termo de Ajustamento da Conduta Ambiental (TAC), firmado em 2002 com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que tem como objetivo a regularização ambiental dos ativos de transmissão anteriores a 1981 e os posteriores a essa data e que não possuam as respectivas Licenças Ambientais de Operação.

Em 2008, foram investidos R$ 171,7 mil em iniciativas para proteção ambiental como as auditorias do SGA, o programa de Educação Ambiental, entre outras. Para mitigar os impactos ambientais de suas instalações, a Companhia mantém em suas subestações 132 bacias coletoras, 128 caixas separadoras de água e óleo, além de 116 paredes corta fogo. GRI EN30 e EN26

A adoção de atitudes simples, que podem ser convertidas em benefício de todos também faz parte do posicionamento da CTEEP. Em 2008, foi realizado o plantio e o reflorestamento de mais de 290 hectares e 4.285 mudas nativas em diversas áreas como parques, institutos florestais e bairros.

Outra iniciativa realizada durante o ano foi o reaproveitamento, no processo de transmissão de energia, de dois milhões de litros de óleo mineral isolante utilizados nos transformadores de potência e reatores do seu sistema elétrico. A partir de uma nova tecnologia, foi criada uma unidade móvel regeneradora de óleo isolante, que possui controles totalmente automatizados e permitirá à CTEEP uma economia de R$ 2 milhões, além de contribuir com a preservação do meio ambiente.

A CTEEP apoia ainda o Projeto Cuca, um programa de educação ambiental realizado no Parque Estadual da Cantareira em parceria com a ONG Instituto Guatambú, que foi condicionado a partir da licença de instalação da linha de transmissão Guarulhos-Anhanguera. O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento e a aplicação de atividades para grupos de estudantes e a comunidade do entorno, dentro e fora da unidade de conservação.

Em 2008, a Companhia promoveu a retirada de 2.600 metros cúbicos de entulhos inertes existentes sob a LT Interlagos/Embu- Guaçu, com o envio a aterros credenciados, e o descarte de 17.532 lâmpadas fluorescentes, com a contratação de empresa de reciclagem especializada em descontaminação, em ambos os casos, de acordo com a legislação ambiental. GRI EN24

Peso de resíduos transportados, importados, exportados ou tratados considerados perigosos. GRI EN24

Resíduos Quantidade Unidade
Amianto 31 kg
Baterias Chumbo-ácido 32
Bateria Seca 132 kg
Óleo mineral 904 l
Sólidos contaminados com óleo, tinta e solventes 3.551,81 kg
Sucata de Cabos Elétricos 922,25 kg
Sucata Metálica 1.279,27 kg
Lâmpadas 1.227
Reatores de Lâmpadas Fluorescentes 96
Resíduos de produtos químicos diversos 85,13 kg
Espuma de Polipropileno 8,14 kg