2024
Pela primeira vez desde a renovação da nossa concessão, as nossas ações preferenciais (TRPL4) ingressaram na nova carteira do Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa). A seção é o principal índice da bolsa brasileira (B3), calculado com base no desempenho das ações das maiores empresas de capital aberto e, atualmente, reúne 84 companhias de 28 setores.
Ainda, pelo segundo ano consecutivo, estamos listados no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, que reconhece as empresas de capital aberto com as melhores práticas de sustentabilidade.

2023
Clique aqui e confira como foi 2023 para ISA CTEEP. 
 
Modernizamos a linha de transmissão Baixada Santista-Tijuco Preto, na Serra do Mar (SP)
Reconstruímos a linha de transmissão de 345 kV Baixada Santista-Tijuco Preto C3, na Serra do Mar, entre Santo André e Cubatão (SP). Nesta iniciativa, renovamos 9,6 km de linha de transmissão e reconstruímos 22 torres de transmissão, com a aplicação de estratégias inovadoras, como o uso intensivo de helicópteros para a execução da obra civil, da montagem e do lançamento dos cabos.
[Saiba mais sobre o empreendimento]

Fomos a grande vencedora do  segundo maior leilão da história do setor de transmissão brasileiro
Arrematamos os lotes 1 (Projeto Serra Dourada), 7 (Projeto Itatiaia) e 9 (Projeto Água Vermelha), que correspondem a cerca de 25% dos investimentos previstos pelo regulador no certame, construindo 2.160 quilômetros em linhas de transmissão e quatro subestações, além de executar a expansão de outra existente.Com esta conquista, ampliamos a nossa presença em Minas Gerais - produtor de um quinto da geração fotovoltaica brasileira -, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, transmitindo grandes montantes de energia de geração eólica e solar até os grandes centros de consumo das regiões Sul e Sudeste do País.
 
Lançamos a primeira subestação digital 4.0 do sistema de transmissão brasileiro          
Instalada na Subestação de Jaguariúna (SP) a iniciativa atende às novas demandas do setor elétrico para melhorar a integração das fontes renováveis, aumentar a resiliência da rede e acelerar a transição energética. É mais segurança e confiabilidade no atendimento à sociedade.
[Saiba mais sobre o empreendimento]
 
Conquistamos a certificação carbono neutro
A ISA, nossa controladora, obteve a certificação de carbono neutro do Instituto Colombiano de Normas Técnicas e Certificação (ICONTEC), nos escopos 1 e 2 (operação e manutenção de ativos, excluindo perdas técnicas1) para suas 11 empresas, incluindo a ISA CTEEP.
 
Ingressamos na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE)
Pela primeira vez, passamos a compor a carteira do ISE da B3, que reúne as empresas com as melhores práticas para a avaliação de riscos e oportunidades ESG (do inglês Meio Ambiente, Social e Governança).

2022
Início da  operação do primeiro projeto de armazenamento de energia
em baterias em larga escala do sistema de transmissão brasileiro
Entrou em operação o primeiro projeto de armazenamento de energia em baterias em larga escala do sistema de transmissão brasileiro, na Subestação de Registro (SP). A iniciativa beneficia aproximadamente 2 milhões de pessoas e tem importante papel como um laboratório setorial.
[Saiba mais sobre o projeto]

Concluímos a Interligação Elétrica Biguaçu, projeto único no país com linhas de transmissão aérea, submarina e subterrânea
O empreendimento, inédito no Brasil por ser o único a contemplar linhas de transmissão com trechos aéreo, submarino e subterrâneo, garante maior segurança e confiabilidade ao fornecimento de energia elétrica para a região metropolitana de Florianópolis.
[Veja como foi o processo de construção desse projeto]

2021
Lançamos      a Primeira Subestação Digital do Sistema Interligado Nacional (SIN), em Lorena (SP)    
Este é um marco no setor elétrico rumo ao conceito de Subestação 4.0, que envolve a aplicação de sistemas digitais com o uso de tecnologias, como “big data” e conexões em fibra óptica     .
[Saiba mais sobre o projeto pelo vídeo]
 
Aderimos ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção
A adesão reforça o nosso compromisso com a ética, ampliando a agenda ESG (do inglês Meio Ambiente, Social e Governança). Passamos a fazer parte também do Movimento Empresarial pela Integridade, Transparência e Combate à Corrupção do Instituto Ethos, referência no Brasil em integridade, direitos humanos, meio ambiente e gestão sustentável.
 
2019
Completamos 20 anos de existência
Com duas décadas, nossa companhia operava uma complexa rede de transmissão, por onde trafegavam 25% de toda energia elétrica produzida no Brasil, 60% da eletricidade consumida no Sudeste do País e quase 100% no Estado de São Paulo.
 
Anunciamos o primeiro projeto brasileiro do Conexão Jaguar
O Conexão Jaguar visa à conservação da biodiversidade; à mitigação das mudanças do clima por meio da implementação de projetos florestais em áreas prioritárias para proteção, recuperação e conexão do habitat e corredores da onça-pintada; e ao desenvolvimento das comunidades.
    
2018
Lançamos nosso novo propósito e a Estratégia ISA 2030: V.I.D.A.
Quatro dimensões sustentam nossa visão de crescimento com sustentabilidade no longo prazo: Verde, Inovação, Desenvolvimento e Articulação, gerando o acrônimo V.I.D.A.
 
2017
Lançamos a nova marca ISA CTEEP. 

2016
Aquisição do controle acionário da ISA CTEEP pela ISA completa dez anos
Em 2006, a ISA venceu o leilão de privatização da CTEEP, arrematando 50,10% das ações ordinárias de emissão da Companhia, passando a ser a nova controladora.

2012
Prorrogamos por mais 30 anos nosso principal contrato de concessão
Firmamos com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a prorrogação do principal contrato de concessão da Companhia, dando início a mais 30 anos de concessão em serviços de transmissão de energia no Estado de São Paulo.

2008
Entra em operação a linha de transmissão da Interligação Elétrica Madeira
Essa é a maior linha de transmissão de corrente contínua do Brasil, com mais de 2.300 quilômetros de extensão. O empreendimento faz parte do complexo hidrelétrico do Rio Madeira e seu sistema de transmissão foi concebido e implantado com tecnologia de Corrente Contínua, utilizado para transmitir grandes potências em longas distâncias. No Brasil, até então, essa tecnologia só havia sido aplicada na transmissão da energia produzida pela Usina de Itaipu.

 
2007
Arrematamos os lotes que interligam os Estados de Tocantins, Maranhão e Piauí.

ISA aumenta participação na ISA CTEEP
A participação da ISA salta para 89,4% das ações ordinárias e 37,5% do capital total da ISA CTEEP.
 
2006-1999
De CTEEP à ISA CTEEP
Em 2006, em leilão público promovido pelo governo paulista na Bolsa de Valores de São Paulo, fomos privatizados e a ISA passa a ter o nosso controle, com  50,1% das ações ordinárias (com direito a voto).

A CTEEP – Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista – foi constituída em 1999, quando passou a operar a atividade de transmissão de energia elétrica como concessionária de serviço público.
Em junho de 2001, incorporou a Empresa Paulista de Transmissão de Energia Elétrica S.A. (“EPTE”) e celebrou com a União o Contrato de Concessão para Transmissão de Energia Elétrica nº 059/01 (“Contrato de Concessão 059/01”), para fins da outorga de concessão do serviço público de transmissão de energia elétrica, com prazo até o ano de 2042.

Atualizado em 28 de março de 2024.