Sobre o Relatório

Este é o Relatório Anual e de Sustentabilidade da CTEEP, que, pelo terceiro ano consecutivo, divulga seus resultados em linha com as diretrizes internacionais da GRI (Global Reporting Initiative). Um dos destaques de 2010 foi a evolução no nível de aplicação, que passou de C para B. Este relatório também segue as recomendações do modelo Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para elaboração de relatório anual de responsabilidade socioambiental das empresas de energia elétrica. [GRI 3.2, 3.3]

O relatório abrange resultados operacionais, econômico-financeiros, sociais e ambientais das operações mantidas no Brasil pela CTEEP, bem como de suas subsidiárias, relativas ao período de 1.º de janeiro de 2010 a 31 de dezembro de 2010. As informações financeiras são apresentadas com base em números consolidados e em reais, de acordo com a legislação societária vigente, e foram submetidas à auditoria externa da Ernst & Young Auditores Independentes S.S. Os dados operacionais, sociais e ambientais foram apurados internamente e não foram submetidos a verificação externa. Todas as comparações se referem ao mesmo período de 2009, exceto onde indicado de outra forma. [GRI 3.1, 3.6, 3.7, 3.8, 3.9, 3.10, 3.11, 3.13]

Além de contar com o envolvimento de colaboradores de diversas áreas e níveis da Companhia, o processo de desenvolvimento e definição do conteúdo deste relatório é coordenado pelas áreas de Comunicação e Gestão Estratégica e pela Diretoria Financeira e de Relações com Investidores. A validação final das informações envolve o presidente, diretores e gerentes. [GRI 3.5]

Transparência e comunicação com os nossos grupos de interesse.

Matriz de Materialidade [GRI 3.5]

Neste ano, a CTEEP deu um importante passo para reforçar o relacionamento com os seus stakeholders: o processo de definição do conteúdo deste relatório anual e de sustentabilidade foi construído a partir de uma ferramenta denominada matriz de materialidade.

A aplicação de uma matriz de materialidade consiste na identificação das opiniões sobre os assuntos considerados prioritários para os diversos públicos de interesse, de um lado, e para a Empresa, de outro.

O levantamento dessas informações foi feito por meio de um questionário, construído a partir das diretrizes da GRI e dos Princípios do Pacto Global das Nações Unidas, de forma a garantir que o engajamento ficasse totalmente alinhado ao processo de construção dos relatórios de sustentabilidade da CTEEP – que é orientado por esses preceitos desde 2008.

As perguntas do questionário de materialidade foram divididas em três aspectos principais: sociais, econômicos e ambientais, reforçando a importância do tripé de sustentabilidade. O questionário foi acessado a partir de um endereço eletrônico enviado por e-mail aos quatro grupos de stakeholders definidos – clientes, fornecedores, colaboradores e acionistas – e ficou disponível para resposta durante 45 dias.[GRI 4.14]

A expectativa é de que esse processo evolua nos próximos anos, possibilitando o aprofundamento do engajamento com os públicos já selecionados e a inclusão de novos grupos de interesse. [GRI 4.16]

Comprometida com os resultados da Matriz de Materialidade, em 2011 a CTEEP começará a relatar os indicadores PR1 e PR2, diretamente relacionados aos temas considerados muito relevantes. Ambos os indicadores não foram tratados em relatórios anteriores, mas o seu monitoramento já foi iniciado, para que, ao longo dos próximos anos, a Companhia possa aprimorar os seus resultados e mostrar aos stakeholders os esforços promovidos em busca de um relatório com conteúdo cada vez mais abrangente. [GRI PR1, PR2]

Os dados apresentados a seguir mostram o resultado final desse processo de engajamento, cujas informações são abordadas e estão apresentadas no decorrer deste relatório. [GRI 4.17]

stakeholders
1 2 3 4 5 6 7 8 9 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 38 39 40 41 42 43 44 45

Temas muito relevantes

Posição na MatrizTemaIndicador GRI relacionado
1Ser uma empresa sólida financeiramente e atrativa para investimentos.EC1/EC3/EC4/EC5
2Não admitir nenhum tipo de discriminação dentro da Empresa e em todas as relações com seus stakeholders.HR4
4Ter iniciativas em suas operações que visem à redução dos impactos ambientais.EN26
7Oferecer serviços de qualidade a todos os clientes na manutenção e conservação de suas linhas.PR1/PR2/PR8/PR9
8Oferta de benefícios aos colaboradores (como assistência médica, previdência privada, cesta de Natal, vale-refeição ou restaurante).EC3/LA3
9Realizar investimentos em infraestrutura de beneficio público, mensurando e acompanhando seus resultados.EC8
12Exigir a não utilização de mão de obra infantil por seus parceiros de negócio.HR6
15Promover iniciativas que tenham como objetivso o oferecimento de serviços com baixo consumo de energia e uso eficiente de água em suas operações Ex: redução e reúso da água.EN8/EN9/EN10
19Promover e desenvolver estudos que incentivem a utilização de combustíveis renováveis em substituição àqueles de origem fóssil em suas subestações e processo logístico, apoiando, dessa forma uma economia de baixo carbono.EN3
29Incentivar os fornecedores na adoção de boas práticas de sustentabilidade.EC6/HR2/PR1

Temas relevantes

Posição na MatrizTemaIndicador GRI relacionado
16Fortalecer e expandir programas para a comunidade.SO1/EC8/EC9
17Incentivar políticas ou práticas de compras de produtos de fornecedores brasileiros e/ou locais, tendo em vista o desenvolvimento local onde a CTEEP se encontra.EC6
28Exigir a não utilização de mão de obra forçada ou análoga à escrava por seus parceiros de negócio.HR7
34Ser uma empresa com projeção de futuro.Indicadores EC

Temas pouco relevantes

Posição na MatrizTemaIndicador GRI relacionado
3Garantir um ambiente de trabalho seguro e não prejudicial à saúde dos colaboradores.LA6/LA9
5Combater a corrupção em todas as relações nas quais a CTEEP está envolvida.SO2/SO4
6Ter políticas ou práticas de conscientização ambiental para seus diferentes públicos.Indicadores EN
11Oferecer treinamentos e capacitações internas aos colaboradores.LA10/LA12
13Realizar programas de análise de carreira e de gestão por competências tendo em vista o desempenho dos colaboradores.LA11
14Exigir procedimentos relativos à saúde e à segurança de seus fornecedores e terceiros, em todas as fases de seus serviços.PR1/PR2
18Incentivar e investir na capacitação dos colaboradores, oferecendo bolsas de estudos e/ou cursos complementares (por exemplo: curso de línguas estrangeiras e de pós-graduação).Indicadores LA
20Acompanhar e monitorar o impacto das operações sobre as comunidades do entorno.SO1 e EC8
21Mobilizar os colaboradores para a adoção de código de ética.4.8
22Ter política ou prática de descarte de materiais e destinação dos mesmos para reciclagem, para seus colaboradores e fornecedores.EN16/EN25
23Aperfeiçoar os mecanismos de comunicação, prestação de contas, equidade e responsabilidade corporativa presentes no padrão de governança da CTEEP.LA4/LA5
24Investir em seus processos, buscando atividades e soluções inovadoras.Indicadores PR
25Estender as certificações e especificações a todas as linhas de transmissão e subestações da CTEEP, como OSHSAS 18001 e ISO 14000.Indicadores PR
26Investir em iniciativas reconhecidas de cunho ambiental.Indicadores EN
27Investir em programas e formas de relacionamento com a comunidade.Indicadores SO
30Promover oportunidades e salário iguais para homens e mulheres.LA14
33Ser uma empresa líder em seu setor e com projeção internacional.Indicadores EC
36Ter política de utilização de materiais certificados e monitoramento dos materiais utilizados na operação.EN1
37Desenvolver estudos complementares, além da legislação vigente, sobre os impactos de linhas de transmissão em regiões florestais.EN12
38Desenvolver estudos relacionados aos impactos da produção agrícola nas faixas de servidão das linhas de transmissão da empresa.EN11/EN15
41Oferecer um canal aberto de contato que seja eficiente para ouvir as opiniões de seus públicos.PR5
43Facilitar e incentivar a comunicação entre os colaboradores e os diretores da empresa.LA4/LA5

Temas não relevantes

Posição na MatrizTemaIndicador GRI relacionado
31Investir em iniciativas reconhecidas de cunho social.Indicadores SO
32Incentivar e proporcionar programas de gestão de competências, tendo em vista a empregabilidade e/ou manutenção de renda dos funcionários em final de carreira.LA11
35Apoiar estudos que reduzam o ruído e os possíveis impactos dos campos eletromagnéticos das linhas de transmissão.Indicadores EN
39Incentivar a participação de colaboradores em comitês do alto órgão de governança, reforçando o diálogo e o engajamento e, assim, promovendo a transparência nas relações internas.4.1 e LA13
40Colaborar com os governos locais para trabalhar juntos pelo desenvolvimento da sociedade.SO5/SO6
42Trabalhar pelo constante aperfeiçoamento de seus meios de divulgação de informações econômicas, possibilitando fortalecer sua comunicação com os stakeholders.EC1
44Garantir e incentivar a liberdade de filiação dos colaboradores a sindicatos.HR5
45Garantir que contratos com os parceiros de negócio contenham cláusulas referentes a direitos humanos.HR1