Em 2008, a CTEEP deu início a um projeto pioneiro em redes de transmissão de energia elétrica, com a digitalização de subestações.

Em 2008, a CTEEP registrou desempenho operacional expressivo, fruto dos investimentos promovidos na ampliação e em melhorias realizadas em seu sistema de transmissão. Esse resultado é comprovado por um dos indicadores mais importantes para análise do desempenho das empresas do setor de transmissão de energia elétrica, que é a relação entre a Energia Não Suprida (ENES), de responsabilidade de cada empresa, e o correspondente valor total da energia suprida, que demonstra o nível de atendimento ao mercado.

A referência da Comissão de Integração Elétrica Regional (CIER), entidade que congrega empresas do setor elétrico da América Latina, para essa relação, é de aproximadamente 10-4 (um décimo de milésimo). No Brasil, essa meta é de 10-5 (um centésimo de milésimo), o que caracteriza um indicador dez vezes melhor que o referendado pela CIER. Os valores históricos da CTEEP encontram-se na faixa 1x 10-5, enquanto que no Sistema Interligado Nacional (SIN) esse indicador é de 4 x 10-5, o que demonstra a eficiência da prestação de serviços da Companhia.

Outro indicador dessa eficiência encontra-se no fato de que a CTEEP, sendo responsável pela transmissão de cerca de 30% da energia produzida no País, tem um valor histórico inferior a 10% de toda ENES verificada no SIN. Durante o ano, foram promovidas diversas atividades de Operação e Manutenção relacionadas à melhoria e confiabilidade do sistema.