Gestão

ESTRATÉGICA

A CTEEP adota uma estratégia focada na solidez dos aspectos financeiro, de eficiência e competitividade, e no crescimento do negócio.

A CTEEP possui um conjunto de elementos de direcionamento estratégico alinhados à ISA que permitem a adoção de um modelo integrado de atuação e conduta entre todas as empresas do Grupo. No início de 2007, o Grupo ISA definiu a MEGA (Meta Grande e Ambiciosa), com um desafio de crescimento audacioso: ”alcançar uma receita de US$ 3,5 bilhões até 2016 e estar entre os três primeiros transmissores de energia elétrica da América e o maior da América Latina”. Cerca de 80% do incremento esperado para o negócio de transmissão de energia será captado fora da Colômbia, sendo que o Brasil é considerado uma das plataformas para esse crescimento.

Em linha com as prioridades do Grupo, em 2008, a CTEEP desenvolveu um trabalho de definição de sua nova Visão, que deve contribuir para o sucesso da MEGA da ISA. Com o apoio de uma consultoria internacional, foram promovidas discussões estratégicas individuais e em grupo, com pessoas de dentro e de fora da Organização, que levaram em consideração dados de mercado, análises econômico-financeiras e estudos sobre o potencial de crescimento da infraestrutura linear do mercado brasileiro. Assim, ao final de 2008, foi apresentada a nova visão da Companhia: “Em 2016, a CTEEP será a principal empresa não estatal do setor de Transmissão de Energia do Brasil, com receita equivalente a R$ 3,5 bilhões, dos quais 25% originados em operações fora do Estado de São Paulo”.

Para garantir a implementação desse objetivo de longo prazo, a CTEEP adota uma estratégia focada na solidez dos aspectos financeiro, de eficiência e competitividade, e no crescimento do negócio, materializado por meio da otimização dos ativos existentes, da participação em leilões de novas linhas de transmissão e da avaliação constante das oportunidades de aquisição no mercado.

Em linha com o modelo de gestão estratégica do Grupo ISA, a Companhia conta com um conjunto de ações e ferramentas que contribuem para reforçar sua participação no mercado, como a modernização de sistemas, a inovação de processos e a expansão da capacidade de seu sistema de transmissão. O direcionamento estratégico da Companhia utiliza o Mapa Estratégico, concebido a partir da metodologia Balanced ScoreCard (BSC). Além de permitir o entendimento dos objetivos estratégicos e sua relação de causa e efeito, o BSC possibilita o acompanhamento equilibrado da evolução da estratégia, por meio de indicadores estratégicos agrupados em quatro perspectivas: Financeira, Clientes e Mercado, Produtividade e Eficiência, e Aprendizado e Desenvolvimento. Em 2008, foram desenvolvidas diversas iniciativas estratégicas, que serão destacadas ao longo deste relatório.

Para 2009, os principais direcionamentos estratégicos são:

  • Estreitar o relacionamento institucional com empresas e órgãos atuantes no setor elétrico brasileiro, bem como a agenda regulatória;
  • Fortalecer a estrutura financeira para viabilizar o patamar de crescimento previsto;
  • Preparar a organização e o talento humano para o crescimento, garantindo alinhamento de processos com o Grupo ISA;
  • Crescer com eficiência, confiabilidade, qualidade e mantendo o nível de serviços;
  • Criar e capturar oportunidades de crescimento em ampliações, reforços e novas concessões.