Desempenho Operacional

De acordo com dados da Empresa de Pesquisa Energética, em 2010 o consumo nacional de energia elétrica no Brasil cresceu 7,8% em relação a 2009, totalizando 419.016 GWh (gigawatts-hora).

Esse desempenho foi favorecido pelo cenário econômico positivo registrado no ano: as classes residencial e comercial mantiveram patamar elevado de crescimento, e o consumo industrial consolidou a recuperação iniciada no segundo semestre de 2009, após a crise de 2008. Ao mesmo tempo, a carga de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN) apresentou um crescimento anual de 8,3% em relação à carga verificada em 2009.

Com isso, o montante total de energia transportada pela CTEEP, responsável pela quase totalidade do suprimento de energia elétrica ao estado de São Paulo, foi de 141.127 GWh em 2010 – o que representa 33,7% de toda a energia consumida no país e um crescimento de 5,9% sobre o ano anterior.

O ano de 2010 também foi marcado por grandes eventos – como Plano Verão, Copa do Mundo, eleições e GP de Fórmula 1 –, que têm impacto direto no consumo de energia. Para garantir a confiabilidade do sistema nesses períodos, a CTEEP montou planos especiais de atendimento, com um contingente de profissionais mobilizados para atuar rapidamente em alguma ocorrência.

Diante dos sucessivos aumentos na demanda, o desafio em 2010 foi garantir a transmissão de energia com confiabilidade, uma vez que a receita da Companhia está diretamente associada à disponibilidade de seus principais ativos, linhas de transmissão e transformadores. Eventuais indisponibilidades desses ativos geram descontos em sua receita, por efeito da parcela variável (PV).

Em decorrência dos constantes avanços promovidos em modernização das instalações, treinamento, capacitação de colaboradores e aquisição de tecnologias inovadoras para a operação do sistema, a CTEEP conquistou resultados significativos.

Em julho de 2010, a ANEEL concedeu, pelo segundo ano consecutivo, bonificação à Companhia, em decorrência da alta disponibilidade de seus ativos. Em 2010, essa bonificação representou R$ 4,9 milhões à CTEEP, valor equivalente a 34% do total distribuído, por esse mesmo mecanismo, aos agentes de transmissão. Além disso, a Companhia aperfeiçoou os índices de disponibilidade de seus ativos, que ficaram acima das metas previstas para o ano: 99,97% em linhas de transmissão; 99,98% em reatores; e 99,95% em transformadores, além de ter registrado o seu melhor patamar no índice de energia não suprida (ENS).

Disponibilidade dos ativos


Durante o ano, a CTEEP deu continuidade às atividades de capacitação de sua equipe, com destaque para os treinamentos de operação em tempo real, realizados com a participação de empresas de geração e distribuição e o acompanhamento do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). Essa iniciativa, realizada no Simulador de Treinamento de Operadores de Sistema, tem se confirmado como importante recurso para capacitar os profissionais diante de situações reais no sistema, aprimorando o nível de respostas, particularmente em recomposições nos mais diversos tipos de distúrbios.

Com o mesmo objetivo, de manter sua equipe preparada, a CTEEP está realizando a recertificação dos operadores do Centro de Controle, em linha com as diretrizes estabelecidas pelo ONS. Durante o processo, estão sendo reavaliados os aspectos técnicos, físicos e psicológicos dos profissionais, bem como suas reações diante de grandes distúrbios no sistema. Apesar de não haver obrigatoriedade, as recertificações serão auditadas por uma consultoria externa, garantindo a efetividade do processo. Da mesma forma, estão sendo desenvolvidas certificações e recertificações dos técnicos e assistentes técnicos que atuam nas subestações da Companhia.

Outro aspecto fundamental da atuação operacional são as manutenções, fundamentais para garantir a eficiência e a qualidade da operação do sistema. Desde 2008, a CTEEP adota o conceito de manutenção centrada na confiabilidade (MCC), que permite a realização periódica de análises e checagens detalhadas no sistema. Em 2010, foram contabilizadas 1.680 manutenções nos principais equipamentos da Companhia (disjuntores, reatores, secionadores e transformadores).

O desempenho operacional da CTEEP em 2010 também foi marcado pela modernização dos ativos e pela adoção de tecnologias e controles do sistema elétrico, com destaque para:

  • Ampliação do projeto de digitalização para as subestações Mairiporã, Porto Ferreira e Jaguari, que receberam novos sistemas de proteção, medição, comandos, controles e supervisão, que propiciam uma operação mais confiável e segura.
  • Implantação do RTDS (Real Time Digital Simulator), que permitirá à CTEEP integrar um seleto grupo de empresas capazes de realizar simulações na rede elétrica com detalhamentos de milissegundos e possibilitará uma análise mais profunda da rede elétrica, bem como ajustes mais precisos e rápidos nos sistemas de controle e proteção.
  • Modernização de proteções, inclusão de proteções digitais e instalação de novos disjuntores, com melhor performance e tecnologia mais avançada, que proporcionarão maior confiabilidade ao sistema, bem como maior rapidez na análise de ocorrências.
Indicadores de Desempenho atestam a qualidade da prestação do serviço.