A CTEEP conta com uma área de Auditoria Interna, que é responsável por aferir a qualidade do sistema de controles internos adotado pela Companhia.

A CTEEP adota práticas de gerenciamento de riscos para garantir o controle efetivo de suas operações. Esse processo, disseminado entre todas as empresas do Grupo ISA, é baseado em uma metodologia de Gestão Integral de Riscos (GIR). Na CTEEP, a implementação da GIR teve início em janeiro de 2008 e seguiu as diretrizes de implementação expostas na Política para Gestão Integral de Riscos, criada em dezembro de 2007.

O modelo, baseado na utilização da ferramenta Enterprise Risk Management (ERM), é capaz de integrar todas as informações da Companhia com o objetivo de identificar os riscos inerentes ao negócio e propor a adoção de um conjunto de ações em busca do gerenciamento dos riscos em todos os processos, num ciclo contínuo.

Durante o ano de 2008, o processo de implantação foi dividido em etapas:

  • definição dos principais riscos a que uma empresa do setor de transmissão de energia elétrica está exposta e os macroprocessos afetados;
  • avaliação dos riscos, com escalas de probabilidade e severidade sobre os recursos da Companhia;
  • definição de medidas administrativas e de mitigação de riscos, para definir o nível de impacto de cada risco.

Considerando esse conjunto de variáveis, foram identificados 21 fatores de riscos e cerca de 180 subcomponentes, que serão avaliados anualmente e atualizados em função da evolução do negócio.

Para garantir a aplicação da Gestão Integral de Riscos, foi criada uma Equipe de Gerenciamento Integral de Riscos, que atua como articuladora dos procedimentos e metodologias relacionados à gestão de riscos.

Aliado a isso, a CTEEP também conta com uma área de Auditoria Interna, que é responsável por aferir a qualidade do sistema de controles internos adotado pela Companhia, verificando a conformidade dos negócios e das atividades em relação às leis e regulamentos (regras externas) e às políticas e normas internas da Organização. GRI 1.2