Gestão e Competitividade

Para alcançar sua Visão e os objetivos do negócio, a CTEEP adota um modelo de gestão estratégica integrado, com foco na utilização da metodologia Balanced ScoreCard (BSC), que, além de permitir o entendimento dos objetivos estratégicos e sua relação de causa e efeito, possibilita o acompanhamento equilibrado da evolução da estratégia, por meio de indicadores, metas e iniciativas estratégicas (IEs) agrupados em quatro perspectivas: Financeira; Clientes e Mercado; Produtividade e Eficiência; e Aprendizado e Desenvolvimento. [GRI 4.10]

Em seu quarto ano de aplicação, o conceito de Iniciativas iniciativas Estratégicas estratégicas está cada vez mais presente no dia a dia dos colaboradores e das áreas, em busca de um objetivo comum ao negócio. Das 42 iniciativas definidas para 2010, os destaques foram:

  • Lançamento do Código de Ética.
  • Preparação da Companhia para os impactos da revisão tarifária.
  • Avaliação de riscos financeiros.
  • Aperfeiçoamento do índice de satisfação de clientes.
  • Consolidação do projeto Projeto de Gestão do Conhecimento e Inovação.
  • Elaboração de planos de ação para a melhoria do clima.

O alto índice de cumprimento das iniciativas é decorrente da participação e do engajamento dos colaboradores com os resultados alcançados. Para reforçar esse posicionamento e buscar a excelência na gestão estratégica, em 2010 foram promovidas duas ações pontuais.

Todos os coordenadores e gerentes passaram por um treinamento em gestão estratégica, que buscou potencializar as competências e a criatividade desses profissionais, enfocando o pensar estratégico.

Outra ação desenvolvida foi a construção dos painéis de contribuição, em um processo participativo com todas as áreas da Empresa. Com isso, cada gerência passou a ter indicadores e metas específicos, em linha com objetivos macro do Mapa Estratégico Corporativo.

A introdução dos painéis é importante para que cada colaborador entenda de que maneira a sua atividade contribui para os resultados da Companhia. Além disso, essa iniciativa será fundamental para a construção do projeto de gestão por resultados, previsto para 2011.

P&D [GRI 4.11]

Com o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento – (P&D), a CTEEP promove a geração, a experimentação, a expansão e a gestão de conhecimento empresarial e setorial. Desde 2001, com a assinatura do contrato de concessão, já foram destinados, aproximadamente, R$ 30 milhões para o desenvolvimento de projetos, finalizados ou em andamento.

Como resultado, até o fim de 2010 foram concluídos 77 projetos e geradas quatro patentes, com a previsão de mais dois pedidos no ciclo 2006/2007. Além de uma produção científica significativa e participativa no setor de energia elétrica, esse desempenho é decorrência do esforço conjunto entre os colaboradores e renomados pesquisadores do país.

Investimentos em projetos de P&D (finalizados ou em andamento)

CicloR$ milhões
2001/20023,21
2002/20033,56
2003/20042,21
2004/20054,43
2005/20065,11
2006/20074,78
2007/20080,52
2008/20093,21
Submissão 20091,05
Submissão 20104,03
Total30,50

Cada vez mais focado na busca por soluções tecnológicas inovadoras, o programa de P&D iniciou em 2010 uma nova fase, para promover a integração do conhecimento e a inovação no setor elétrico. Na prática, isso significa que a CTEEP continuará atuando em parceria com meio acadêmico, centros de pesquisa e empresas do setor.

O destaque está no amadurecimento do Projeto de Gestão do Conhecimento e Inovação, que, no pilar Prospecção Tecnológica, promoveu, em dezembro de 2010, um painel de discussão que contou com a participação de cerca de 50 especialistas nacionais e internacionais para debate sobre as tendências do setor de transmissão e as oportunidades existentes para o desenvolvimento tecnológico da Companhia.

O encontro permitiu identificar o atual estágio tecnológico da CTEEP e definir o posicionamento estratégico futuro em relação à tecnologia. Para isso, especialistas da Empresa vão elaborar recomendações estratégicas, que incluem desde a capacitação em temas específicos para os colaboradores até a aquisição de novas tecnologias ou o seu desenvolvimento por meio de projetos de P&D. O resultado embasará as recomendações estratégicas para projetos de pesquisa & e desenvolvimento e para processos de inovação da Companhia.

A CTEEP também desenvolve iniciativas para promover a integração do setor de transmissão de energia, aprimorar a capacidade de monitorar estrategicamente as tecnologias mais promissoras e inovadoras, e adquirir e compartilhar conhecimentos, resultando no aprimoramento de competências e no aumento de eficiência no setor. Entre elas, destaca-se a coordenação de uma força-tarefa em P&D na Abrate (Associação Brasileira das Grandes Empresas de Transmissão de Energia Elétrica) para a estruturação de ações comuns em busca do fortalecimento do tema no setor.

Nossa estratégia é a excelência.