Sociedade [GRI SO1]

Em seu relacionamento com a sociedade, a CTEEP procura contribuir para o desenvolvimento sustentável e a inclusão social a partir da educação. Com foco nessas diretrizes, desenvolve projetos que são direcionados às comunidades afetadas por novos empreendimentos e/ou localizadas em regiões próximas às áreas de influência da Companhia. Em 2010,foram investidos mais de R$ 1.870.000,00 milhões na realização dessas iniciativas, que beneficiaram diretamente 3.990 pessoas ligadas ao projeto e indiretamente 18.692 pessoas.

Um dos destaques do ano foi o posicionamento adotado pela CTEEP em busca de um maior engajamento com as comunidades do entorno de suas linhas de transmissão. Em parceria com órgãos públicos, a Companhia trabalhou na conscientização da população que convive próxima às linhas de transmissão, atuando na revitalização de espaços e na criação de áreas de lazer e inibindo o descarte de entulhos no local, que trazem danos à própria população. [GRI EC8]

Gestão de riscos com a comunidade do entorno

A principal iniciativa promovida em 2010 com esse enfoque foi a revitalização da Praça São Joaquim, em Santa Bárbara D’Oeste (SP), que abrange três comunidades localizadas no entorno de regiões da faixa de servidão da CTEEP, onde anteriormente havia hortas comunitárias.

O projeto surgiu da necessidade apresentada pelos próprios moradores de contar com um local de lazer e evitar os constantes descartes de entulho. Em parceria com a prefeitura e as secretarias de Obras e Serviços e do Meio Ambiente do município, a CTEEP foi responsável pela construção de uma pista de caminhada e pela doação do gramado. À prefeitura couberam a plantação de mais de 15 mil mudas de flores e a permanente manutenção do espaço.

Com esse projeto, a CTEEP espera estimular entre a comunidade um sentimento de pertencimento sobre a área do entorno, onde estão instaladas suas linhas de transmissão, como também um maior entendimento sobre o negócio de transmissão de energia. Essa iniciativa também reforça uma das diretrizes de responsabilidade social empresarial da Companhia, que prevê a realização de ações orientadas ao desenvolvimento das comunidades do entorno. [GRI EC8]

As demais iniciativas apoiadas pela Empresa durante o ano foram:

Circuito Cultural Cinema na Escola

O projeto Circuito Cultural Cinema na Escola, realizado por meio dos incentivos da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, patrocinado pela CTEEP e promovido em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, foi criado com o objetivo de conscientizar crianças e jovens de escolas da rede pública de ensino localizadas em áreas próximas às linhas de transmissão de energia elétrica sobre os cuidados relacionados à rede elétrica.

Inserido como atividade complementar à grade curricular no Ensino Fundamental, o projeto estimula o conhecimento ao relacionar temas de desenvolvimento sustentável, responsabilidade social, educação e cultura com energia. Após lições variadas, os alunos são estimulados a criar suas próprias leituras sobre o tema, para a construção de histórias. Em seguida, os trabalhos são enviados à comissão julgadora para a seleção do melhor enredo, a ser transformado em roteiro para produção de um curta-metragem.

Em 2010, 60 escolas participaram do projeto, em seis cidades: São José dos Campos, Taubaté, Sumaré, Osasco, Embu Guaçu e São Paulo, com envolvimento direto de 3 mil alunos e 72 professores, de várias disciplinas. Ao todo, foram realizadas 300 sessões de oficinas (que somaram 900 horas), 60 saraus, seis peças teatrais, 60 exibições de curtas-metragens sendo seis curtas-metragens produzidos pelos próprios alunos participantes. O projeto terá continuidade em 2011.

Projetos Guri e Grupos Jovens Santa Marcelina

Os projetos Guri e Grupos Jovens formam um ciclo de formação musical que tem como principal objetivo promover a inclusão social de jovens a partir da música. O Guri é focado na iniciação musical, e o Grupos Jovens, na pré-profissionalização musical, mas ambos são desenvolvidos com o objetivo de proporcionar uma educação musical de qualidade, aliada a uma efetiva intervenção social para que transformações culturais e sociais sejam possíveis na vida de crianças e adolescentes.


Guri

A iniciativa faz parte de um ciclo de formação musical que oferece oportunidades de inclusão social para jovens de regiões carentes da cidade de São Paulo. A definição dos locais para instalação dos centros educacionais leva em consideração indicadores como o índice de vulnerabilidade juvenil da região, a exposição dos jovens à violência urbana, o nível educacional e a gravidez na adolescência.

Além da educação musical, o projeto conta com o apoio de assistentes sociais presentes em todos os pólos, encaminhamentos para redes sociais, oficinas temáticas, envolvimento direto com a comunidade local, reforço escolar na disciplina de português e capacitação para inclusão de deficientes.

Durante o ano, 160 pessoas foram abrangidas pelo programa, que promoveu a realização de 16 concertos pelos grupos infanto-juvenis (banda e coral). O projeto terá continuidade em 2011.

Grupos Jovens

O objetivo do projeto é promover o ensino da música para jovens carentes, inserindo-os no mundo artístico e contribuindo para a sua formação profissional. Quatro grupos musicais integram a iniciativa – Coral Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado, Orquestra Jovem Tom Jobim e Banda Sinfônica Jovem, que atende 3 mil alunos em cursos com duração de até nove anos. Graças ao patrocínio mantido pela CTEEP, em 2010, 243 bolsistas participantes do projeto receberam ajuda de custo e supervisão pedagógica no ensino musical. Durante o ano, foram realizadas 40 apresentações por todo o estado de São Paulo. O projeto terá continuidade em 2011.

Projeto Pomar

A CTEEP é uma das 23 empresas parceiras do projeto, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo. O objetivo dessa iniciativa é promover a recuperação ambiental e paisagística das margens do Rio Pinheiros, proporcionando capacitação profissional e desenvolvimento de atividades de educação ambiental.

Projeto Cuca

Desenvolvido pelo Parque Estadual da Cantareira, em parceria com a ONG Instituto Guatambú, o projeto Cuca foi condicionado à CTEEP durante a obtenção da licença de instalação da linha de transmissão Guarulhos-Anhanguera. [GRI 4.12]

O objetivo da iniciativa é promover o desenvolvimento e a aplicação de um projeto de educação ambiental, incluindo atividades para grupos de estudantes e para a comunidade do entorno, dentro e fora da unidade de conservação.

As principais atividades desenvolvidas envolvem a educação e a proteção da unidade de conservação, combatendo o despejo irregular de resíduo, a caça predatória de animais silvestres, incêndios, invasões e outras atividades predatórias. O projeto inclui também a realização de palestras sobre a unidade de conservação e seu entorno, cidadania, preservação da biodiversidade e importância das linhas de transmissão. Em 2010, atendeu 2.517 alunos de escolas da região do entorno do projeto e de demais regiões da cidade de São Paulo.

Ouros do Eldorado

Para promover e disseminar a cultura, a CTEEP patrocinou uma exposição inédita sobre arte indígena pré-hispânica colombiana, que trouxe peças do Museo Del Oro de Bogotá, Colômbia. Na mostra, foram apresentadas cerca de 280 peças de ouro, objetos de cerâmica e instrumentos utilizados na fabricação das artes, divididas em seis módulos: As pessoas douradas; Animais fabulosos; O homem animal; Abstração e natureza; O universo das formas; e A metalurgia e as sociedades pré-hispânicas.

A exposição, realizada de 29 de maio a 22 de agosto de 2010, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, contou com a visitação de mais de 92 mil pessoas, posicionando a mostra como uma das mais visitadas do ano.

Campanha de Queimadas

Conscientizar todos os públicos de interesse – usineiros, trabalhadores rurais, fazendeiros, sociedade e colaboradores- quanto à prática de queimadas irregulares em zonas de riscos, como as áreas próximas das torres de transmissão de energia. A partir desse objetivo principal, a CTEEP investiu mais de R$ 7,4 milhões em sua nona campanha de prevenção às queimadas.

Em 2009, os acidentes resultantes de queimadas, em comparação com os dois anos anteriores, foram reduzidos em 70%. Em 2010, os investimentos foram destinados para a realização de ações de conservação e respeito às faixas de servidão e para a conscientização da sociedade, a partir de anúncios em revistas, divulgação em rádios e outdoors, além da distribuição de cartilhas ilustrativas para adultos e crianças.

Para 2011, a CTEEP continuará promovendo ações de conservação e conscientização quanto aos riscos das queimadas, buscando minimizar cada vez mais o registro de grandes focos de incêndio no interior do estado de São Paulo.

Mais que energia, a CTEEP transmite desenvolvimento social.